Notícias
17/11/2025 - Briefing CEMADEN - CENAD
BRIEFING CEMADEN - CENAD EM 17/11/2025 - 09H00
Resumo da previsão divulgada pelo CEMADEN ao CENAD durante os briefings diários realizados com Defesas Civis dos Estados e Municípios.
O texto é divulgado apenas quando existe algum potencial de risco de processos hidrológicos e/ou geodinâmicos.
CONDIÇÃO METEOROLÓGICA
Nesta segunda-feira (17/11) há condição para chuva localmente forte em grande parte do estado do MS, leste de SC e do PR, SP, sul de MG e RJ, devido ao deslocamento de uma frente fria. Nessas regiões as chuvas podem ter severidade associada, com rajadas de vento, descargas elétricas e queda ocasional de granizo, além de altos acumulados em curto espaço de tempo.
RISCO DE MOVIMENTOS DE MASSA
Para hoje (17/11) a atenção está concentrada para as Regiões Sul e Sudeste do país, com destaque para o leste de SC e do PR, SP, sul de MG e RJ onde há a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa, caso haja precipitação localmente forte que gere acumulados acima dos limiares críticos para deflagrar deslizamentos.
RISCO HIDROLÓGICO
Para hoje (17/11), a atenção se concentra no nordeste de SC (região de Joinville), leste do PR (região de Curitiba), SP (Vale do Ribeira) e no sul do MS devido ao deslocamento do sistema. Em função da presença de descargas elétricas, há possibilidade de ocorrência de pancadas localmente fortes e com maiores acumulados, com potencial para provocar enxurradas, alagamentos urbanos e/ou inundações bruscas de córregos urbanos.