Notícias
17/06/2025 - Briefing CEMADEN - CENAD
*BRIEFING CEMADEN - CENAD EM 17/06/2025 - 09H00*
Resumo da previsão divulgada pelo CEMADEN ao CENAD durante os briefings diários realizados com Defesas Civis dos Estados e Municípios.
O texto é divulgado apenas quando existe algum potencial de risco de processos hidrológicos e/ou geodinâmicos.
CONDIÇÃO METEOROLÓGICA
Para hoje (17/06), o monitoramento ficará voltado para o estado do Rio Grande do Sul, devido aos acumulados prévios de chuva na porção sul, central e oeste do estado e à previsão de continuidade da chuva para hoje até pelo menos quinta-feira (19/06). No dia de hoje, os maiores volumes de chuva estão previstos para a porção central e leste do estado gaúcho, englobando a região metropolitana de Porto Alegre, além de áreas serranas.
Na faixa leste do Nordeste do Brasil, há previsão de chuva fraca entre PE e BA, o que pode incrementar os acumulados já existentes.
RISCO DE MOVIMENTOS DE MASSA
Para esta terça-feira (17), a atenção está concentrada nas regiões Sul e Nordeste do país. No Sul, o destaque é para o estado do Rio Grande do Sul, especialmente as regiões de Santa Maria e da Serra Gaúcha. No momento, os acumulados já ultrapassam 150 mm em 24 horas em Santa Maria, e, segundo a previsão, há expectativa de que esses volumes aumentem ainda mais.
No Nordeste, o destaque é para o Recôncavo Baiano, especialmente Salvador, onde os acumulados nas últimas 24 horas já superam 120 mm.
RISCO HIDROLÓGICO
Para hoje, a atenção está concentrada no estado do RS, com destaque para os municípios e bacias da região centro-sul, para onde já existem alertas vigentes, devido à possibilidade de alagamentos e/ou enxurradas no caso de pancadas localmente fortes e de inundação nas principais bacias devido aos acumulados e à continuidade da chuva. No momento, apenas as bacias ao sul do estado estão em elevação (Ibirapuitã e Quaraí). Com o deslocamento da chuva para a região central, é possível que as bacias do Jacuí, Taquari e Caí apresentem elevações nos níveis hidrométricos. Destacamos ainda a Região Metropolitana de Porto Alegre, com previsão de acumulados elevados para amanhã.