Notícias
17/01/2025 - Briefing CEMADEN - CENAD
BRIEFING CEMADEN - CENAD EM 17/01/2025 - 09H00
Resumo da previsão divulgada pelo CEMADEN ao CENAD durante os briefings diários realizados com Defesas Civis dos Estados e Municípios.
O texto é divulgado apenas quando existe algum potencial de risco de processos hidrológicos e/ou geodinâmicos.
CONDIÇÃO METEOROLÓGICA
Nesta sexta-feira (16/01), o monitoramento ficará voltado para a Região Sul devido à previsão de continuidade de chuva, que pode ocorrer na forma de pancadas, na faixa leste de SC, principalmente no litoral norte, Baixo e Médio Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, assim como parte do litoral sul do estado. Essa condição atmosférica deve incrementar os acumulados das últimas 24/36 hs. Ainda na Região Sul, há previsão de chuva que pode seguir ocorrendo na forma de pancadas no norte, centro e leste do PR. Vale destacar a previsão de continuidade de chuva nos próximos dias para o leste de SC, especialmente no domingo onde a chuva pode ser mais expressiva.
Ao longo do dia de hoje, também há previsão de chuva, na forma de pancadas no interior e leste do estado de SP, no MT, leste do AM, norte e sul do PA, leste do AP, norte do MA, PI e CE.
RISCO DE MOVIMENTOS DE MASSA
Hoje, mantém-se a atenção para as Regiões Sul e Sudeste. Na Região Sul o destaque é MUITO ALTO para a faixa leste de SC, de Florianópolis até o litoral norte, incluindo o baixo e médio Vale do Itajaí. Os acumulados são muito altos no momento, superiores a 200/300 nas últimas 24h em diversos municípios da Grande Florianópolis e baixo vale do Itajaí. Os alertas estão em níveis elevados e são esperadas ocorrências nestas regiões, além das já registradas. Cabe ressaltar que a previsão meteorológica indica continuidade das chuvas nos próximos dias. Atenção a faixa leste do PR no decorrer do dia, conforme aponta a previsão.
Na Região Sudeste o destaque é para a previsão de pancadas, conforme aponta a previsão, desta forma não se descarta a abertura de alertas pontuais.
RISCO HIDROLÓGICO
Para hoje, o monitoramento se concentra nas Regiões Sul e Sudeste, devido à previsão de continuidade da chuva, com possibilidade de pancadas mais intensas, contribuindo para o agravamento da situação hidrológica já instalada em SC e podendo deflagrar eventos hidrológicos em SP. Os níveis hidrométricos em SC estão dentro da normalidade, embora tenham se elevado com a chuva. Alguns alertas de SC foram atualizados para nível ALTO e outros podem ser abertos ao longo do dia, principalmente na faixa leste.
Atenção também para as Regiões Norte e Centro-Oeste, nos estados do PA, AM e MT, onde podem ser abertos alertas de alagamento devido a pancadas localmente fortes.
A Bacia do Rio São Francisco está com os níveis muito altos no médio curso e segue em elevação. Os alertas de Januária e de São Francisco foram elevados para nível ALTO. Há possibilidade de abertura de novos alertas à jusante.
A Bacia do Rio Doce se mantém em vazante, devendo normalizar nos próximos dias.