Notícias
16/12/2025 - Briefing CEMADEN - CENAD
*BRIEFING CEMADEN - CENAD EM 16/12/2025 - 09H00*
Resumo da previsão divulgada pelo CEMADEN ao CENAD durante os briefings diários realizados com Defesas Civis dos Estados e Municípios.
O texto é divulgado apenas quando existe algum potencial de risco de processos hidrológicos e/ou geodinâmicos.
*CONDIÇÃO METEOROLÓGICA*
Nesta terça-feira (16/12), a previsão indica pancadas de chuva, possivelmente acompanhadas de severidade, no MT, MS, leste de SC e do PR, centro-leste de SP (RMSP, RM de Campinas, Vale do Paraíba, Baixada Santista, litoral), MG (sul, RMBH e Zona da Mata) e RJ (região serrana). A chuva poderá ser intensa de forma localizada, causando acumulados significativos.
*RISCO DE MOVIMENTOS DE MASSA*
Para hoje (16/12), o monitoramento permanece concentrado na Região Sudeste, com destaque para os estados de SP (RM, RM de Campinas, Baixada Santista e Vale do Paraíba), RJ (principalmente Região Serrana) e MG (RMBH e Zona da Mata). A previsão meteorológica indica possibilidade de continuidade das chuvas, que podem gerar novos acumulados ao longo do dia. Esse cenário associado aos acumulados prévios pode ocasionar deslizamentos pontuais em taludes de estradas e em áreas vulneráveis dos municípios onde os volumes de chuva forem mais expressivos.
*RISCO HIDROLÓGICO*
Para hoje (16/12), a atenção fica voltada para a faixa leste do estado de São Paulo, com destaque para a região metropolitana de São Paulo e Vale do Paraíba, para a região metropolitana de Belo Horizonte e Juiz de Fora em Minas Gerais, Região Serrana do Rio de Janeiro, para as capitais Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT), onde a atuação de áreas de instabilidade podem gerar pancadas de chuva fortes e localizadas, com potencial para causar eventos de enxurradas e alagamentos, principalmente nas áreas urbanas.