Notícias
15/05/2025 - Briefing CEMADEN - CENAD
*BRIEFING CEMADEN - CENAD EM 15/05/2025 - 09H00*
Resumo da previsão divulgada pelo CEMADEN ao CENAD durante os briefings diários realizados com Defesas Civis dos Estados e Municípios.
O texto é divulgado apenas quando existe algum potencial de risco de processos hidrológicos e/ou geodinâmicos.
*CONDIÇÃO METEOROLÓGICA*
No dia de hoje (15/05) há previsão de chuva ao longo do dia, com volume significativo, no leste do Nordeste, com destaque para os estados de PE, PB e RN, onde já foram observados nas últimas 24h acumulados de precipitação superiores a 100 mm em algumas localidades de PE. No litoral da BA há previsão de chuvas isoladas, porém com acumulados mais baixos.
Permanece a condição de pancadas de chuva na Região Norte e para o norte do MA.
Para os próximos dias a atenção deverá permanecer para o leste do Nordeste, entre AL e o RN.
*RISCO DE MOVIMENTOS DE MASSA*
Para hoje, o destaque é para a porção leste da Região Nordeste, com destaque à Região Metropolitana de Recife e de João Pessoa. Nas últimas 24h foram observados acumulados de chuva de até 140mm, o que representa um condicionante favorável à ocorrência de deslizamentos de terra. A previsão de chuva para o dia de hoje e também nos próximos dias indicam que há risco alto associado a deslizamentos de terra, de modo que os alertas abertos devem permanecer vigentes até o final de semana, com possibilidade de aumento de seus níveis conforme houver mais evidências sobre a localização, intensidade e volume das chuvas.
A região do Recôncavo Baiano ainda permanece em atenção, devido aos acumulados observados na última semana, associado ao elevado acumulado nos últimos 30 dias, que elevaram consideravelmente a umidade do solo, favorecendo as condições para deflagração deslizamentos de terra. Como ainda há previsão de chuva fraca/moderada para os próximos dias, não se descarta abertura e atualização de alertas para os municípios dessa região.
*RISCO HIDROLÓGICO*
Para hoje, a atenção se concentra no leste da Região Nordeste, principalmente na faixa entre RN e PE, e também no litoral da BA, onde a previsão de chuva, aliada ao coeficiente de marés médio, pode desencadear eventos pontualmente significativos, como enxurradas e alagamentos, além de inundação em pequenas bacias. Diante desse cenário, não se descarta a abertura/atualização dos alertas hidrológicos.
Com relação às médias e grandes bacias, segue o processo de cheia na Bacia do Rio Amazonas, com atenção neste momento para o alto e médio Solimões, com níveis elevados e alertas vigentes.