Notícias
12/12/2025 - Briefing CEMADEN - CENAD
*BRIEFING CEMADEN - CENAD EM 12/12/2025 - 09H00*
Resumo da previsão divulgada pelo CEMADEN ao CENAD durante os briefings diários realizados com Defesas Civis dos Estados e Municípios.
O texto é divulgado apenas quando existe algum potencial de risco de processos hidrológicos e/ou geodinâmicos.
*CONDIÇÃO METEOROLÓGICA*
Nesta sexta-feira (12/12) há previsão de pancadas de chuva volumosas, que podem vir acompanhadas de rajadas de vento, descargas atmosféricas e queda ocasional de granizo, no centro-oeste do PR e de SC, sul do MS e oeste de SP. Atenção principalmente ao oeste de SC e do PR, onde há condições para acumulados que podem superar os 100mm nas próximas 24h.
Para o restante do país são esperadas pancadas localizadas na faixa norte, com destaque a região de divisa entre os estados do MA, TO e PA, onde alguns municípios já tem registro de altos acumulados.
*RISCO DE MOVIMENTOS DE MASSA*
Para hoje (12/12), o monitoramento fica focado principalmente nas regiões Sul e Sudeste, com destaque para o oeste de SC, PR e oeste de SP. A previsão meteorológica indica possibilidade de acumulados altos e pancadas fortes e localizadas. Portanto, devido a esse cenário, há probabilidade de deslizamentos pontuais em taludes de estradas e em áreas vulneráveis nos municípios onde os volumes de chuva forem mais expressivos.
*RISCO HIDROLÓGICO*
Para hoje (12/12), a atenção fica voltada para a atuação de áreas de instabilidade nas regiões Oeste dos estados do Paraná, São Paulo e Santa Catarina, e para o Sul do Maranhão, com possibilidade de acumulados altos e pancadas fortes e localizadas, com potencial para causar eventos enxurradas e alagamentos, principalmente nas áreas urbanas.