Notícias
12/10/2026 - Briefing CEMADEN - CENAD
BRIEFING CEMADEN – CENAD EM 12/10/2026 – 09h00
Resumo da previsão divulgada pelo CEMADEN ao CENAD durante os briefings diários realizados com as Defesas Civis dos estados e municípios. O texto é divulgado quando há criticidade no potencial de risco de processos hidrológicos e/ou geodinâmicos.
CONDIÇÃO METEOROLÓGICA
Nesta segunda-feira (12/10), a previsão meteorológica indica continuidade de chuva na Região Sul do país, com possibilidade de novas pancadas acompanhadas de raios e altos acumulados no oeste de SC e grande parte do PR. No RS, além das demais áreas do estado de SC, não se descartam pancadas de chuva localmente fortes no decorrer do dia. No Sudeste e Centro-Oeste há condições para pancadas de chuva principalmente no período da tarde, com altos acumulados em curto espaço de tempo, com destaque ao MS, SP, centro-sul de MG e zona da mata mineira, além do centro-sul do RJ.
RISCO DE MOVIMENTOS DE MASSA
Para hoje (12/10), a atenção continua para as Regiões Sul e Sudeste: oeste e centro do PR e SC, devido ao altos acumulados e continuidade das chuvas; Zona da Mata mineira, leste de SP e RJ, devido à condição de pancadas, principalmente no período da tarde, somadas aos acumulados prévios, com possibilidade de ocorrerem deslizamentos pontuais e induzidos, em áreas urbanas e cortes de rodovias.
RISCO HIDROLÓGICO
Para hoje (12/10), o destaque hidrológico permanece na Região Sul, especificamente na Bacia do Uruguai, devido aos elevados níveis hidrométricos à na parte alta da bacia (no município de Otacílio Costa/SC) e na parte baixa da bacia (em São Borja, Itaqui e Uruguaiana/RS). Considerando os acumulados prévios e a previsão meteorológica de continuidade de ocorrência de chuva sobre a área de contribuição, é esperado que a bacia se mantenha nessa condição, com possibilidade de incremento nos níveis observados. Ainda na Região Sul, mantemos a atenção para os estados do PR e de SC, onde também são observados acumulados prévios e onde também há previsão de chuva, na forma de pancadas, que podem contribuir para elevação de córregos e rios de pequeno porte, além de eventos de alagamentos e enxurradas. Destaca-se ainda na Região Sudeste, os estados de SP (Região Metropolitana de SP, RM de Campinas e Vale do Paraíba), MG (sul de Minas e Zona da Mata e Região Metropolitana de BH) e RJ, devido à possibilidade de pancadas de chuva que podem ser localmente fortes e resultar em eventos de alagamentos, enxurradas e/ou inundações urbanas em áreas mais suscetíveis.
ACESSE OS PRODUTOS E CANAIS DO CEMADEN:
Painel de alertas em tempo real: https://painelalertas.cemaden.gov.br
Briefing Cemaden - Cenad: https://www.gov.br/cemaden/pt-br/assuntos/briefing-cemaden-cenad
Previsão de Riscos Geo-Hidrológicos: https://www.gov.br/cemaden/pt-br/assuntos/riscos-geo-hidrologicos/
Georisk - Índice de risco de deslizamento de terra: https://georisk.cemaden.gov.br/
REINDESC - Registro de Eventos de Inundações e Deslizamentos do CEMADEN: https://reindesc.cemaden.gov.br/
Alerta Secas: https://alertasecas.cemaden.gov.br/
Formulário de Ocorrências Online: https://ocorrencias.cemaden.gov.br/
Fala DC - Atendimento das Defesas Civis: https://faladc.cemaden.gov.br/