Notícias
09/01/2025 - Briefing CEMADEN - CENAD
BRIEFING CEMADEN - CENAD EM 09/01/2025 - 09H00
Resumo da previsão divulgada pelo CEMADEN ao CENAD durante os briefings diários realizados com Defesas Civis dos Estados e Municípios.
O texto é divulgado apenas quando existe algum potencial de risco de processos hidrológicos e/ou geodinâmicos.
CONDIÇÃO METEOROLÓGICA
Nesta quinta-feira (09/01), a previsão é de continuidade de chuva que pode ocorrer na forma de pancadas no centro-norte do país, com destaque para RO, AM, PA, TO, MA, PI, MT, GO, norte e centro-leste de MG, grande parte do ES e sul da BA, incrementando os acumulados prévios dos últimos dias. No leste de SC, PR, porção sul e litoral de SP, assim como no litoral do RJ, há previsão de chuva fraca e pancadas isoladas, o que tende a aumentar os acumulados já existentes.
Nos próximos dias, a condição de tempo deve permanecer com pancadas de chuva e incrementos dos acumulados já existentes entre as Regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste do país. Há uma tendência do avanço das áreas de instabilidade para o estado da BA, causando chuvas principalmente no centro-sul do estado e na região metropolitana de Salvador. Os modelos de previsão de tempo indicam também a possibilidade dessas instabilidades alcançarem também os estados de AL e do SE. Atualizaremos as informações conforme as novas rodadas dos modelos.
RISCO DE MOVIMENTOS DE MASSA
Hoje, a atenção permanece voltada principalmente para a Região Sudeste. Os maiores destaques continuam sendo a Grande Vitória, a Serra Capixaba, a Zona da Mata Mineira e o Vale do Rio Doce, áreas que registraram acumulados significativos de chuva nas últimas 72 horas e onde ainda são esperados os maiores volumes, conforme aponta a previsão. Além disso, não se descarta a emissão de alertas ou atualizações para o litoral de São Paulo, a Costa Verde e a região serrana do Rio de Janeiro. Diante desse cenário, a combinação de pancadas localmente fortes com os acumulados prévios aumenta o risco de ocorrência de deslizamentos pontuais ou esparsos.
RISCO HIDROLÓGICO
O monitoramento hoje permanece com atenção ao litoral das Regiões Sul e Sudeste, desde SC até o RJ, devido à possibilidade de eventos pontuais de enxurradas, alagamentos e/ou inundação de pequenos córregos, em função da previsão de pancadas de chuva nas áreas mencionadas pela meteorologia.
Mantemos atenção especial a todo o Estado de MG e do ES, com destaque para a Bacia do Rio Doce, onde são previstos os maiores acumulados, com potencial para elevação dos níveis hidrométricos dos rios tributários, impactando o nível do Rio Doce, que já se encontra com níveis elevados, principalmente na parte baixa da bacia, a partir de Governador Valadares e especialmente em Linhares.
Atenção ainda para o Estado da BA, onde há previsão de início de chuva significativa no litoral sul baiano até o Recôncavo, com possibilidade de abertura antecipada de alertas.