Notícias
08/12/2025 - Briefing CEMADEN - CENAD
*BRIEFING CEMADEN - CENAD EM 08/12/2025 - 09H00*
Resumo da previsão divulgada pelo CEMADEN ao CENAD durante os briefings diários realizados com Defesas Civis dos Estados e Municípios.
O texto é divulgado apenas quando existe algum potencial de risco de processos hidrológicos e/ou geodinâmicos.
*CONDIÇÃO METEOROLÓGICA*
Nesta segunda-feira (08/12), o avanço e a atuação de áreas de instabilidade na região Sul ocasionarão pancadas de chuva, que poderão ser intensas localmente, acompanhadas de fortes rajadas de vento, descargas atmosféricas e provável queda de granizo no centro-oeste do RS, SC e PR. Há previsão de que o sistema avance pelos estados do Sul nas próximas 48-72 horas, o que poderá incrementar de forma significativa os volumes de chuva observados, principalmente no estado do RS. Também há possibilidade de pancadas localizadas no MS, GO, PA, TO, MG e SP.
*RISCO DE MOVIMENTOS DE MASSA*
Para hoje (08/12), o monitoramento continua focado nas regiões Norte, destacando os estados do Amazonas e Pará, e Centro-Oeste, destacando o Distrito Federal e o estado de Goiás. O cenário ainda deve persistir até amanhã, conforme aponta a previsão, sustentando a alta probabilidade de abertura de alerta. Há risco de deslizamentos pontuais em taludes de estradas e áreas vulneráveis nos municípios onde os volumes de chuva forem mais expressivos. Para a região Sul, o destaque de hoje é o monitoramento para o centro-oeste do RS, com destaque para Santa Maria, não descartando a possibilidade de abertura de alerta.
*RISCO HIDROLÓGICO*
Para hoje (08/12), a atenção fica voltada para as regiões centro e norte, onde permanece a possibilidade de eventos de chuvas pontuais com possibilidade de causar enxurradas e alagamentos em municípios susceptíveis, com áreas de baixadas ou com problemas de drenagem urbana. Nestas regiões, fica a atenção especial para Manaus/AM e arredores, e também para Goiânia/GO e Brasília/DF.
Além disso, destaca-se também a atuação de áreas de instabilidade na região sul e sudeste, com potencial para causar eventos pontuais de enxurradas e alagamentos. Destaca-se a atenção para o dia de hoje, na fronteira oeste do RS, e a partir da noite de hoje, atenção para os estados de SC e PR.