Notícias
08/11/2025 - Briefing CEMADEN - CENAD
*BRIEFING CEMADEN - CENAD EM 08/11/2025 - 09H00*
Resumo da previsão divulgada pelo CEMADEN ao CENAD durante os briefings diários realizados com Defesas Civis dos Estados e Municípios.
O texto é divulgado apenas quando existe algum potencial de risco de processos hidrológicos e/ou geodinâmicos.
*CONDIÇÃO METEOROLÓGICA*
Neste sábado (08/11) há previsão de pancadas de chuva associadas a severidade na Região Sudeste do Brasil, principalmente entre SP, MG, RJ e centro-sul do ES, com destaque para a faixa litorânea de SP, Vale do Paraíba, região metropolitana da capital paulista e de Campinas, litoral e serra fluminense, centro-sul de MG e região metropolitana de Belo Horizonte.
Na Região Sul, após os intensos temporais de ontem (07/11) ainda há previsão de chuva no norte do PR mas com baixa possibilidade de acumulados elevados.
No Centro-Oeste, há previsão de pancadas de chuva ao longo do dia de hoje em todos os estados da Região.
Para amanhã (09/11) , as áreas de instabilidade tendem a avançar e causar chuva na forma de pancadas no centro-norte de MG e do RJ, no ES até o sul da BA.
*RISCO DE MOVIMENTOS DE MASSA*
Para hoje (08/11), mantém-se a atenção para a Região Sul, com destaque para os municípios do centro-leste e nordeste (com acumulados acima de 100mm / 24h) do estado do Rio Grande do Sul e para os municípios do litoral leste ao sul de Santa Catarina. O monitoramento estará também concentrado na Região Sudeste, onde há previsão de acumulados em SP, MG e RJ que podem favorecer a deflagração de deslizamentos pontuais e deslizamentos induzidos, além de quedas de barreiras em estradas e rodovias.
*RISCO HIDROLÓGICO*
Para hoje (08/11), a atenção se concentra na Região Sudeste, e no RS, MT e DF.
No RS, a situação está tranquila, porém acompanhamos o processo de normalização e vazante dos níveis hidrométricos nas bacias dos Rios Taquari-Antas e Caí.
Na Região Sudeste, manteremos atenção ao deslocamento da chuva e à possibilidade de pancadas locais com potencial para desencadear alagamentos e enxurradas, com destaque para a região de Campinas, ao sul de Minas e RMRJ.
No MT e no DF, há previsão de tempestade à tarde, que podem desencadear alagamentos urbanos e enxurradas em Cuiabá e em Brasília.