Notícias
06/01/2025 - Briefing CEMADEN - CENAD
*BRIEFING CEMADEN - CENAD EM 06/01/2025 - 09H00*
Resumo da previsão divulgada pelo CEMADEN ao CENAD durante os briefings diários realizados com Defesas Civis dos Estados e Municípios.
O texto é divulgado apenas quando existe algum potencial de risco de processos hidrológicos e/ou geodinâmicos.
*CONDIÇÃO METEOROLÓGICA*
Nesta segunda-feira (06/01), a previsão meteorológica indica pancadas de chuva (típicas do verão), principalmente no período da tarde/noite, em Minas Gerais (nordeste, Zona da Mata Mineira, Campos das Vertentes e Região Metropolitana de Belo Horizonte), no Espírito Santo, no Rio de Janeiro e leste de São Paulo. Também há previsão de pancadas localizadas, podendo ser de forte intensidade, nos estados da Região Norte e Centro-Oeste. Nos próximos dias a condição de tempo deve permanecer com pancadas de chuva entre o norte do ES, nordeste de MG até a Região Norte. A partir do dia 09/01, há uma tendência que as chuvas atinjam a faixa entre o sul da BA e a região Metropolitana de Salvador. Devido ao prazo da previsão numérica de tempo essa condição será atualizada nos próximos dias.
*RISCO DE MOVIMENTOS DE MASSA*
Hoje a atenção segue principalmente para ES, MG, RJ e SP, com possibilidade de chuva na forma de pancadas. Neste contexto, destacam-se as regiões da Zona da Mata, Vale do Rio Doce e RMBH, sul do ES, Baixada Santista e Litoral Norte de SP, onde temos os maiores acumulados de chuva registrados. Atenção também para Manaus (AM). Em todas essas localidades, devido à possibilidade de pancadas localmente fortes associadas aos acumulados prévios, favorecendo a ocorrência de deslizamentos induzidos.
*RISCO HIDROLÓGICO*
Para hoje, a atenção segue na região sudeste com possibilidade de eventos pontuais de enxurradas e alagamentos, com especial atenção ao sul do ES, regiões metropolitanas de MG, SP, RJ e AM (Manaus). Atenção também para a região serrana e baixada fluminense do RJ.
A partir do dia 09/01, destaca-se a possibilidade de abertura de alertas para eventos hidrológicos em toda a região sul da BA, especialmente o litoral baiano e também a RM de Salvador.