Notícias
05/01/2026 - Briefing CEMADEN - CENAD
BRIEFING CEMADEN – CENAD EM 05/01/2026 – 09h00
Resumo da previsão divulgada pelo CEMADEN ao CENAD durante os briefings diários realizados com as Defesas Civis dos estados e municípios.
O texto é divulgado apenas quando há potencial de risco de processos hidrológicos e/ou geodinâmicos.
CONDIÇÃO METEOROLÓGICA
Para hoje (05/01), devido à atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), há condições para chuva forte e acumulados elevados entre o norte do RJ, ES e MG. Nessas áreas, alguns municípios já registraram acumulados expressivos nas últimas 48 horas, o que pode elevar o risco de eventos geo-hidrológicos.
Ainda associadas a esse sistema, podem ocorrer pancadas de chuva fortes e volumosas no sul e oeste da BA, GO, DF, TO, MT, PA, AM e AC.
No litoral de SP e RJ, ainda há condições para chuva fraca ao longo do dia, porém os acumulados previstos são baixos.
A ZCAS deve atuar nas regiões descritas até, pelo menos, amanhã (06/01).
RISCO DE MOVIMENTOS DE MASSA
Para hoje (05/01), devido aos acumulados prévios e à previsão meteorológica, a atenção permanece concentrada na Região Sudeste. No momento, o foco principal está na Região Metropolitana de Belo Horizonte e na Zona da Mata Mineira, com destaque para a região de Muriaé, onde se registram os maiores acumulados, além de todo o estado do ES, com destaque para a Grande Vitória e a região serrana capixaba.
Diante desse cenário, é alta a probabilidade de ocorrência de deslizamentos pontuais e induzidos, bem como de quedas de barreiras em estradas e rodovias.
RISCO HIDROLÓGICO
Para hoje (05/01), a atenção concentra-se na porção central do estado de MG, incluindo a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), no norte do estado do RJ e em todo o estado do ES, devido às instabilidades associadas à ZCAS, que permanece atuando sobre a região.
Em caso de pancadas de chuva localmente fortes, há possibilidade de alagamentos e enxurradas. Os acumulados elevados, associados à persistência da chuva, contribuem para a elevação dos níveis dos rios e para a ocorrência de possíveis inundações.
Mantém-se a atenção para as bacias dos rios Itabapoana e Itapemirim, no sul do ES, que apresentam elevação dos níveis e previsão de inundação para amanhã (06/01), conforme o modelo MHD-INPE. Há alertas vigentes em ambas as bacias, os quais podem ser atualizados ou novos alertas podem ser emitidos.
A tendência para amanhã (terça-feira, 06/01) é de concentração das chuvas no norte dos estados de MG e do ES, podendo ocasionar eventos hidrológicos pontuais em caso de pancadas localmente fortes, além de um aumento esperado nos níveis hidrométricos nas bacias citadas acima.