Notícias
04/05/2026 - Briefing CEMADEN - CENAD
*BRIEFING CEMADEN – CENAD EM 04/05/2026 – 09h00*
Resumo da previsão divulgada pelo CEMADEN ao CENAD durante os briefings diários realizados com as Defesas Civis dos estados e municípios.
O texto é divulgado quando há criticidade no potencial de risco de processos hidrológicos e/ou geodinâmicos.
*CONDIÇÃO METEOROLÓGICA*
Para hoje (04/05), a previsão meteorológica indica condições para novas pancadas de chuva no norte do país, principalmente no AM, na região de Manaus, PA, norte do MA, PI e CE. Entre o norte do ES e sul da BA, a previsão é de chuva fraca. Na Região Sul, há condições para pancadas pontuais entre o centro-norte do RS e na divisa entre SC e PR.
Destaca-se para hoje a previsão de retorno da chuva para a costa leste do NEB, desde AL até o RN, com possibilidade de volumes expressivos entre hoje (04/05) e amanhã (05/05), o que pode incrementar os acumulados prévios nos estados do PE e da PB.
*RISCO DE MOVIMENTOS DE MASSA*
Para hoje (04/05), atenção à faixa leste dos estados do PE e PB, em especial à região de RM Recife e João Pessoa, devido aos elevados acumulados observados nas últimas 96 horas, previsão meteorológica e elevada suscetibilidade aos deslizamentos. Nessas áreas há possibilidade de ocorrer deslizamentos pontuais e induzidos em áreas urbanas e queda de barreiras em rodovias.
Também permanece a atenção para os estados do Amazonas, especialmente para a Região de Manaus devido aos acumulados observados nas últimas 24 horas e previsão meteorológica e elevada suscetibilidade aos deslizamentos. Nessas áreas há possibilidade de ocorrer deslizamentos pontuais e induzidos em áreas urbanas e queda de barreiras em rodovias.
Para amanhã (05/05), essas áreas permanecerão em atenção devido à previsão meteorológica indicada.
*RISCO HIDROLÓGICO*
Para hoje (04/05) e amanhã (05/05), o destaque é para a faixa leste e norte do Nordeste, especialmente entre os estados de Alagoas e Rio Grande do Norte, estendendo-se ao CE, PI e MA, onde há previsão de retorno da chuva, com possibilidade de acumulados expressivos, podendo causar novos eventos hidrológicos, com destaque para as enxurradas e alagamentos, e pontualmente, inundação de rios e córregos. Devido aos acumulados observados nas últimas 72h e à situação instalada, a vulnerabilidade é maior, especialmente nos grandes centros e capitais.
Na Região Sul, mantemos o monitoramento à porção centro-norte do RS, onde há possibilidade chuva que deflagrem alagamentos e/ou enxurradas.
No AM e no AC, seguimos acompanhando o deslocamento da onda de cheia dos Rios Juruá e Purus.
*ACESSE OS PRODUTOS E CANAIS DO CEMADEN:*
Painel de alertas em tempo real:
https://painelalertas.cemaden.gov.br
Previsão de Riscos Geo-Hidrológicos:
https://www.gov.br/cemaden/pt-br/assuntos/riscos-geo-hidrologicos/
Georisk - Índice de risco de deslizamento de terra:
https://georisk.cemaden.gov.br/
Fala DC - Atendimento das Defesas Civis:
https://faladc.cemaden.gov.br/
Formulário de Ocorrências Online: