Notícias
04/02/2025 - Briefing CEMADEN - CENAD
*BRIEFING CEMADEN - CENAD EM 04/02/2025 - 09H00*
Resumo da previsão divulgada pelo CEMADEN ao CENAD durante os briefings diários realizados com Defesas Civis dos Estados e Municípios.
O texto é divulgado apenas quando existe algum potencial de risco de processos hidrológicos e/ou geodinâmicos.
*CONDIÇÃO METEOROLÓGICA*
Nesta terça-feira (04/02), o monitoramento ficará voltado para o litoral leste do NEB, especialmente entre PB e PE por conta da atuação de áreas de instabilidades e possibilidades de pancadas localizadas. No Sudeste do país, embora a situação meteorológica tenha melhorado, há possibilidade de pancadas localizadas, principalmente no período da tarde no estado de SP, com chance de incrementar os acumulados já existentes.
Na Região Sul, ao longo do dia de hoje e nos próximos dias há previsão de chuva no centro-leste do PR, incluindo a região metropolitana de Curitiba e no norte/nordeste de SC, abrangendo o litoral norte e o Vale do Itajaí.
Nas demais áreas do país, há previsão de pancadas na faixa norte que compreende o AM, AP, PA, MA e PI.
*RISCO DE MOVIMENTOS DE MASSA*
Para esta terça-feira (04), o risco associado para deslizamentos permanece MODERADO na Região Metropolitana de São Paulo e Baixada Santista, em decorrência dos elevados acumulados ao longo dos últimos dias e previsão de pancadas de chuvas no período da tarde.
*RISCO HIDROLÓGICO*
Para hoje, a situação está melhor e a atenção fica para o oeste do estado de SP, o PR como um todo, em especial o centro-norte do estado e RM de Curitiba, e ainda a faixa leste de SC. A atuação da ZCAS nos últimos dias gerou altos acumulados, que contribuíram para a elevação dos níveis hidrométricos em SP. Há várias bacias com os níveis elevados e algumas já acima das cotas de referência, para onde já há alertas vigentes e outros que podem ser abertos, como as Bacias do Piracicaba, do Médio e Alto Tietê e do Ribeira do Iguape. O Rio Jaguari, que nasce no sul de MG (região de Camanducaia) e segue em direção à Americana/SP, tem previsão de elevação nos próximos 2 dias, segundo o modelo MHD-INPE, podendo impactar moderadamente os municípios de Bragança Paulista, Morungaba e Campinas.
Atenção também a possibilidade de abertura de alertas para eventos pontuais no litoral da Paraíba e Pernambuco, onde, ao longo do dia de hoje, podem ocorrer chuvas intensas.