Notícias
03/11/2025 - Briefing CEMADEN - CENAD
BRIEFING CEMADEN - CENAD EM 03/11/2025 - 09H00
Resumo da previsão divulgada pelo CEMADEN ao CENAD durante os briefings diários realizados com Defesas Civis dos Estados e Municípios.
O texto é divulgado apenas quando existe algum potencial de risco de processos hidrológicos e/ou geodinâmicos.
CONDIÇÃO METEOROLÓGICA
Nesta segunda-feira (03/11) há previsão de pancadas de chuva em grande parte da região Sudeste, destacando os estados de SP e centro-sul de MG pelos acumulados prévios, e no RJ e centro-sul do ES onde pode ocorrer chuva com maior intensidade no decorrer do dia. Pancadas intensas e que podem registrar altos acumulados em curto espaço de tempo são esperadas em GO, DF, MT, PA e AM. Na Região Sul também há condições para pancadas de chuva localmente fortes no nordeste do RS e leste de SC e do PR.
RISCO DE MOVIMENTOS DE MASSA
Hoje (03/11), a atenção permanece concentrada na Região Sudeste, abrangendo os Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, em função da persistência das chuvas e da possibilidade de acumulados elevados em diversos municípios, os quais podem favorecer a ocorrência de deslizamentos pontuais. Em São Paulo, destacam-se a Região Metropolitana de São Paulo e Região de Campinas; em Minas Gerais, a Zona da Mata e a Região Metropolitana de Belo Horizonte; e, no Rio de Janeiro, a região norte e serrana fluminense, onde os acumulados superam 100 mm nos últimos quatro dias, indicando condições favoráveis à instabilização de encostas em áreas suscetíveis. Na Região Centro-Oeste, em função da persistência das chuvas e de acumulados prévios elevados, podem favorecer a ocorrência de deslizamentos pontuais em Goiânia/GO e Brasília/DF.
RISCO HIDROLÓGICO
Para hoje (03/11), a atenção se concentra na faixa leste das Regiões Sul e Sudeste, entre os estados de SC e RJ, devido à persistência da chuva com possibilidade de incrementar os acumulados já elevados em alguns municípios, assim como na Região Centro-Oeste, no DF e em GO, devido à permanência das instabilidades que causaram elevados acumulados durante a noite/madrugada, condições que podem desencadear alagamentos e inundações de córregos em áreas urbanas, além de enxurradas em caso de pancadas localmente fortes.