Notícias
01/01/2025 - Briefing CEMADEN - CENAD
*BRIEFING CEMADEN - CENAD EM 01/01/2025 - 09H00*
Resumo da previsão divulgada pelo CEMADEN ao CENAD durante os briefings diários realizados com Defesas Civis dos Estados e Municípios.
O texto é divulgado apenas quando existe algum potencial de risco de processos hidrológicos e/ou geodinâmicos.
*CONDIÇÃO METEOROLÓGICA*
Nesta quarta-feira (01/01), a previsão meteorológica indica pancadas de chuva que podem ser localmente fortes, no em Minas Gerais (Zona da Mata Mineira, Campos das Vertentes, Região Metropolitana de Belo Horizonte e sul de Minas), no estado do Espírito Santo, no estado do Rio de Janeiro (destaque Região Serrana do Rio de Janeiro, o Centro e Sul Fluminense, norte do estado do Rio de Janeiro e capital), e centro-leste de São Paulo (Vale do Paraíba, RMSP, RM Campinas e leste de SP) onde já existem acumulados nos últimos dias. Além de pancadas localizadas, podendo ser de forte intensidade, no AM, AC, RO, PA, MA, TO, GO e MT, centro-leste PR, SC e RS.
Atenção para os próximos dias que ainda permanece a previsão de pancadas de chuva na Região Sudeste (principalmente MG e ES e norte do RJ).
*RISCO DE MOVIMENTOS DE MASSA*
Para hoje, a atenção segue principalmente para a Região Sudeste do Brasil, devido aos acumulados prévios associados à previsão de continuidade de chuva na forma de pancadas que podem ser localmente fortes. Neste contexto destacam-se a Região Metropolitana de Belo Horizonte, Zona da Mata e os estados do Rio de Janeiro e ES, onde temos os maiores acumulados de chuva registrados nos últimos dias, associados à previsão de pancadas rápidas de chuva.
Ainda se mantém a atenção para o estado de SP devido aos altos acumulados de chuva e à possibilidade de pancadas localmente fortes, com destaque para o litoral paulista com maiores acumulados prévios e às regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas devido principalmente à suscetibilidade a deslizamentos induzidos.
Atenção também para Manaus-AM, devido aos acumulados prévios associados à possibilidade de chuva na forma de pancadas isoladas.
Diante desse cenário, é fundamental redobrar a atenção, considerando os volumes já registrados e a tendência de incremento dos acumulados nas áreas mencionadas, agravando o risco de deslizamentos de terra.
*RISCO HIDROLÓGICO*
Para hoje, a atenção continua na Região Sudeste, especialmente todo o RJ (Região Serrana, RMRJ e sul Fluminense), MG (Zona da Mata, RMBH, sul de Minas e Campos das Vertentes), litoral do ES e SP (Vale do Paraíba, RMSP, RM de Campinas e leste de SP) devido às instabilidades em decorrência da ZCAS, que está ocasionando chuva constante nos últimos dias. Nestas regiões, existe possibilidade de abertura ou atualização de alertas para eventos pontuais de enxurradas e alagamentos.
As bacias dos rios Doce, Pomba, Muriaé e Rio das Velhas encontram-se em estado de normalidade no momento.