Notícias
CBTU promove conscientização sobre a saúde do homem
Empregado da CBTU
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) realizou nesta terça-feira, 25/11, o “Dia D Azul”, na Administração Central, em Brasília. O objetivo foi reunir o máximo de empregados com roupas na cor da campanha do Novembro Azul para promover uma ação de conscientização sobre a saúde do homem e reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
“A campanha Novembro Azul traz o foco para a saúde dos homens, especialmente para a prevenção do câncer de próstata, que está entre os 10 tipos de câncer mais comuns no país. Ao abordarmos o tema no âmbito da companhia, reforçamos a importância da conscientização e do autocuidado como aliados na busca pela qualidade de vida dos empregados”, enfatizou Silvânia Veras Furtado, Gerente Técnica de Desenvolvimento de Recursos Humanos.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), atualmente, no Brasil, são registrados cerca de 70 mil novos casos de câncer de próstata, sendo o 2º com mais incidência entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.
O Ministério da Saúde recomenda que os homens estejam alertas a qualquer anormalidade no corpo e procurem o serviço de saúde o mais breve possível para garantir o diagnóstico precoce. Entre os principais fatores de risco para o câncer de próstata estão a idade (incidência e mortalidade aumentam após os 60 anos), o histórico familiar (pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos) e a alimentação (sobrepeso e obesidade).