Alagoas
1. [ant. 1726, Março, 26, Alagoas]
REQUERIMENTO do padre Antônio Correia Pais, sacerdote do hábito de São Pedro e morador no termo da vila de Alagoas, ao ouvidor e auditor-geral de Pernambuco e juiz das Justificações Dr. Manuel do Monte Fogaça a pedir treslado de uma petição e certidão nela inclusa onde se mostra a caridade que com sua mãe D. Catarina Araújo usaram com os índios que estão em terras do seu património denominado o sítio de Santo Amaro.
Anexo: Certidão passada pelo capitão Domingos da Costa e oficiais de uma companhia de Infantaria da ordenança do Regimento dos Henriques estantes em Alagoas a certificar estarem com suas famílias a habitar no sítio denominado Santo Amaro património do padre Antônio Correia Pais.
Obs.: docs. de processo, fls. 137 a 141.
AHU-PERNAMBUCO.
AHU_ACL_CU_004, Cx. 1, D. 34.
2. 1726, Julho, 19, Pernambuco
CARTA do governador e capitão-general de Pernambuco, D. Manuel Rolim de Moura, ao rei [D. João V] em resposta à provisão com ordem para, ouvindo o ouvidor de Alagoas, informar sobre a queixa do capitão-mor dos índios da aldeia de Santo Amaro do termo da vila de Alagoas, Miguel Correia Dantas, contra D. Catarina de Araújo e seu filho o padre Antônio Correia Pais relativa à posse de meia légua de terra em que está situada a aldeia.
Anexo: cartas do ouvidor e do capitão-mor dos índios.
AHU-PERNAMBUCO, cx. 19.
AHU_ACL_CU_004, Cx. 1, D. 38.
3. 1733, Março, 13, Lisboa
PROVISÃO (minuta) do rei D. João V ao ouvidor-geral de Alagoas, Dr. Antônio Rebelo Leite, a ordenar que todos os ouvidores do estado do Brasil conheçam sumariamente as causas da liberdade dos índios, dando apelação para a Junta da Missão do seu distrito, sendo a sua sentença final e sem apelação para a Junta das Missões.
Anexo: 2ª via.
AHU-PERNAMBUCO, cx. 28.
AHU_ACL_CU_004, Cx. 1, D. 83.
4. 1746, Agosto, 2, vila do Penedo
CARTA dos oficiais da Câmara da vila do Penedo ao rei [D. João V] sobre a provisão a favor dos índios que se achassem em cativeiro e quisessem mostrar que o foram injustamente fossem ouvidos sumariamente com seus senhores perante o governador e o ouvidor-geral de Pernambuco, e sobre as desordens e destruições feitas pelo presídio do Palmar.
Anexo: cartas do governador e ouvidor-geral de Pernambuco, e provisão (cópia).
AHU-ALAGOAS, cx. 2, doc. 14, 16.
AHU_ACL_CU_004, Cx. 2, D. 116.
5. 1747, Abril, 25, vila de Santa Maria Madalena
CARTA de frei Rodrigo de São Paulo do convento de Santa Maria Madalena ao rei [D. João V] sobre a carta de Diogo da Conceição acerca de colocar vigários, curas e coadjutores nas aldeias dos índios e junto aos portugueses circunvizinhos das missões para lhes administrar os sacramentos.
AHU-ALAGOAS, cx. 2, doc. 19.
AHU_ACL_CU_004, Cx. 2, D. 119.
6. 1747, Abril, 26, vila do Penedo
CARTA de frei Manuel de Santa Helena do convento de Nossa Senhora dos Anjos ao rei [D. João V] sobre a carta de Diogo da Conceição acerca de colocar vigários, curas e coadjutores nas aldeias dos índios e junto aos portugueses circunvizinhos das missões para lhes administrar os sacramentos.
AHU-ALAGOAS, cx. 2, doc. 20.
AHU_ACL_CU_004, Cx. 2, D. 120.
7. [ant. 1754, Outubro, 26, Lisboa]
REQUERIMENTO de Lázaro Coelho de Eça, índio natural da aldeia do Orucú, presídio de Palmares, ao rei [D. José] a pedir a patente de governador de todas as missões e aldeias da gente chamada do cabelo corredio, de Pernambuco, em remuneração dos seus serviços e de seu pai o capitão da mesma aldeia e de quatro missões suas anexas, Manuel Cubas Frazão.
Anexo: requerimentos e atestações de serviços, carta e aviso.
AHU-PERNAMBUCO.
AHU_ACL_CU_004, Cx. 2, D. 145.