Revista Gestão de Pessoas em Ação vol 5
Resumo
A experiência chama atenção, mas não é este o futuro do serviço público que queremos construir. Não que seja impossível, afinal, o primeiro passo foi dado pela Albânia. Entretanto, se o objetivo da administração pública é promover o bem-estar humano, nada mais natural que seres humanos trabalhem e interajam com outros seres humanos, assegurando uma representatividade genuína.
O desafio, no entanto, já não se restringe à disputa de trabalho entre pessoas, mas também entre pessoas e tecnologias generativas. Nesse cenário, as competências e habilidades necessárias para um serviço público eficiente estão em constante construção.
Descrição
A minuta da nova Lei Geral da Gestão Pública, apresentada no dia 18 de dezembro de 2025, representa um marco transformacional para o Estado brasileiro, propondo uma refundação da sua arquitetura operacional e filosófica. Esta análise estratégica destina-se a decodificar suas principais inovações e implicações práticas para gestores que atuam na esfera pública. Em um movimento legislativo de grande envergadura, a lei se propõe a substituir, de forma definitiva, o modelo burocrático-formalista, consolidado pelo Decreto-Lei nº 200/1967 (Art. 154), por uma governança moderna, focada na efetividade das políticas públicas (Art. 2º) e na entrega de valor concreto à sociedade.
Baixar PDF