Notícias
Metrópoles da América do Sul trabalham agenda de combate a exclusão socioespacial
O 2° Colóquio Sul-Americano sobre Cidades Metropolitanas, MSUL terminou nesta terça-feira (9), na Praça das Artes em São Paulo (SP). A atividade faz parte de uma série de encontros entre representantes de governos locais da América do Sul e México para discutir problemas comuns da região.
O tema deste evento foi “Desenvolvimento Urbano e Desigualdades Socioespaciais”. Até o mês de setembro serão realizadas mais duas rodadas de debates. Todas organizadas pela Comissão das Nações Unidas para o Desenvolvimento da América Latina (CEPAL) e pela prefeitura de São Paulo (SP).
O objetivo é construir uma posição conjunta entre governantes locais da América do Sul e México para a terceira Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável - Habitat III.
O prefeito Fernando Haddad, de São Paulo, afirmou que o desafio mais significativo para a gestão das grandes metrópoles é conciliar interesses de diferentes setores da sociedade.
“Governar não é somar essas demandas fragmentadas e criar um plano de governo, como se o todo fosse a soma das partes, até porque elas se contradizem entre si”, disse o prefeito.
O Foro Consultivo de Cidades e Regiões do MERCOSUL (FCCR) foi representado no Colóquio pelo subchefe de assuntos federativos da Presidência da República do Brasil, Olavo Noleto.
Olavo é o coordenador do Foro Consultivo, durante a presidência pro-tempore brasileira do Mercosul.
Desenvolvimento urbano e desigualdades socioespaciais
A busca por uma política de desenvolvimento urbano que promova a redução das desigualdades sociais, cada vez mais evidentes nas grandes metrópoles foi o tema central do evento.
A representante da Subchefia de Assuntos Federativos da Presidência da República, Paula Ravanelli Losada, acredita que a América do Sul pode apresentar uma nova forma de desenvolvimento para o mundo.
“Temos potencial para apresentar um modelo de desenvolvimento que seja sustentável do ponto de vista econômico, ambiental e social”, disse.
As considerações feitas pelos participantes serão incluídas no documento-base elaborado pela CEPAL e Prefeitura de São Paulo. A versão final será apresentada na Conferência Habitat III, em outubro de 2016 , na capital do Equador ( Quito).
Histórico e próximos Colóquios
Colóquios |
Eixos Temáticos |
Data (2015) |
Cidade |
Local |
| Ecossistemas Urbanos e Sustentabilidade | 27 e 28 de abril | Santiago | Sede da CEPAL | |
| Desenvolvimento Urbano e Desigualdades Socioespaciais |
8 e 9 junho | São Paulo | Sala das Artes, Sala do Conservatório | |
| Economia Urbana: Trabalho, Renda e Desenvolvimento Sustentável |
Agosto | Quito | Sede da UNASUL |
|
| Governo e Governança, Cidadania, Educação e Cultura |
28 e 29 de Setembro |
Montevidéu | Sede do MERCOSUL |