Notícias
COLÓQUIO
Metrópoles da América do sul discutem desafios em comum da urbanização
A Comissão das Nações Unidas para o Desenvolvimento da América Latina e a Prefeitura de São Paulo realizam a partir desta segunda-feira (27), em Santiago do Chile, o evento “Colóquio Sul-americano sobre Metrópoles”.
Autoridades políticas ligadas à questão urbana dos países latino-americanos e do México são esperadas para as atividades que seguem até terça-feira (28). O objetivo é identificar os problemas mais comuns às metrópoles da região, e estimular a atuação integrada no enfrentamento a esses desafios.
Para acompanhar as discussões, o governo federal enviou a assessora especial da subchefia de assuntos federativos, Paula Losada. Ela também representa o Foro Consultivo de Estados e Municípios do MERCOSUL (FCCR), que está sob a presidência pro-tempore do Brasil.
Durante a abertura do evento, Paula defendeu que o MERCOSUL assuma uma posição comum sobre o novo modelo de desenvolvimento urbano que está em debate para a Conferência da ONU, Habitat III.
Ecossistemas Urbanos e Sustentabilidade
O desafio de planejar o território urbano em equilíbrio com o meio ambiente é o tema deste primeiro Colóquio. Outros três serão realizados até setembro. Ao final da atividade, será produzido um documento capaz de propor medidas que reduzam o impacto do processo de urbanização sobre os ambientes naturais nas metrópoles sul-americanas e do México.
Os documentos serão encaminhados aos diferentes espaços de discussão da agenda urbana regional. Entre eles o Foro Consultivo de Estados e Municípios do MERCOSUL, a União das Nações Sul-americanas (UNASUL), e o grupo que estuda os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Contribuições à Habitat III
A realização dos colóquios também devem indicar como as metrópoles sul-americanas se posicionarão na Conferência das Nações Unidas Habitat III. A Conferência acontece ano que vem na capital do Equador e irá propor um modelo global de gestão das cidades, pautado na busca por uma política de desenvolvimento urbano que promova a redução das desigualdades sociais e o acesso à moradia.
Até setembro serão realizados quatro eventos sobre desenvolvimento urbano:
- Ecossistemas Urbanos e Sustentabilidade - 27 e 28 de abril – Santiago, Chile.
- Desenvolvimento Urbano e Desigualdades Socioespaciais - 15 e 16 junho - São Paulo, Brasil.
- Economia Urbana: Trabalho, Renda e Desenvolvimento Sustentável – Agosto – Quito, Equador.
- Governo e Governança, Cidadania, Educação e Cultura - 28 e 29 de Setembro - Montevidéu (Uruguai).