Notícias
Museu/Funai é um dos apoiadores do Concurso para Edição de Vídeos promovido pelo Museu da Pessoa
- Foto: Mário Villela - Acervo Funai
O Museu da Pessoa lançou, no dia 20 de março, o Concurso para Edição de Vídeos destinados à Mostra Audiovisual Vidas Indígenas. A proposta é que editores, videomakers, estudantes e criadores transformem uma das 196 histórias reais de vidas indígenas que constam do acervo do Museu da Pessoa em narrativas audiovisuais de até três minutos.
Os vídeos editados farão parte da Mostra Audiovisual Vidas Indígenas, que será realizada no formato online e ficará disponível por tempo indeterminado na plataforma mostra.museudapessoa.org.
Serão premiados 12 vídeos em quatro categorias: livre, criadores indígenas, novos talentos, e Júri Popular. Cada um dos premiados receberá R$ 4.000,00 (quatro mil reais). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na plataforma editais.museudapessoa.org, até dia 30 de abril de 2025.
A seleção dos premiados será feita por um júri composto por convidados com notória atuação no campo audiovisual e/ou na temática indígena e pela fundadora do Museu, Karen Worcman.
O anúncio dos 12 premiados e o lançamento da Mostra acontecerão conjuntamente, na última semana de agosto de 2025, em São Paulo. O evento será transmitido pelo canal do Youtube do Museu da Pessoa.
Os vídeos não premiados poderão ser selecionados para integrar o acervo do Museu da Pessoa, como forma de reconhecimento ao trabalho desenvolvido.
A Mostra Audiovisual do Museu da Pessoa é viabilizada pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura (Lei Rouanet), por meio do Ministério da Cultura, com Patrocínio Oficial da Petrobras. O projeto também conta com o patrocínio da Spcine, Mercado Livre e 3M, além de parceria com o Museu Nacional dos Povos Indígenas - Funai, Curta!, Canal Futura, Instituto Criar, Casa Redonda, Navega, Instituto de Políticas Relacionais e Armazém Memória.