Notícias
Museu/ Funai apoia projeto de preservação cultural do Povo Enawenê Nawê
O Museu/Funai apoia o projeto “Memória, Território e Patrimônios Imateriais”, desenvolvido pelo Museu da Pessoa em parceria com o Povo Enawenê Nawê. A iniciativa, iniciada em 2024, tem transformado a maneira como as memórias e o patrimônio imaterial são preservados.
O projeto é um museu virtual e colaborativo dedicado a preservar e compartilhar histórias de vidas indígenas. O foco principal do projeto é capacitar jovens indígenas para que se tornem guardiões de sua própria história, documentando as narrativas de vida de seus anciãos.
Ao integrar as metodologias de registro do Museu da Pessoa com os modos próprios de transmissão de conhecimento dos Enawenê Nawê, o projeto garante que a documentação seja autêntica e culturalmente relevante. Os jovens, em um processo de formação contínua, têm registrado entrevistas audiovisuais com os mais velhos da aldeia, utilizando a própria língua Enawenê Nawê.
Este acervo, cuidadosamente preservado em parceria com o Museu da Pessoa, não apenas eterniza memórias ancestrais e saberes milenares, mas também fortalece os laços entre as gerações, garantindo que o conhecimento seja transmitido às futuras gerações.
O projeto também atua na preservação, registro e a valorização do ritual Yãokwa, uma prática de profunda importância espiritual e social para os Enawenê Nawê.
Com duração de sete meses, esse ritual define o início do calendário anual do Povo Enawenê Nawê, quando os homens saem para a realização da pesca coletiva de barragem, a maior de suas pescas.
O ritual Yãokwa inicia-se em janeiro e estende-se pelo período da seca, época marcada pelas interações com os temidos seres naturais do patamar subterrâneo, os Yakairiti. Na perspectiva nativa, estes seres estão condenados a viver com uma fome insaciável e precisam dos Enawenê Nawê para satisfazer seu desejo voraz por sal vegetal, peixe e outros alimentos derivados do milho e da mandioca.
Reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial pelo Iphan em 2010, o Yãokwa teve sua relevância ainda mais destacada ao ser incluído, no ano seguinte, na lista da Unesco do Patrimônio Cultural Imaterial que necessita de medidas urgentes de proteção. A documentação desse ritual, por meio das vozes dos próprios Enawenê Nawê, é crucial para sua salvaguardar a cultura desse povo.
No início de julho de 2025, o projeto Memória, Território e Patrimônios Imateriais do Museu da Pessoa chegou ao fim e os jovens indígenas participantes apresentaram para sua aldeia um documentário a partir das histórias de vida registradas.
O projeto tornou-se viável por meio do Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC 222467) do Ministério da Cultura, com apoio financeiro do BNDES e patrocínio da TecBan, além de parceria com o Museu/ Funai e a Associação Indígena Enawenê Nawê e da cooperação técnica com a Unesco e com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Clique aqui para conhecer a “Coleção Histórias Indígenas pela Terra e pela Vida”