Notícias
Funai e Biblioteca Nacional firmam Acordo de Cooperação Técnica
O Museu /Funai e a Fundação Biblioteca Nacional (FBN) celebraram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) na última quinta-feira, 3 de julho, com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento cultural, a produção e disseminação de conhecimento, e a democratização do acesso à cultura brasileira, com foco especial nos povos indígenas.
Por meio desta parceria serão desenvolvidas atividades em conjunto, de caráter educativo, técnico, científico e cultural, visando a produção, preservação e acesso à cultura dos povos indígenas. Para a realização dessas atividades ambas instituições disponibilizarão seus espaços físicos no Rio de Janeiro e contarão com a colaboração de equipes técnicas qualificadas. O acordo, que terá duração de dois anos e poderá ser renovado pelo mesmo período, é fundamental para “demarcar espaços para a valorização dos direitos dos povos indígenas e valorizar e promover tanto a literatura indígena como a ciência indígena” enfatizou a presidenta da Funai, Joenia Wapichana.
Marco Lucchesi, presidente da FBN, ressaltou a importância histórica do acordo e destacou que essa parceria “marca a construção de um futuro mais justo em relação ao que não foi feito no passado”.
Também estiveram presentes na assinatura do acordo a diretora do Museu, Fernanda Kaingáng, e as diretoras da Funai Lucia Alberta, de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável, Mislene Metchacuna, de Administração e Gestão, e a chefe de gabinete da Presidência, Marinete Cadete.
A assinatura do ACT é um desdobramento da visita que o presidente da FBN fez ao Museu/Funai, no dia 30 de agosto de 2024, quando assinou um Memorando de Entendimento.
Na ocasião, Fernanda Kaingáng destacou que a celebração do Memorando celebrava uma nova etapa de reparação intelectual e de cooperação. “É uma série de atividades, de projetos e de programas que têm sido discutidos para que o movimento indígena possa ocupar novos espaços simbólicos como a Biblioteca Nacional”, destacou.
Com mais de 200 anos de história, a FBN é a mais antiga instituição cultural brasileira. É vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) e tem como atribuição a execução da política governamental de captação, guarda, preservação e difusão da produção intelectual do País.