Notícias
Museu/Funai e parceiros realizam Festival de Cinema Ecos da Terra na COP 30
O Festival de Cinema Ecos da Terra, em conjunto com a 10ª Mostra de Cinema da Amazônia, acontecerá entre os dias 13 e 19 de novembro, em paralelo à COP30. O evento transforma o Museu da Imagem e do Som de Belém em um espaço de escuta, diálogo e celebração dos saberes indígenas.
Uma realização do Museu Nacional dos Povos Indígenas (MNPI), em conjunto com a Mekaron Filmes, o Instituto Cultural Amazônia Brasil e o Museu da Pessoa, com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado do Pará, o Ecos da Terra convida o Brasil e o mundo a enxergar o cinema como território — um espaço para “aldear o futuro”, em que a arte e a palavra promovem a justiça climática e de esperança.
Na programação do evento, o MNPI realiza a estreia de três filmes produzidos pelo órgão: "Katxa nawa: cantar para o crescer das plantas", um documentário realizado em parceria com o povo indígena Huni Kuĩ, que aborda o ritual - Katxa nawa - para chamar vitalidade e fertilidade para os plantios, para a caça e para o povo Huni Kuĩn, habitantes do Acre, na Amazônia; "Nosso alimento, nosso jeito de ser Madiha”, uma produção que aborda a alimentação e os modos de vida do povo Madiha Kulina, também do Acre; e ainda o documentário “Estética da Diversidade - 70 anos do Museu Nacional dos Povos Indígenas”, que retrata a história do Museu Nacional dos Povos Indígenas desde sua criação.
Com mais de 30 sessões audiovisuais, o festival convida o público a conhecer narrativas que destacam a força, a diversidade e a sabedoria dos povos indígenas — protagonistas de um modo de pensar que equilibra os saberes ancestrais e as inovações. Inspirado pelo espírito da COP30, o festival propõe uma reflexão sobre os vários papéis que os povos indígenas exercem na defesa da vida e dos territórios, mostrando que onde há floresta em pé, há futuro possível. Suas histórias falam de resistência, cultura e inovação, apresentando caminhos para uma economia na qual progresso e preservação caminham lado a lado.
Para conferir a programação completa do evento clique aqui