Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Museu Nacional dos Povos Indí­genas
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Museu Nacional dos Povos Indígenas
      • Estrutura Organizacional
      • Competências
      • Base Jurídica
      • Quem é Quem
      • Agenda da Direção
      • Horários de Funcionamento
      • Certificado do Corpo de Bombeiros
    • Ações e Programas
      • Planejamento
      • Monitoramento e Avaliação
      • Carta de Serviços
      • Consultas
      • Outras informações
    • Receitas e Despesas
      • Receitas
      • Despesas
      • Diárias e Passagens
    • Editais
      • Consultorias
      • Uso de Espaços
      • Credenciamento Associações Culturais
    • Convênios e Transferências
    • Servidores
    • Participação Social
      • Ouvidoria
    • Auditorias
    • Serviço de Informação ao Cidadão – SIC
    • Perguntas frequentes
      • Sobre o Museu
      • Reabertura do Museu
      • Publicações e uso da biblioteca
      • Loja Artíndia
      • Acervos
      • Pesquisas
      • Atividades com escolas
      • Doação de publicações
      • Estágio e oportunidades de trabalho
      • Fornecedores
      • Mais informações
    • Dados Abertos
    • Informações Classificadas
    • Contratos, Licitações e Editais
      • Plano de Contratações Anual
      • Contratos
      • Licitações
      • Editais de Premiação
  • Assuntos
    • Acervos
    • Artigos
    • Cursos e Oficinas
    • Centro Audiovisual
    • Centro Cultural Ikuiapá
    • Eventos
      • 2025
    • Exposições
    • História
    • Notícias
      • 2025
      • 2024
      • 2023
      • 2022
      • 2021
      • 2020
      • 2019
      • 2018
      • 2017
      • 2016
      • 2015
    • Visitação
    • Pesquisa
    • Plano Museológico
      • Programas
      • Introdução
      • Missão, Visão e Valores
      • Matriz de Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças
    • Premiação para Agentes Culturais
      • Noticias
      • Resultado Preliminara Prêmio Cunhambebe Tupinambá
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Imprensa
    • Ouvidoria
    • SEI!
  • Centrais de Conteúdo
    • Museu ao Vivo
    • Imagens
    • Vídeos
    • Livros e Publicações
    • Uso da Marca
  • Composição
    • Direção
      • Serviço de Gabinete - SEGAB
    • Serviço de Atividades Culturais
    • Coordenação de Administração
      • Serviço de Contratos e Licitações - SECOL
      • Serviço de Execução Orçamentária Financeira - SEOF
      • Serviço de Gestão da Renda Indígena e Recursos Próprios - SEGER
      • Serviço de Logística - SELOG
    • Coordenação de Divulgação Científica
      • Serviço de Estudos e Pesquisas - SEESP
    • Coordenação de Patrimônio Cultural
      • Serviço do Patrimônio Cultural e Arquitetônico - SEPACA
      • Serviço de Referências Documentais - SERED
    • Coordenação Técnico-Científica
      • Centro Audiovisual - CAud
      • Centro Cultural Ikuiapá - CCI
  • Serviços
    • Educativos
      • Eventos
      • Acessibilidade
      • Etapas para empréstimo de kits do Seac - MI
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Facebook
  • Flickr
  • Instagram
Você está aqui: Página Inicial Assuntos Notícias 2024 Museu entrega exemplares de Gramática Pedagógica ao povo Wapichana
Info

Notícias

Museu entrega exemplares de Gramática Pedagógica ao povo Wapichana

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
1.png
2.png
3.png
4.png

A Coordenação Regional da Funai em Roraima recebeu, neste mês de maio, exemplares da Gramática Pedagógica da Língua Wapichana (Bayda'aptan Paradakary Ai Chapkinhau Wapichan Paradan Dia-an) para distribuição às aldeias indígenas. A publicação é resultado do Projeto de Documentação de Línguas Indígenas (Prodoclin), desenvolvido pelo Museu Nacional dos Povos Indígenas em parceria com a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

A gramática apresenta as estruturas linguísticas por meio de situações cotidianas, enfatizando a conexão entre a língua falada e as formas gramaticais existentes. Sua produção demandou mais de uma década de trabalho visando atender as necessidades pedagógicas apontadas pelos professores indígenas e a comunidade estava ansiosa para ver o resultado final.

Para elaboração da gramática, especialistas promoveram uma série de encontros e oficinas com a comunidade visando à edição de um material pedagógico que também sirva de base para produção de materiais didáticos específicos destinados ao fortalecimento da língua em contextos escolares e comunitários.

Durante as oficinas nas aldeias, os próprios professores da língua criaram as situações nas quais as estruturas gramaticais são empregadas e os linguistas os auxiliam na preparação de explicações e exercícios. Assim, os alunos aprendem a línguas por meio de histórias, diálogos, músicas e contos tradicionais de seu povo. As ilustrações também são feitas por desenhistas da própria comunidade.

O povo e a língua Wapichana

A maior parte das terras indígenas Wapichana no Brasil se localiza na parte leste do estado de Roraima, na região conhecida como Serra da Lua, entre os rios Branco e Tacutu. Os Wapichana também ocupam a região serrana do norte do estado que faz divisa com a Guiana e a Venezuela.

Tanto dentro de uma mesma comunidade quanto em comunidades distintas, existe uma grande diversidade no uso da língua Wapichana, pertencente ao tronco linguístico Aruak. Além dessa diversidade, a língua nem sempre é passada de uma geração a outra, sendo comum ver famílias em que os pais falam Wapichana com seus filhos, sendo respondidos por eles em português.

Em alguns casos, os jovens em idade escolar são falantes monolíngues do português. A diminuição do número de falantes é decorrente do contato com a sociedade envolvente e motivo de inquietação entre os falantes. Por isso, alguns grupos têm se mobilizado para criar mecanismos que proporcionem a continuidade do ensino da língua e a gramática é uma ferramenta importante.

 

O Prodoclin

O principal objetivo do Projeto de Documentação de Línguas Indígenas (Prodoclin), que vem sendo desenvolvido desde 2008, é a documentação linguística, visando salvaguardar o patrimônio linguístico e cultural de povos indígenas localizados na fronteira com outros países latino-americanos, especialmente povos de recente contato.

Para isso, são realizadas oficinas e treinamentos de pesquisadores indígenas em metodologias de documentação linguística e cultural e produzidos diversos materiais técnico-científicos como  aplicativos,  livros, filmes, gramáticas e catálogos.

O Prodoclin é desenvolvido no âmbito do projeto "Salvaguarda do Patrimônio Linguístico e Cultural de Povos Indígenas Transfronteiriços e de Recente Contato na Amazônia Legal", resultado de uma parceria entre a Funai e a Unesco.

Cultura, Artes, História e Esportes
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Museu Nacional dos Povos Indígenas
      • Estrutura Organizacional
      • Competências
      • Base Jurídica
      • Quem é Quem
      • Agenda da Direção
      • Horários de Funcionamento
      • Certificado do Corpo de Bombeiros
    • Ações e Programas
      • Planejamento
      • Monitoramento e Avaliação
      • Carta de Serviços
      • Consultas
      • Outras informações
    • Receitas e Despesas
      • Receitas
      • Despesas
      • Diárias e Passagens
    • Editais
      • Consultorias
      • Uso de Espaços
      • Credenciamento Associações Culturais
    • Convênios e Transferências
    • Servidores
    • Participação Social
      • Ouvidoria
    • Auditorias
    • Serviço de Informação ao Cidadão – SIC
    • Perguntas frequentes
      • Sobre o Museu
      • Reabertura do Museu
      • Publicações e uso da biblioteca
      • Loja Artíndia
      • Acervos
      • Pesquisas
      • Atividades com escolas
      • Doação de publicações
      • Estágio e oportunidades de trabalho
      • Fornecedores
      • Mais informações
    • Dados Abertos
    • Informações Classificadas
    • Contratos, Licitações e Editais
      • Plano de Contratações Anual
      • Contratos
      • Licitações
      • Editais de Premiação
  • Assuntos
    • Acervos
    • Artigos
    • Cursos e Oficinas
    • Centro Audiovisual
    • Centro Cultural Ikuiapá
    • Eventos
      • 2025
    • Exposições
    • História
    • Notícias
      • 2025
      • 2024
      • 2023
      • 2022
      • 2021
      • 2020
      • 2019
      • 2018
      • 2017
      • 2016
      • 2015
    • Visitação
    • Pesquisa
    • Plano Museológico
      • Programas
      • Introdução
      • Missão, Visão e Valores
      • Matriz de Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças
    • Premiação para Agentes Culturais
      • Noticias
      • Resultado Preliminara Prêmio Cunhambebe Tupinambá
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Imprensa
    • Ouvidoria
    • SEI!
  • Centrais de Conteúdo
    • Museu ao Vivo
    • Imagens
    • Vídeos
    • Livros e Publicações
    • Uso da Marca
  • Composição
    • Direção
      • Serviço de Gabinete - SEGAB
    • Serviço de Atividades Culturais
    • Coordenação de Administração
      • Serviço de Contratos e Licitações - SECOL
      • Serviço de Execução Orçamentária Financeira - SEOF
      • Serviço de Gestão da Renda Indígena e Recursos Próprios - SEGER
      • Serviço de Logística - SELOG
    • Coordenação de Divulgação Científica
      • Serviço de Estudos e Pesquisas - SEESP
    • Coordenação de Patrimônio Cultural
      • Serviço do Patrimônio Cultural e Arquitetônico - SEPACA
      • Serviço de Referências Documentais - SERED
    • Coordenação Técnico-Científica
      • Centro Audiovisual - CAud
      • Centro Cultural Ikuiapá - CCI
  • Serviços
    • Educativos
      • Eventos
      • Acessibilidade
      • Etapas para empréstimo de kits do Seac - MI
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Facebook
  • Flickr
  • Instagram
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca