Notícias
Sônia Guajajara reforça a importância do MUSEU/FUNAI para a preservação da história dos povos indígenas
Em visita à sede do Museu/Funai, no Rio de Janeiro, a presidenta da Funai, Joenia Wapichana, anunciou que uma das prioridades de sua gestão é a reabertura da instituição, responsável pela atividade científico-cultural da Fundação.
Ela informou que está empenhada em obter verbas com o intuito de viabilizar as obras de modernização da infraestrutura do Museu, orçada em cerca de R$10 milhões. O anúncio foi feito durante reunião da Diretoria Colegiada da Fundação com os servidores do Museu.
Amanhã (4), alguns parlamentares e representantes de instituições como o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) visitarão o Museu/Funai. Além de conhecer as instalações e as reservas técnicas, o objetivo é demonstrar aos visitantes a importância do trabalho realizado pela instituição no sentido da proteção, valorização e divulgação das Expressões Culturais Tradicionais dos povos indígenas, que inclui tanto elementos da cultura material, como arte e grafismo, quanto da imaterial, a exemplo das línguas, cantos e rituais.
Na conversa com os servidores, a presidenta da Funai falou também da intenção de trazer mais servidores e reforçar a estrutura do Museu. Explanou sobre as três prioridades de sua gestão, que são demarcação de terras indígenas, a reestruturação administrativa da Fundação, e recomposição parcial da força de trabalho da Funai. A primeira iniciativa nesse sentido foi a disponibilização de vagas no primeiro Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), com reserva de 30% das vagas a pessoas indígenas.
Ela reafirmou também o compromisso de efetivar a lotação dos servidores que hoje estão em exercício no Museu, mas permanecem vinculados administrativamente a outras unidades da Funai.
Por fim, informou que realizará um processo seletivo para a indicação da pessoa que irá ocupar a direção do Museu, tendo em vista que a atual diretora foi aprovada no CPNU e será lotada na Coordenação Regional da Cuiabá.