Notícias
Funai promove no CAUD, em Goiânia, curso de SIG para indigenistas com objetivo de aperfeiçoar ações com povos indígenas isolados e de recente contato
A Funai realiza, até 12/12, o Curso de Formação em SIG para servidores das Frentes de Proteção Etnoambiental e da Coordenação-Geral de povos indígenas isolados e de recente contato.
A capacitação, iniciada no CAUD / MNPI, em Goiânia, é promovida pela Diretoria de Proteção Territorial em parceria com o Censipam. O objetivo é fortalecer as ações de localização e monitoramento de registros de povos indígenas isolados e de recente contato e aprimorar as políticas públicas para esses povos.
Segundo o coordenador-geral Marco Aurélio Tosta, tecnologias como Sensoriamento Remoto e SIG já fazem parte das metodologias da Funai, apoiando decisões administrativas voltadas à proteção e promoção de direitos desses povos. Ele também destacou a importância da formação continuada das equipes.
O curso conta com apoio logístico do Ministério dos Povos Indígenas e terá novas edições em 2026, garantindo o aperfeiçoamento permanente das equipes.
A iniciativa está alinhada às determinações do STF na ADPF 991 e às metas do Plano Plurianual (PPA) 2024–2027, especialmente à entrega nº 1893, que trata da qualificação dos registros de presença de povos indígenas isolados em todo o país.