Notícias
Missão científica na Alemanha amplia intercâmbio em Realidade Virtual, IA e sustentabilidade
O pesquisador do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTI), Dr. Thiago Malheiros Porcino, realizou missão científica na Alemanha com apoio da Fundação Alexander von Humboldt, com atividades de pesquisa relacionadas a Realidade Virtual (VR), Inteligência Artificial (IA), sustentabilidade e simulação.
Durante a missão, Porcino desenvolveu atividades em colaboração com a Dra. Laura Visintainer Lerman, da Technische Universität München (TUM). Entre as atividades realizadas esteve o desenvolvimento e a experimentação de simuladores imersivos voltados ao treinamento em logística e sustentabilidade.
Os simuladores utilizam ambientes de Realidade Virtual e dados de telemetria para analisar o desempenho dos participantes, a eficiência operacional e os efeitos de diferentes decisões em cenários logísticos. A pesquisa investiga o uso de tecnologias imersivas em atividades de treinamento e na análise de processos relacionados à sustentabilidade.
Como parte da programação, os pesquisadores também visitaram a Universität der Bundeswehr München (UniBw München), onde conheceram projetos, instalações e infraestruturas relacionados a tecnologias imersivas e participaram de atividades de intercâmbio científico.

Durante a visita, Porcino apresentou pesquisas desenvolvidas no LNCC, incluindo o projeto que coordena, financiado pela FAPERJ no âmbito do programa PISTA, sobre o uso de Inteligência Artificial e sensoriamento remoto na análise de desastres naturais na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro.
O LNCC tem sua sede em Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro. O projeto apresentado durante a missão contempla aplicações voltadas à análise de riscos associados a eventos naturais extremos na região.
Também foi realizada visita a uma infraestrutura baseada na plataforma HOLOGATE, utilizada em simulações imersivas de treinamento. O ambiente integra Realidade Virtual, sistemas de rastreamento e dispositivos de feedback tátil, incluindo coletes hápticos e equipamentos físicos para interação com cenários virtuais.
As atividades realizadas durante a missão envolveram intercâmbio de conhecimentos e discussões sobre possibilidades de pesquisa em Realidade Virtual, Inteligência Artificial, logística, sustentabilidade, gêmeos digitais e simulações baseadas em dados.
Serviço de Comunicação Institucional
secin@lncc.br