Notícias
gestão pública e integridade institucional
ANSN promove palestra sobre burocracia, serviço público e compromisso democrático
Gabriella Lotta, professora da FGV/EAESP, discutiu sobre valores e princípios que devem nortear os servidores públicos. (Foto: Bianca Wendhausen/ANSN)
“Burocracia e Ethos Público” foi tema da palestra promovida pela Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN) na quinta-feira (21), no auditório Carneiro Felippe, Organizada pela Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas (CGGP), a apresentação foi conduzida por Gabriella Lotta, professora da FGV/EAESP, onde coordena o mestrado e doutorado em Administração Pública e Governo, além de atuar nas áreas de burocracia e implementação de políticas públicas.
O tema central da palestra foi a aplicação da burocracia e do ethos público dentro da administração pública e com seus respectivos servidores: a burocracia, em linhas gerais, se traduz no conjunto de regras e procedimentos que organizam instituições públicas, sendo fundamental para garantir a igualdade necessária.
O ethos público, por sua vez, refere-se aos valores e princípios que devem nortear os servidores públicos, para que os mesmos ajam sempre com transparência e foco no interesse de toda a população, sendo este foco a sua vocação, ou seja, a motivação diária de gerir a máquina pública e servir à sociedade com total dedicação.
Durante sua fala, Gabriella apontou o que será necessário para o servidor público do futuro, no que concerne à sua missão e consciência de que ele é peça fundamental na engrenagem da administração pública:
“Mais à frente, nós precisamos ter pessoas que se articulem, que negociem, que estejam juntas e que entendam seu papel nas políticas públicas, para fazê-las acontecerem. Se nós perdermos a conexão de como somos importantes e do impacto que o nosso trabalho tem para a sociedade, nós perdemos a capacidade de pensar e aquilo se torna mais do mesmo”, apontou.
Em suas considerações finais, a palestrante também destacou a cada um dos servidores presentes a importância do trabalho por eles desempenhado, tendo como foco um bem maior para toda a sociedade, para que mantenham isso como principal objetivo durante suas respectivas carreiras:
“Entendam que vocês têm responsabilidade com esse país e com essa sociedade, e vocês são os guardiões do estado democrático de direito. Não se esqueçam disso: a democracia precisa do trabalho de vocês, muito bem feito e com muita conexão com o valor público que vocês podem gerar. Se vocês tiverem isso em mente, eu garanto que terão muito mais motivação para o trabalho de vocês ao longo do tempo”, assegurou.