Notícias
IRD sedia primeira reunião da Rede de Metrologia das Radiações Ionizantes
O IRD/CNEN sediou, dias 29 e 30 de janeiro, a primeira Reunião da Rede de Metrologia das Radiações Ionizantes (RMRI), que contou com a presença do diretor do IRD, André Quadros, do presidente da CNEN, Francisco Rondinelli Junior, e de representantes das instituições participantes. A rede foi instituída durante o evento de solenidade pelos 52 anos do IRD, em abril de 2024, por portaria assinada pelo diretor do IRD.
A RMRI é coordenada pelo Laboratório Nacional de Metrologia das Radiações Ionizantes (LNMRI/IRD) e formada pelos laboratórios de calibração que atuam na área das radiações ionizantes no Brasil. Tem como missão contribuir para a confiabilidade nas medições com radiações ionizantes no país, disseminando a cultura das práticas metrológicas, promovendo a capacitação de profissionais da área, o provimento de ensaios de proficiência e a cooperação entre seus integrantes.
No evento, Quadros destacou sobre a importância da iniciativa, que amplia o espaço para discussões, as trocas proporcionadas pelo encontro presencial e demonstrou todo seu apoio para construção da Rede. O presidente da CNEN enfatizou o pioneirismo da iniciativa e o quanto a parceria com as outras instituições do setor é fundamental para garantir a segurança radiológica das atividades do setor nuclear do país. “Certamente esse trabalho irá fortalecer ainda mais a proteção radiológica e o uso seguro das radiações ionizantes”, afirmou.
Fortalecimento da radioproteção
Representantes de laboratórios de metrologia do IPEN/CNEN, UFPE, IFBA, UERJ, METROBRAS e CETEX participaram do evento. O primeiro encontro teve como objetivo principal aprovar o regimento interno; eleger os membros do comitê consultivo; selecionar demandas previamente identificadas em pesquisa realizada; formar grupos de trabalho que irão atender a essas demandas e elaborar um plano de trabalho para esse primeiro período.
De acordo com a chefe da Divisão de Metrologia do IRD, Karla Patrão, esse trabalho vai melhorar a capacidade dos laboratórios para atender a demanda nacional. “Para a sociedade essa rede é de suma importância, pois são esses laboratórios que atendem e calibram os equipamentos para os usuários finais”, afirmou.