Notícias
Dia Mundial da Metrologia e medições para todos os tempos e para todas as pessoas
O Dia Mundial da Metrologia é comemorado em 20 de maio, data voltada a conscientizar o público sobre a importância da ciência da medição e sua presença no cotidiano. Em 2025, o tema escolhido foi “Medições para todos os tempos, para todas as pessoas”, com destaque para o marco histórico dos 150 anos da assinatura da Convenção do Metro. Dois eventos do Bureau Internacional de Pesos e Medida (BIPM) celebram a data: um simpósio, na sede da Unesco, em Paris, em 20 de maio, e uma conferência, em Versalhes, dias 21 e 22 de maio. Para o simpósio, o IRD/CNEN enviou dois trabalhos em formato pôster, disponíveis na página do evento.
Da indústria de alimentos, aeroespacial, produtos médicos e cirúrgicos, as aplicações da tecnologia nuclear são inúmeras e a metrologia dá respaldo a todas elas. As medições são fundamentais em todos os aspectos da vida e um sistema global preciso, acessível e capaz de atender necessidades das gerações futuras são pontos fundamentais. “O desafio é claro: construir uma estrutura de medição que não apenas acompanhe as descobertas científicas, mas também sirva a todas as nações, de forma equitativa e confiável. Esta é nossa responsabilidade compartilhada e nossa oportunidade coletiva”, destaca a mensagem divulgada em conjunto pelo BIPM e pelo BIML (Bureau Internacional de Metrologia Legal).
Metrologia das radiações ionizantes
Se a metrologia representa um compromisso internacional com um sistema de medição global harmonizado, o Sistema Internacional de Unidades (SI), a metrologia das radiações ionizantes possibilita segurança, precisão e confiabilidade das medições em áreas cruciais que utilizam as radiações ionizantes. Permite proteger as pessoas e o meio ambiente quanto aos efeitos das radiações, possibilita aplicações precisas na saúde, em medicina nuclear, em radioterapia e no radiodiagnóstico, além de contribuir com processos industriais eficazes, no monitoramento ambiental e em inúmeras pesquisas. Com equipamentos precisos e confiança das medições, as aplicações médicas, industriais, ambientais e de pesquisa podem avançar.
Um trabalho que consistiu em avaliar o desempenho de diferentes eletrômetros, instrumento utilizado para medir dose de radiação, foi apresentado em formato pôster por Ricardo Amorim Barbosa e Lúnia Machado, no evento do BIPM comemorando a data. Outro trabalho também apresentado em formato pôster é assinado por Régio dos Santos e outros autores, todos do Laboratório Nacional de Metrologia das Radiações Ionizantes (LNMRI/IRD/CNEN). O tema foi a visita de pesquisadores do BIPM ao Brasil, de outubro de 2023 a março de 2024, para realizar medições de radionuclídeos. Durante o período, foram realizadas padronizações para os radionuclídeos de meia-vida curta flúor-18, iodo-123 e samário-153, de grande interesse para a medicina nuclear no Brasil. A preparação envolvida, testes e alguns resultados preliminares da comparação-chave foram abordados.
Por designação do Inmetro, o LNMRI é responsável, desde 2002, pela guarda e disseminação dos padrões nacionais para as várias aplicações das radiações ionizantes na indústria, na medicina e em outros campos.
Estão disponíveis os pôsteres apresentados, em inglês, e uma versão em áudio dos trabalhos em https://thebipm150.org/posters-online/