Notícias
Consolidação institucional ganha ritmo na ANSN em várias frentes
Eduardo Ferraz: “Estamos avançando em um conjunto de iniciativas voltadas a aprimorar a gestão e a infraestrutura da ANSN" - Foto: Guilherme Jaime/ANSN
A Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN) segue avançando no fortalecimento de suas bases institucionais em diferentes frentes. Entre os dias 13 e 17 de outubro, promoveu uma reunião de Governança voltada à integração das áreas de gestão e realizou visitas técnicas no Rio de Janeiro e em Brasília, voltadas à prospecção de espaços para a nova Sede e para o escritório na capital federal.
As iniciativas integram o trabalho conduzido pela Superintendência-Geral de Gestão Institucional (SGGI), que vem coordenando ações para aprimorar a gestão, a infraestrutura e a eficiência administrativa da Autoridade.
O propósito é consolidar a presença da ANSN em seus principais polos de atuação — Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal —, fortalecendo as bases operacionais e ampliando a capacidade de resposta institucional em todo o país.
No início da semana, foi realizada visita técnica ao Rio de Janeiro para prospecção de locais destinados à nova Sede da ANSN. Todas as atividades estão sendo coordenadas pela Superintendência-Geral de Gestão Institucional (SGGI), que também acompanha o planejamento e as necessidades logísticas do escritório em São Paulo.
“Estamos avançando em um conjunto de iniciativas voltadas a aprimorar a gestão e a infraestrutura da ANSN, contemplando a Sede, no Rio de Janeiro, o escritório em São Paulo — onde estão sendo avaliados novos espaços — e o Distrito Federal, para fortalecer ainda mais a presença e a eficiência institucional da Autoridade em todo o país”, destacou *Eduardo Ferraz, superintendente-geral de Gestão Institucional.
Além de Ferraz, participaram das visitas em Brasília Lourenço Olivieri, representando a Coordenação-Geral de Apoio Logístico (CGAL), e Eduardo Bastos, do Escritório da ANSN na capital federal.
“Comprometimento e excelência”
Complementando a agenda institucional, no dia 15 de outubro, a ANSN promoveu uma reunião de governança voltada à avaliação do andamento das ações e desafios das áreas de gestão.
Os coordenadores-gerais Leonardo Bezerra (Gestão de Pessoas – CGGP), Viviane Simões (Assuntos Internacionais – CGAI), Guilherme Jaime (Tecnologia da Informação – CGTI) e Ana Paula Artaxo (Relações Institucionais – CGRI) apresentaram avaliações parciais e próximos encaminhamentos de suas áreas.
Entre os temas discutidos, destacaram-se a separação orçamentária entre ANSN e CNEN, o mapeamento das Unidades Sede 1 e 2, a elaboração do relatório de gestão próprio da Autoridade e o planejamento de visitas técnicas a Caetité, Resende e ao Distrito de Fortaleza.
Também foram abordados os procedimentos para participação em eventos internacionais, a atualização do material de identidade institucional e o painel do concurso público, cuja estratégia de acolhimento vem sendo conduzida de maneira criteriosa, garantindo uma integração atenta e organizada dos novos concursados.
A previsão de ingresso é até o fim do ano, segundo informações do Ministério da Gestão e Inovação (MGI).
“Em pouco tempo, conseguimos avançar em múltiplas frentes, mostrando a força e a capacidade de entrega da nossa equipe”, afirmou o diretor-presidente Alessandro Facure.
Esses resultados – segundo ele – "são fruto do comprometimento e do desempenho exemplar de todos os servidores e colaboradores da ANSN, que têm trabalhado com propósito e excelência para consolidar a nova Autoridade como referência em governança e segurança nuclear no país.”
A Diretoria Colegiada definiu a realização de encontros bimestrais para acompanhamento contínuo das metas e fortalecimento da governança institucional.
Também estiveram presentes na reunião o diretor de Instalações Nucleares e Salvaguardas, Ailton Fernando Dias; a diretora de Instalações Radiativas e Controle, Lorena Pozzo; a coordenadora da Unidade Poços de Caldas, Daniela Rey Silva, a coordenadora-geral substituta do Ciclo do Combustível, Daniele Baêta, o coordenador de Reatores e Ciclo do Combustível, Daniel Palma; o chefe de Gabinete, Ricardo Guterres; e o coordenador substituto de Salvaguardas, Robson Ramos.