Notícias
CARREIRA NUCLEAR
CNEN e ANSN avançam no concurso público com homologação dos candidatos aprovados
O concurso público da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e da Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN), que ofertou 150 vagas para as duas autarquias, foi homologado nesta sexta-feira, 3 de outubro de 2025. A publicação do resultado final, com a lista de candidatos aprovados e classificados, saiu no site do IADES e no Diário Oficial da União (DOU).
A homologação marca uma etapa decisiva do certame e representa um avanço concreto rumo ao provimento de novos servidores — sendo 100 para a CNEN e 50 para a ANSN. O último concurso para a CNEN havia sido realizado em 2014, o que torna esta homologação especialmente relevante para a recomposição e o fortalecimento do quadro técnico das duas instituições.
O processo sofreu atraso devido a sucessivos problemas de formatação no edital de homologação, encaminhado pela banca organizadora IADES apenas na quarta-feira (1º). Em razão disso, não foi possível manter a previsão inicial de publicação em 2 de outubro, conforme estabelecido no edital normativo do certame. Dirigentes avaliam que a chegada de novos servidores, sendo 100 para a CNEN e 50 para a ANSN, fortalecerá as duas autarquias.
“Esse momento é um marco pra ANSN. A entrada dos novos servidores vai trazer energia nova, conhecimento e capacidade técnica pra fazermos cada vez mais e melhor. É um passo que reforça nosso compromisso com a segurança nuclear do país e mostra que estamos construindo uma instituição forte, transparente e preparada pro futuro”, afirmou Ailton Fernando Dias, diretor de Instalações Nucleares e Salvaguardas da ANSN.
De acordo com Leonardo Bezerra, coordenador-geral de Gestão de Pessoas da ANSN, é natural que, a partir da homologação, surjam dúvidas entre os candidatos em relação ao cronograma de nomeações.
Nesse sentido, ele esclarece que o próximo passo será o envio, pela CNEN, de ofício ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), solicitando a autorização para provimento das vagas. "Esse ofício será encaminhado logo após a homologação. A efetiva nomeação dos candidatos classificados, portanto, dependerá da autorização do MGI", concluiu.