Notícias
ANSN realiza primeiro media training para gestores, com foco em clareza, estratégia e confiança na comunicação pública
- Foto: Bianca Wendhausen
A Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN), por meio da Coordenação-Geral de Relações Institucionais (CGRI), promoveu, na terça-feira (4/11), no IRD/ANSN, na Barra da Tijuca (RJ), o primeiro encontro de media training voltado a gestores da instituição.
A iniciativa teve como objetivo aprimorar as práticas de comunicação pública, especialmente em situações de entrevistas, crises e relacionamento com a imprensa.
O treinamento foi ministrado pelo jornalista Paulo Conde, graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu e mestrando no Master of Arts Olympic Studies na German Sport University, em Colônia, Alemanha.
Com passagens pela TV Globo, Folha de S.Paulo, Lance! e Comitê Olímpico do Brasil, Conde compartilhou sua experiência em coberturas de grandes eventos internacionais, como Copas do Mundo, Jogos Olímpicos e Pan-Americanos.
Durante o encontro, os participantes puderam discutir temas como postura em entrevistas, momentos adequados para divulgar comunicados oficiais, interação com jornalistas sem perder a precisão técnica, além de estratégias para atrair o olhar da mídia para aspectos positivos da energia nuclear.
Segundo o instrutor, a relação entre imprensa e instituições é, por natureza, tensa — mas pode ser equilibrada com clareza, empatia e preparo.
O diretor-presidente da ANSN, Alessandro Facure, avaliou a experiência como “muito positiva”, destacando que “a comunicação eficiente e transparente é um pilar da ANSN para conquistar a confiança pública”.
Também participaram o diretor de Instalações Nucleares e Salvaguardas, AIlton Fernando Dias, a diretora de Instalações Radiativas, Lorena Pozzo, coordenadores gerais e demais gestores da Autarquia, além de seus comunciadores e de jornalistas convidados.
Ao final do treinamento, a ANSN manifestou interesse em promover oficinas práticas coordenadas por Paulo Conde e pela CGRI, voltadas à participação de todos os gestores e comunicadores da Autoridade.
O objetivo é consolidar uma cultura de comunicação institucional sólida, estratégica e em sintonia com os princípios de transparência e credibilidade que norteiam a atuação da ANSN.