Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Instituto de Radioproteção e Dosimetria - IRD
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Acesso à Informação
    • Ações e programas
    • Agenda de autoridades
    • Atos Normativos
    • Auditorias
    • Convênios e Transferências
    • Dados Abertos
    • Editais de Compras
    • Informações Classificadas
    • Institucional
      • Biografia - Diretor do IRD
      • Estrutura
      • Competências
      • Sobre o IRD
      • Quem é Quem
      • Plano Diretor
    • Participação Social
    • Plano Anual de Contratações
    • Receitas e Despesas
    • Serviço de Informação ao Cidadão
    • Servidores
    • Transparência e Prestação de Contas
      • Avisos de Licitação
      • Licitações Concluídas
      • Contratos Administrativos
      • Contatos Institucionais
      • Portal da Transparência
  • Assuntos
    • Áreas de atuação
      • RADIOPROTEÇÃO
      • METROLOGIA
      • DOSIMETRIA
      • EMERGÊNCIA
    • CASEC
    • Ensino
      • HISTÓRICO
      • INICIAÇÃO CIENTÍFICA
      • PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU
      • PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
      • CURSOS REGULARES
      • VISITAS TÉCNICAS
      • PAINEL DE CERTIFICAÇÕES
      • EDITAIS
    • Eventos
      • Eventos 2024
      • Eventos 2025
    • Notícias
      • Notícias 2025
      • Notícias 2024
    • Sistemas
      • VPN
      • Webmail IRD
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Principais Contatos
    • Assessoria de Imprensa
    • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
    • Perguntas Frequentes
      • Perguntas Frequentes
    • Ouvidoria
  • Central de Conteúdo
    • Imagens
    • Vídeos
    • Publicações
    • Downloads
  • Composição
    • Superintendência-geral do IRD
    • Divisão de Emergências Radiológicas e Nucleares
    • Divisão de Metrologia
    • Divisão de Radioproteção
    • Divisão de Dosimetria Individual e Radioproteção na Saúde
  • Serviços
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
Você está aqui: Página Inicial Assuntos Notícias Notícias 2025 ANSN e CNEN coordenam setor nuclear no Exercício Guardião Cibernético 7.0
Info

Notícias

SEGURANÇA DIGITAL

ANSN e CNEN coordenam setor nuclear no Exercício Guardião Cibernético 7.0

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 19/09/2025 09h12 Atualizado em 19/09/2025 09h42
Exercício Guardião Cibernético
Foto: Rafael Faria
Exercício Guardião Cibernético
Foto: Rafael Faria

Realizado em Brasília, evento reúne mais de 160 instituições e reforça a proteção das infraestruturas críticas brasileiras

Entre os dias 15 e 19 de setembro, a Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN) participou da 7ª edição do Exercício Guardião Cibernético (EGC 7.0), realizado na Escola Superior de Defesa, em Brasília (DF). Promovido pelo Comando de Defesa Cibernética em parceria com o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR), o evento tem como objetivo fortalecer a resiliência das infraestruturas críticas do país.

O exercício simula ataques cibernéticos para testar e aprimorar a capacidade de defesa de setores essenciais no Brasil, como transporte, energia, comunicações, finanças e defesa. A área nuclear participa desde a primeira edição, em 2018, contribuindo para a segurança das instalações nucleares brasileiras e reforçando a proteção contra ameaças digitais.

Coordenação da ANSN

Nesta sétima edição, a ANSN coordenou a execução do setor nuclear em parceria com a CNEN. Segundo Rafael Faria, um dos coordenadores, “esta iniciativa é uma oportunidade de integração entre as instituições do setor e importante para consolidar a evolução do trabalho em segurança cibernética, incluindo o plano setorial de gestão de incidentes e a elaboração da nova norma ANSN 2.07, sobre segurança cibernética de instalações nucleares e radiativas”.

Entre os participantes do EGC 7.0, pelo setor nuclear, estavam representantes do GSI/PR, INB, Eletronuclear e da Marinha do Brasil (CTMSP, DGDNTM e SecNSNQ). Pela CNEN, participaram representantes dos institutos vinculados: Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste (CRCN-NE), Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) e o Instituto de Engenharia Nuclear (IEN).

Simulação virtual

Uma das novidades desta edição, segundo Rafael Faria, foi a participação em uma simulação virtual, que treinou os participantes na identificação de vulnerabilidades em redes de computadores e na aplicação de contramedidas para conter ataques, de forma a impedir que um adversário consiga sucesso em seu ataque. A experiência foi considerada enriquecedora e reforçou a importância da preparação prática.

Apoio da AIEA

O EGC 7.0 contou ainda com uma plataforma internacional de simulação aplicada pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) em seus treinamentos, desenvolvida em parceria com a Universidade de São Paulo (USP). A solução permitiu a criação de cenários de ataques cibernéticos em diferentes contextos: uma instalação médica, uma usina nuclear e um cenário envolvendo transporte de material radioativo.

A coordenação do setor nuclear contou com o apoio do professor Ricardo Marques (USP), especialista internacional da AIEA, e dos representantes Rodney Busquim e Renato Tavares, também da Agência. Busquim ministrou palestra sobre as principais iniciativas da AIEA em segurança cibernética.

Os participantes destacaram a importância do exercício para sensibilizar lideranças e gestores sobre os desafios crescentes da segurança digital, reforçando a necessidade de fortalecer continuamente a resiliência cibernética das infraestruturas críticas nacionais.

“Valor agregado”

Para Guilherme Jaime, da Coordenação Geral de Tecnologias de Informação (CGTI/ANSN), apesar de ser a sétima edição do Exercício Guardião Cibernético, o momento atual dá uma nova dimensão à iniciativa. “Entendo que a existência desse exercício nunca foi tão relevante, diante do expressivo crescimento dos ataques hackers e incidentes de segurança cibernética observados recentemente”, destacou.

Ele ressaltou que, em comparação com a quinta edição da qual também participou, a atual trouxe avanços significativos, como o uso de novas versões dos simuladores de ataque, desenvolvidos pela USP em parceria com a AIEA. “Essa versão oferece um ambiente muito mais realista e detalhado, tornando a experiência do exercício mais rica”, avaliou.

Guilherme também apontou o caráter multidisciplinar do treinamento. Segundo ele, além da dimensão técnica de segurança computacional, o exercício explora aspectos ligados à tomada de decisão em situações de crise. “Recebemos notificações simuladas de dirigentes, imprensa e até de advogados. É necessário coordenar não apenas as respostas técnicas, mas também a comunicação social, os aspectos legais e institucionais”, explicou.

Por fim, destacou o valor agregado do evento. “É uma experiência bastante enriquecedora, que vai além da parte técnica. Também proporciona um importante espaço de networking entre profissionais da área nuclear de diferentes órgãos e empresas”, concluiu.

Ciência e Tecnologia
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Acesso à Informação
    • Ações e programas
    • Agenda de autoridades
    • Atos Normativos
    • Auditorias
    • Convênios e Transferências
    • Dados Abertos
    • Editais de Compras
    • Informações Classificadas
    • Institucional
      • Biografia - Diretor do IRD
      • Estrutura
      • Competências
      • Sobre o IRD
      • Quem é Quem
      • Plano Diretor
    • Participação Social
    • Plano Anual de Contratações
    • Receitas e Despesas
    • Serviço de Informação ao Cidadão
    • Servidores
    • Transparência e Prestação de Contas
      • Avisos de Licitação
      • Licitações Concluídas
      • Contratos Administrativos
      • Contatos Institucionais
      • Portal da Transparência
  • Assuntos
    • Áreas de atuação
      • RADIOPROTEÇÃO
      • METROLOGIA
      • DOSIMETRIA
      • EMERGÊNCIA
    • CASEC
    • Ensino
      • HISTÓRICO
      • INICIAÇÃO CIENTÍFICA
      • PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU
      • PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
      • CURSOS REGULARES
      • VISITAS TÉCNICAS
      • PAINEL DE CERTIFICAÇÕES
      • EDITAIS
    • Eventos
      • Eventos 2024
      • Eventos 2025
    • Notícias
      • Notícias 2025
      • Notícias 2024
    • Sistemas
      • VPN
      • Webmail IRD
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Principais Contatos
    • Assessoria de Imprensa
    • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
    • Perguntas Frequentes
      • Perguntas Frequentes
    • Ouvidoria
  • Central de Conteúdo
    • Imagens
    • Vídeos
    • Publicações
    • Downloads
  • Composição
    • Superintendência-geral do IRD
    • Divisão de Emergências Radiológicas e Nucleares
    • Divisão de Metrologia
    • Divisão de Radioproteção
    • Divisão de Dosimetria Individual e Radioproteção na Saúde
  • Serviços
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca