Notícias
ANSN amplia protagonismo internacional em agenda estratégica com AIEA
A Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN) cumpriu uma agenda estratégica em Viena, entre 1 e 5 de dezembro, que reforçou sua atuação internacional e consolidou novos espaços de diálogo com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e com a Comissão Preparatória da CTBTO. A missão reuniu encontros diplomáticos, tratativas técnicas de alto nível e participação em fórum global sobre inteligência artificial e energia nuclear
A agenda teve início com o encontro entre o diretor-presidente da ANSN, Alessandro Facure, e a chefe da Missão Permanente do Brasil junto à AIEA, embaixadora Cláudia Vieira Santos. A reunião teve como foco apresentar o nascimento da Autarquia, seus desafios estruturantes e as necessidades de coordenação diplomática para consolidar o papel regulador da ANSN no cenário internacional.
Também foram discutidas as principais agendas em andamento voltadas à consolidação da autonomia administrativa e financeira da ANSN, os desafios regulatórios atualmente enfrentados no Brasil e as prioridades no relacionamento com a AIEA e a PrepCom-CTBTO. Essas pautas serviram de base para uma série de reuniões técnicas e diplomáticas destinadas a fortalecer a inserção internacional da Autarquia e ampliar sua participação em mecanismos multilaterais.
Nesse contexto, a delegação da ANSN avançou em entendimentos estratégicos com a Comissão Preparatória da Organização do Tratado de Banimento Completo de Testes Nucleares (PrepCom-CTBTO). As reuniões envolveram a diretora do International Monitoring System (IMS), Xyoli Pérez Campos, e a chefe da Capacity Building and Training Section, Natalie Maldonado Bonilla, além de discussões conduzidas pelo senior advisor para Relações Externas, Pedro Penha.
Os diálogos trataram de oportunidades de capacitação, fortalecimento das capacidades nacionais e alinhamento das prioridades brasileiras ao regime global de verificação nuclear.
No âmbito da AIEA, os encontros concentraram-se na preparação da missão Integrated Regulatory Review Service (IRRS), solicitada formalmente pelo Brasil em outubro de 2025 com apoio do Ministério das Relações Exteriores. A ANSN reuniu-se com Kirsi Alm-Lytz, chefe da Regulatory Activities Section, e Hilaire Mansoux, chefe da Regulatory Infrastructure & Transport Safety Section, além de Rodney Busquim, section head da Division of Nuclear Security, e Valerie Rouillet-Chatelus, responsável pela unidade de Needs Assessment.
As tratativas avançaram na definição das áreas prioritárias da revisão, no mapeamento das necessidades regulatórias nacionais e no planejamento das etapas preparatórias da missão, que desempenhará papel central no fortalecimento da infraestrutura regulatória brasileira. As reuniões também permitiram alinhar expectativas, identificar oportunidades de assistência técnica e estabelecer bases para um programa de trabalho conjunto que deverá se estender pelos próximos meses.