Notícias

Importância da metrologia para a saúde é destaque na abertura de evento científico

Publicado em 18/10/2021 12h20 Atualizado em 31/10/2021 14h52
metrologia2021_2.png

   A abertura do congresso Metrologia 2021 foi realizada em 18 de outubro, com a participação do presidente da Sociedade Brasileira de Metrologia, Américo Tristão Bernardes; do Secretário Nacional de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações , Paulo Alvim; do diretor de Metrologia Aplicada às Ciências da Vida do Inmetro, Marcelo Neves de Medeiros; do presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear, Paulo Roberto Pertusi; da diretora do IRD, Angélica Wasserman.

  Representando o presidente do Inmetro, Medeiros destacou a importância da metrologia para a obtenção de instrumentos melhores, respostas mais rápidas em todos os campos de atividades, especialmente em saúde,o que foi evidenciado com a pandemia da Covid-19. Ele lembrou que decisões médicas são tomadas baseadas em medições e em termos de metrologia na saúde “muito já foi alcançado e existe uma comunidade ávida por alcançar mais”.

  Seis congressos simultâneos integram o evento: o11º Congresso Brasileiro de Metrologia (CBM); o XIV Congresso Internacional de Metrologia Elétrica (SEMETRO); – VI Congresso Internacional de Metrologia Mecânica  (CIMMEC); O VIII Congresso Brasileiro de Metrologia das Radiações Ionizantes (CBMRI) ; o VI Workshop da Rede de Metrologia Química do Inmetro; o IV Congresso Brasileiro de Metrologia Óptica. O Metrologia 2021 é uma realização conjunta da Sociedade Brasileira de Metrologia, do Inmetro e do IRD. 

  O Secretário Paulo Alvim reforçou a importância da soberania tecnológica em saúde e a metrologia q detém um papel essencial. Frisou ainda o destaque na edição do congresso para a participação das meninas e mulheres na ciência, saudando a diretora do IRD, participante da mesa de abertura.

  Pertusi reforçou sobre a relevância do evento e o apoio da CNEN à evolução da metrologia por meio de seus diversos institutos, e especialmente o IRD, órgão designado pelo Inmetro como referência nacional em metrologia das radiações ionizantes. Frisou sobre a importância da pesquisa científica para a saúde, mostrando sua relevância no combate à pandemia.

  A diretora do IRD mencionou a participação do IRD nos comitês consultivos do BIPM e o quanto a metrologia das radiações ionizantes alcançou destaque e traz importantes contribuições para avanços em saúde, indústria, radioproteção, dosimetria e de modo geral para o uso seguro das radiações. “Nosso compromisso com a sociedade é o agente motivador de nossas melhores entregas”.

  Para o presidente da SBM, junto com os desafios da pandemia também vieram oportunidades, interações e aprendizados. Ao longo dos quatro dias de congresso, a metrologia como ferramenta essencial para o desenvolvimento e qualidade de vida ficará mais uma vez evidenciada. E as parcerias e apoios se mostram essenciais.

  Confira a programação do Metrologia 2021
  Os trabalhos apresentados ao congresso estão disponíveis com livre acesso.