Sobre o evento
Este workshop tem por objetivo fomentar a interação de profissionais e/ou instituições de pesquisa e inovação com o setor produtivo.
A bioimpressão de tecidos e órgãos, como um ramo da biofabricação, é uma variante da aplicação biomédica da tecnologia da impressão 3D para a substituição, reparo ou regeneração de tecidos e órgãos humanos lesionados. Um dos impactos imediatos para esse workshop é o estímulo da pesquisa e desenvolvimento na área de Medicina Regenerativa, por meio do fortalecimento e criação de novas redes de colaborações nacionais e internacionais, geração de conhecimento e de novas tecnologias. Um dos nossos principais objetivos é o de fomentar a aplicação da pesquisa e do conhecimento em soluções inovadoras para empresas.
Aliado ao grande potencial Medicina Regenerativa, é de extrema importância estimular a interação entre o ambiente acadêmico e o setor privado, visando o desenvolvimento social e econômico.
O setor de saúde corresponde a 9,1% do PIB do Brasil, o país tem o sexto maior mercado farmacêutico do mundo e o primeiro da América Latina e a perspectiva é de crescimento. De acordo com o IBGE, o país possui hoje 25,1 milhões de pessoas com mais de 60 anos (12 % da população). Este número vai subir para 22,4% em 2014 e 28% em 2050, quando 13.4 milhões de pessoas terão mais do que 80 anos de idade. O potencial da medicina regenerativa para gerar soluções para esta população longeva, que sofre com uma alta incidência de doenças crônicas, é relevante.
O Inmetro, em colaboração com o Numpex-bio do Campus Duque de Caxias da UFRJ tem linhas de pesquisa na área de medicina regenerativa, em especial no desenvolvimento de modelos tridimensionais de cultivo de células e adquiriu, recentemente, uma bioimpressora para apoio às atividades nesta área.