A Superintendência do Inmetro no Estado do Rio Grande do Sul (Surrs) foi criada em julho de 2006, por meio do Decreto nº 5.842, de 13 de julho de 2006, posteriormente revogado pelo Decreto nº 6.275, de 28 de novembro de 2007. Atualmente, suas competências estão regulamentadas pelo Decreto nº 11.221, de 5 de outubro de 2022, que aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções de Confiança do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro e remaneja e transforma cargos em comissão e funções de confiança.
De acordo com o art. 17 do Decreto nº 11.221/2022, compete às Superintendências:
- Desempenhar as atribuições legais da Autarquia em suas respectivas circunscrições;
- Atuar no apoio ao desenvolvimento das atividades delegadas à RBMLQ-I nas suas execuções orçamentárias e financeiras, e
- Cumprir as diretrizes e determinações emanadas pela Presidência do Inmetro.
A Surrs, historicamente, é uma referência dentro da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade do Inmetro (RBMLQ-I), composta pelas duas superintendências e órgãos delegados estaduais. O SGI (Sistema de Gestão Integrada), utilizado pela RBMLQ-I desde os anos 2000, é uma criação da Surrs por meio de profissionais que trabalharam nesta superintendência. Outro marco de inovação na Surrs foi a concepção e implementação do Programa de Fiscalização dos Cronotacógrafos.
A Surrs prima por um atendimento humanizado que tem como base, a empatia e o diálogo atencioso ao cliente por meio de sua valorização como indivíduo, não apenas como um cliente fiscalizado, mas resolvendo seus problemas com respostas acolhedoras e uma postura de ação.