II Workshop Bioimpressão e Engenharia de Tecidos
- Programação
-
Palestrantes

José Mauro Granjeiro
Graduado em Odontologia pela Universidade de São Paulo (1989), mestre em Ciências/Bioquímica pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutor em Ciências/Química pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Obteve o título de livre-docente pela Universidade de São Paulo em 2001. Atualmente é Especialista Sênior em Metrologia e Qualidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). É Professor Associado da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense. Atua na área de Bioengenharia Tecidual com ênfase em Biomateriais e Biologia Óssea, toxicologia in vitro, terapia celular, desenvolvimento de tecidos equivalentes, métodos alternativos ao uso de animais e segurança de nanomateriais. Coordenou a Rede Nanotox e o projeto para implantação da Rede Nacional de Métodos Alternativos (RENAMA); atuou nos consórcios Nanovalid e NanoReg (CE/FP7). Foi membro Conselho Nacional de Biotecnologia (CNB) e Conselho Consultivo de Nanotecnologia/MCTI (CCNano). Participou do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) entre 2012 e 2016, tendo sido seu coordenador em entre 2014 e 2016.

João Batista da Silva Junior
Servidor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Gerente da Gerência de Sangue, Tecidos, Células e Orgãos (GSTCO). Graduado em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal de Ouro Preto/MG. Especialista em Vigilância Sanitária (Fiocruz). Especialista em Regulação em Sangue, Tecidos, Células e Órgãos (UNESP/SP). Especialista em Gestão (Hospital Sírio Libanês). Mestre em Saúde Coletiva pela UnB. Doutorando em Ciências Farmacêuticas/UnB.

Paulo Afonso Granjeiro
Professor Associado II do Campus Centro Oeste da Universidade Federal de São João del-Rei, em Divinópolis-MG. Professor de Enzimologia e Práticas em Bioquímica Analítica para o curso de Bioquímica e Enzimologia e Metabolismo para o curso de Farmácia da UFSJ. Na Pesquisa desenvolve projetos nas áreas a) Purificação e caracterização de proteínas vegetais para determinação de suas atividades biológicas, como antimicrobiano, edematogênico, anti-hemorrágico e antitumoral. b) Produção, purificação e caracterização de biossurfactantes para aplicação na saúde humana. c) Aplicação de DMPEI como agente anti-adesão de biofilme em dispositivos médicos (titânio, PVC, silicone, tintas hospitalares). d) Prospecção e otimização de processos de produção de probióticos e suas aplicações no setor produtivo. Possui graduação em Farmácia pela UNESP de Araraquara-SP (1996), Mestrado e Doutorado em Biologia Funcional e Molecular na área de Bioquímica pela UNICAMP (1998 e 2001). Realizou Estágio Sênior (CAPES) no Massachusetts Institute of Technology (Visiting Scientist - MIT/EUA) na área de Biomateriais. Experiência em programas de aceleração de Startup (BioStartup Lab, FIEMG Lab, InovAtiva Brasil e FIEMG LAB Acelera Mestrado e Doutorado). Fundador das Startups Pulsus Sensores e ProbioCau/ProbioFull. Consultor de startups e Spin off acadêmicas. Ministrante de palestras e workshops sobre empreendedorismo. Professor membro do Startup Universitário do Estado de Minas Gerais, do Programa Empreenda em Ação e Facilitador do Biomaker Battle.

Rodrigo de Vechi
Graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Paraná. Iniciação científica na área de Fisiologia Celular. Mestrado em Farmacologia na USFC com foco no desenvolvimento de sistemas poliméricos nanoestruturados para vetorização intracelular de fármacos, Laboratório de Imunologia. Doutorado em Genética e Biologia Molecular na UNICAMP com ênfase em dermatogenética, GWAS, biologia celular, modelos pré-clínicos in vitro, hiPSC e análise transcriptômica. Experiência em pesquisa, desenvolvimento e inovação em indústrias farmacêuticas e cosméticas nacionais e multinacionais.

Ana Luiza Millás
Bióloga, formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, com mestrado pelo Departamento de Tecnologia de Polímeros (2010-12) e Doutorado pelo Departamento de Engenharia de Materiais e Bioprocessos/DEMBio da Faculdade de Engenharia Química da UNICAMP (2012- 16). Com pesquisa na área da engenharia de tecidos e biofabricação, atua no campo da medicina regenerativa. Realizou períodos sanduíche na empresa The Electrospinning Company junto à Nottingham Trent University na Inglaterra e na Universidade de Cornell nos Estados Unidos. Trabalhou na indústria, no ramo têxtil (2007-2010). É co-fundadora da startup 3DBS - 3D Biotechnology Solutions, especializada no desenvolvimento e customização de bioimpressoras 3D e equipamentos de electrospinning.

Gabriel Liguori
Doutorando em Cirurgia Torácica e Cardiovascular pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em cotutela com a Universidade de Groningen (Holanda). Graduado em Medicina pela FMUSP (2014). Editor Associado do 'Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery'. Possui passagens internacionais pela Harvard Medical School (EUA), Maastricht University (Holanda) e Imperial College London (Reino Unido). Atua na linha de pesquisa 'Desenvolvimento Biotecnológico e Integração Morfo-Funcional de Novos Tecidos no Sistema Circulatório', no Laboratório de Pesquisa em Órgãos e Tecidos do Instituto do Coração (Incor/HC-FMUSP). É fundador e CEO da startup de biotecnologia TissueLabs Pesquisa e Desenvolvimento LTDA. Trabalha com o objetivo de desenvolver órgãos e tecidos humanos em laboratório para utilização em transplantes.

Janaina Dernowsek
Graduada em Ciências Biológicas pela UNESP (2006). Possui Mestrado e Doutorado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP). Iniciou uma segunda graduação em Engenharia de Controle e Automação, buscando inovação, integração e novos conhecimentos em áreas emergentes, como a Biofabricação, Bioimpressão, Biologia Sistêmica e Modelagem de Sistemas Complexos. Possui parceria técnico-cientifica como pesquisadora colaboradora na Universidade de Araraquara (UNIARA), na Universidade de São Paulo (USP) Ribeirão Preto e São Carlos, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), UFRGS, UFABC e UNICAMP. Finalizou o pós doutoramento (2015-2018) no Centro de Tecnologia da Informação Renato Acher (CTI) em Campinas na área de Impressão 3D para a engenharia tecidual, biofabricação, bioimpressão de tecidos, modelagem tridimensional, sistemas complexos e simulações computacionais. Idealizadora dos projetos BioEdTech, capacitação e desenvolvimento em bioimpressão e Bio3Data, abordagens in silico para a análise de dados utilizando inteligência artificial e simulação computacional. É revisora de revistas internacionais e membro do comitê de assessoramento ABNT/CB-26, Comissão de Estudo de Implantes e Substitutos Biológicos. Desenvolvedora do primeiro site sobre bioimpressão no Brasil, blog sobre bioimpressão, vídeos educativos e conteúdos digitais sobre ciência, tecnologia e biofabricação de órgãos.

Ronaldo Pedro da Silva
Possui graduação em Administração de Empresas pelo IAG - Escola de Negócios da PUC-Rio (2004), mestrado em Engenharia de Produção pelo Departamento de Engenharia Industrial da PUC-Rio (2007) e doutorado em Engenharia de Produção pelo Departamento de Engenharia Industrial da PUC-Rio (2018). Desde suas atividades no Centro de Pesquisa da CSN, possui especialização técnica em difração de raios X (DRX) de policristais com formação complementar na PUC-Rio, UFSCar e Siemens Karlsruhe/Alemanha (1994). É Professor Adjunto do Campus Duque de Caxias - Professor Geraldo Cidade (UFRJ) e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Metrologia e Qualidade e do Programa de Pós-Graduação de Biotecnologia do Inmetro. Atua na área da Gerência da Produção, com ênfase em Garantia da Qualidade na Cadeia de Suprimentos de Medicamentos. Desenvolve pesquisa e possui interesse nos temas: Nanomedicina, Química do Estado Sólido, Polimorfismo, Ciência de Dados, e-Science, Blockchain e Inteligência Artificial e Inteligência Competitiva. Atualmente é Coordenador de Inovação e Propriedade Intelectual do Campus Duque de Caxias - Professor Geraldo Cidade (UFRJ) e revisor da RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde. Foi consultor ad hoc da Coordenação-Geral de Micro e Nanotecnologias do MCTI. Suas atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico recebem apoio de fomento do CNPq, Faperj e Fine

Leandra Baptista
Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica (2004) e Doutorado em Ciências Morfológicas (2008) ambos pela UFRJ. Atualmente é Professor Associado da UFRJ-Xerém e Colaborador do Inmetro aonde atua nas áreas de pesquisa básica/aplicada relacionadas a biologia de Células Tronco Mesenquimais, Microambiente de Tecido Adiposo e Obesidade, Cultivo Tridimensional de esferoides e organoides, Medicina Regenerativa e Engenharia de Tecidos. Jovem Cientista do Nosso Estado, Faperj.

Vladimir Mironov
Formou-se na Universidade Estadual de Medicina de Ivanovo (MD) em Ivanovo, Rússia e obteve seu PhD em Biologia do Desenvolvimento na Segunda Universidade Médica de Moscou em Moscou, Rússia. Trabalhou no Instituto Max Plack de Psiquiatria, Alemanha e, em seguida, no Departamento de Medicina Regenerativa e Biologia Celular da Universidade Médica da Carolina do Sul, EUA, onde foi Diretor do Centro Avançado de Pesquisa em Biofabricação de Tecidos. Trabalhou no Brasil como professor visitante convidado da FAPESP e do CNPq na Divisão de Tecnologia 3D do Renato Archer Center for Information Technology em Campinas, Brasil e na Divisão de Ciências da Vida do National Metrology Center (InMetro) no Rio de Janeiro- Brasil. Também trabalhou como diretor científico da start-up russa 3D Bioprinting Solutions, que desenvolveu o primeiro multifuncional russo 3D Bioprinter Fabion e imprimiu um primeiro órgão animal funcional; glândula tireóide de rato.
- Informações úteis
-
Mais informações
Divisão de Comunicação Socialeventos@inmetro.gov.br+ (55) 21 2145-3926