IA no Inmetro: como aplicar no dia a dia
-
Programação
9 h – Abertura – Ana Carolina Pinto (Ditec).
9 h 10 min – Inteligência Artificial Generativa (IAG): entre o hype e o valor real para as organizações públicas.
André Gheventer – Pesquisador Tecnologista do Inmetro - (Ctinf).
9 h 25 min – O Centro de Inteligência Artificial do Inmetro (CIAI).
Charles Prado Chefe da Divisão de Ensino e Pesquisa (Diepi).
9 h 35 min – Cases de sucesso do Inmetro:
- Certificados Digitais de Calibração (DCC), Ontologias e Agentes de IA.
Rodolfo Saboia - Pesquisador-Tecnologista em metrologia e qualidade – (Dimci).
- Modelagem data-driven de sensores elétricos: IA como aliada na qualidade de energia.
Leonardo Abreu - Pesquisador-Tecnologista em metrologia e qualidade (Diele).
- Futuras aplicações de Artificial Intelligence (AI) e Machine Learning (ML) no Inmetro: demandas da presidência.
Arcadio Fernandez - Pesquisador-Tecnologista em metrologia e qualidade (Gabin).
- Sistema inteligente de comparação de emissões: Combustão vs Elétrico.
Rodrigo David Pesquisador-Tecnologista em metrologia e qualidade - (Dmtic).
10 h 15 min – Convidados Externos (Teleconferências):
- Aplicando IA no cotidiano de um não especialista em tecnologia.
Fabrício Marques (IFMG campus Ouro Branco).
- Automatize o Chato, foque no Brilhante: ferramentas em IA generativa para agilizar seu rolê.
Klena Sarges (Fiocruz - RJ).
10 h 55 min – Diretrizes do governo federal sobre uso da IA.
Guilherme Pinheiro - Pesquisador-Tecnologista em metrologia e qualidade (Ditec).
11 h 00 min – Momento interativo: perguntas e debate com os palestrantes.
11 h 30 min – Encerramento.
-
Palestrantes

André Gheventer
Cerca de 30 anos de experiência na área de TI. Servidor Público do Inmetro desde 2011, alocado na Coordenação-Geral de Tecnologia da Informação (CTINF) e atualmente liderando as atividades de Segurança da Informação. Mestrado em Informática pela UFRJ e atualmente cursando o Doutorado, atuando em segurança e privacidade de softwares apoiados por IA generativa.

Charles Bezerra do Prado
Engenheiro eletrônico pela UFRJ e doutor na área de Inteligência Artificial pela COPPE (Elétrica)/UFRJ
Desde 2010. É pesquisador do Inmetro, com foco em Inteligência Artificial, segurança cibernética, regulamentação técnica e padrões, tendo representado o Brasil em grupos internacionais como o SGIP do NIST (EUA). Realizou pós-doutorado na UMass (EUA) com foco em Inteligência Artificial aplicada à segurança de hardware (PUFs) e foi pesquisador visitante no NIST em 2018-2019. Liderou e participou de projetos de IA aplicados à segurança e saúde, incluindo um projeto internacional com o PTB (Alemanha) para avaliação de sistemas de ressonância magnética com IA (em andamento). É, atualmente, o Coordenador do Centro de Inteligência Artificial do Inmetro.

Rodolfo Saboia Souza
Possui graduação em Engenharia Elétrica (1989), mestrado em Engenharia Elétrica (1993) e doutorado em Engenharia Elétrica (2003) todos realizados na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Desde 2008 é pesquisador-tecnologista em metrologia do Instituto Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial - Inmetro. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Teoria Eletromagnética, Microondas, Propagação de Ondas, Antenas, atuando principalmente nos seguintes temas:Medidas em sistemas de radiodifusão, sistemas de acesso banda larga sem fio, 5G, e Internet das Coisas e Metrologia para Transformação Digital.

Leonardo Augusto Abreu de Souza
É doutor em Engenharia Elétrica pela COPPE/UFRJ e atua como Pesquisador-Tecnologista no Inmetro desde 2012, no Laboratório de Metrologia em Alta Tensão (Lamat). Possui experiência em metrologia elétrica aplicada à alta tensão, qualidade de energia e caracterização de transdutores, tendo desenvolvido e implementado, durante seu doutorado, uma metodologia data-driven que incorpora o uso de IA na modelagem de sensores elétricos.

Arcadio de Paula Fernandez
Engenheiro de Produção com mais de 20 anos de experiência em infraestrutura da qualidade e análise estratégica, atuando atualmente no Gabinete da Presidência do Inmetro. Possui especializações em Inteligência Artificial Aplicada e Aprendizado de Máquina pelo Conestoga College (Canadá) e em Business Intelligence pela PUC-Rio, combinando experiência em gestão estratégica e análise de dados com a aplicação prática de técnicas avançadas de IA. Está envolvido com o uso de tecnologias emergentes para apoiar decisões baseadas em dados, visando fortalecer a atuação regulatória e estratégica do Inmetro.

Rodrigo Pereira David
Pesquisador-Tecnologista no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Possui graduação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), além de mestrado e doutorado em Sistemas de Comunicações pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Sua carreira é marcada por experiências em empresas como Star One/Embratel, Huawei e Oi, onde atuou em projetos de sistemas de comunicação via satélite e planejamento de redes móveis. Atualmente, suas pesquisas no Inmetro e suas colaborações acadêmicas concentram-se em temas como sistemas de comunicações sem fio de 5ª geração, inteligência artificial aplicada à mobilidade urbana e eficiência energética, além de participar de projetos sobre descarbonização e mobilidade inteligente.

Fabrício Marques de Oliveira
Químico e doutor em Agroquímica pela Universidade Federal de Viçosa. É professor do IFMG – Campus Ouro Branco. Coordena o setor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação e é responsável pelo Ambiente de Inovação OuroHub. Colabora com pesquisas voltadas à síntese e avaliação de compostos bioativos com potencial inseticida, fungicida e antiviral, utilizando cálculos computacionais como ferramentas de suporte. Atua também com automação de processos por meio de inteligência artificial, aplicando essa abordagem à gestão acadêmica, extensão e inovação.

Klena Sarges
Médica veterinária e Doutora em Ciências da Saúde, com MBA em Inovação. É Pesquisadora Titular no Instituto Oswaldo Cruz da Fiocruz. Desenvolve soluções inovadoras para Saúde Pública, incluindo métodos alternativos ao uso de animais e de impacto social e inclusão para meninas e mulheres, como os projetos HackGirsl e Logadas. Apaixonada por tecnologia e conhecimento, há alguns anos vem aprendendo uns paranauês maneiros com uso de tecnologia.
-
Informações úteis
Diretoria de Inovação, Planejamento e Articulação Institucional (Dplan)
Divisão de Inovação Tecnológica (Ditec)
inovinmetro@inmetro.gov.br e ditec@inmetro.gov.br
(21) 2679-9788 / 2679-9130
Presidência do Inmetro (Presi)
Coordenação-Geral de Comunicação Social e Relações Institucionais (Cgcom)
(21) 2679-9870 | www.inmetro.gov.br
Link da transmissão do evento: https://youtu.be/M3zJzc7Y_J4