Dia Nacional de Combate ao Fumo
Criado em 1986 pela Lei Federal nº 7.488, o Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto, tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos à saúde, sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo consumo de produtos derivados de tabaco. Esta foi a primeira legislação em âmbito federal relacionada à regulamentação do tabagismo no Brasil. Neste momento, foi inaugurada a normatização voltada para o controle do tabagismo como problema de saúde coletiva.
De acordo com a Lei, “O Poder Executivo, através do Ministério da Saúde, promoverá, na semana que anteceder aquela data, uma campanha de âmbito nacional, visando a alertar a população para os malefícios advindos com o uso do fumo”. Desde então, o Ministério da Saúde — por meio do INCA — tem promovido ações de conscientização para celebrar a data em conjunto com estados e municípios.
Tema do Dia Nacional de Combate ao Fumo 2025
Em 2025, a campanha do INCA e do Ministério da Saúde tem como tema “Cuidado integral no controle do tabagismo”.
O tabagismo é uma grave ameaça à saúde global, matando mais de 8 milhões de pessoas por ano, 1,3 milhões devido ao tabagismo passivo. Para proteger as gerações presentes e as futuras, e garantir o declínio contínuo do tabagismo, o Dia Nacional de Combate ao Fumo 2025 tem como foco promover o cuidado integral ao usuário de produtos de tabaco e dependente de nicotina, incluindo ações de prevenção e promoção da saúde, desestimulando o uso e estimulando a cessação para aqueles que já fazem uso de tais produtos.
A fumaça do tabaco contém mais de 7.000 compostos e substâncias químicas e estudos indicam que, no mínimo, 69 destes provocam câncer (INCA, 2024). A importância do tema escolhido está em aprimorar e ampliar as ações e estratégias de cuidado integral, prevenção e de cessação do tabagismo em toda a população, em consonância com o compromisso que o Brasil assumiu ao ratificar a Convenção-Quadro sobre Controle do Uso do Tabaco.
Além disso, outro importante compromisso do Brasil é implementar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que contempla 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e 169 metas que abrangem o desenvolvimento econômico; a erradicação da pobreza, da miséria e da fome; a inclusão social; a sustentabilidade ambiental e a boa governança em todos os níveis, incluindo paz e segurança (IBGE, 2022).
O controle do tabaco foi incorporado à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável devido à elevada carga econômica, ambiental, social e às iniquidades em saúde que o tabagismo impõe às nações. A implementação da Convenção-Quadro sobre Controle do Uso do Tabaco constitui-se em uma importante estratégia para alcançar os objetivos globais de saúde e a redução das mortes ocasionadas por doenças crônicas não transmissíveis (INCA, 2019).
Ressalta-se que o tema do Dia Nacional de Combate ao Fumo 2025, Cuidado Integral no Controle do Tabagismo, está em consonância com o Objetivo 3 — Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
Objetivos da campanha:
- Promover o cuidado integral de usuários de produtos de tabaco e dependentes de nicotina. O objetivo é divulgar ações de prevenção e promoção da saúde para estimular a cessação do fumo.
- Informar o público sobre como os malefícios dos produtos de tabaco e nicotina a fim de desestimular o seu uso.
Informar profissionais e gestores de saúde sobre a importância do Programa Nacional de Controle do Tabagismo.
O tabagismo e o cuidado integral
O conceito de cuidado integral está ligado a uma abordagem ampla e humanizada da atenção à saúde, que vai além do tratamento de doenças e considera a pessoa como um todo — em suas dimensões biológica, psicológica, social, cultural, espiritual, dentre outras (MEZAROBA et. al., 2021).
A Portaria GM/MS nº 502/2023, que institui o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) no âmbito do SUS, elenca, em seu artigo 6º, os objetivos do Cuidado Integral no PNCT, entre eles: promover a assistência integral, incluindo a qualificação do acesso, prevenção da iniciação e experimentação do tabaco, tratamento do usuário de produtos de tabaco e dependente de nicotina e proteção da exposição à fumaça ambiental.
No contexto do tabagismo, implica reconhecer que a dependência da nicotina é um fenômeno complexo, influenciado por múltiplos fatores e contextos. O cuidado integral da pessoa tabagista deve considerar:
escuta acolhedora e sem julgamento;
avaliação clínica, psicológica e psiquiátrica, se necessário;
participação individual ou em grupo de cessação do tabagismo; e
apoio medicamentoso, se necessário.
O tabagismo e a saúde mental
O tabagismo causa danos à saúde integral dos indivíduos, posto que mente e corpo são partes de um todo integrado. O tabagismo é uma doença originada de um processo complexo, pois existem componentes emocionais, físicos e até sociais que levam uma pessoa a passar a fumar.
Nessa perspectiva é importante estar atento aos cuidados com o paciente tabagista, pois eles demandam uma abordagem e intervenções diferenciadas no que diz respeito aos cuidados de que necessitam. Para todas as pessoas, a atuação integrada e o olhar atento da equipe multiprofissional são muito importantes, mas há que se ressaltar que a abordagem em saúde mental tem as suas especificidades e requer competências, habilidades e atitudes específicas. O acolhimento, a escuta cuidadosa e a oferta dos cuidados necessários são essenciais para melhorar o bem-estar da pessoa que está nesta condição e para que cesse o tabagismo.
Quer parar de fumar? O SUS oferece tratamento gratuito para o tabagismo. Consulte a coordenação de controle do tabagismo da sua secretaria estadual ou municipal de Saúde.
Clique aqui para saber mais.
Assista ao evento do Dia Nacional de Combate ao Fumo 2025
Conheça nossos materiais
| Você sabia que o cigarro tem mais de 7 mil substâncias?Acesse a postagem no Instragram do Ministério da Saúde |
| O tabagismo não atinge só o fumanteAcesse a postagem no Instragram do Ministério da Saúde |
| Cigarro eletrônico causa doençasAcesse a postagem no Instragram do Ministério da Saúde |
| Malefícios para além do pulmãoPlano de fundo para computadores |
| O mal vai além do fumantePlano de fundo para computadores |
| Quando um cigarro é aceso, o mal é pra todos.Plano de fundo para computadores |