Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
IBC
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Apresentação
      • Agenda da Autoridade
      • Documentos importantes
      • Competências
      • Estrutura organizacional
      • Horário de funcionamento
      • Quem é quem
      • Localização
      • Marca Institucional
    • Ações e programas
      • Indicadores de resultado
      • Iniciativas por área finalística
      • Programas financiados pelo FAT
      • Renúncia de receitas
    • Agenda da Autoridade
    • Auditorias
      • Auditorias/ações governamentais e proteção de dados
      • Auditorias anuais
      • Auditorias/Relatórios de Gestão
      • Relatório anual de atividades de auditoria interna (RAINT)
    • Comissão de Ética
    • Convênios e Transferências
    • Dados Abertos do IBC
    • Informações classificadas
    • Licitação e contratos
    • Painel Lei de Acesso à Informação (LAI)
    • Participação Social
      • Carta de Serviços ao Cidadão
      • Consultas públicas / pesquisas de opinião
      • Interação com a sociedade
    • Perguntas Frequentes
    • Receitas e Despesas
    • Relatórios (Documentos Institucionais)
    • Seleções e Concursos
    • Servidores
    • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
  • Assuntos
    • Comunicados
      • Boletins de Serviço
      • Plano Contingencial de Enfrentamento à Covid-19 (confira a 4ª edição, atualizada)
    • Debates Institucional
      • Ações de Debates - Relatórios, Atas e demais documentos discutidos e/ou produzidos
    • Notícias
  • Calendários
    • Calendário acadêmico
      • Educação Básica
      • Mestrado
      • Especialização
    • Calendário da Formação Continuada (fluxo dinâmico)
      • Programação dos cursos de Extensão
    • Calendário das Reuniões Ordinárias do Conselho Diretor
      • Calendário das Reuniões Ordinárias do Conselho Diretor
    • Calendário Institucional
      • Calendário Institucional - 2025
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Fala.BR
  • Centrais de conteúdos
    • Fique por dentro
    • Podcasts
      • Conexão Jovem IBC
      • Fala CEaD-IBC!
      • Muito a contar
      • PODfalar, RBC!
      • PODVER: o podcast da audiodescrição
      • Ser Social /IBC
      • CLB - Entre Pontos
      • Garotas Cientistas do IBC e do IFRJ
    • Projetos
      • Cegueira e Baixa Visão
      • Memória IBC (site antigo)
      • Memória IBC
    • Publicações
      • Documentos institucionais
      • Fluxograma (Licitação e Dispensa)
      • Portarias de Pessoal (designações e contratos temporários)
      • Portarias Normativas
      • Publicações Infantojuvenis acessíveis
      • Publicações técnico-científicas
      • Regimentos das comissões e demais colegiados
      • Revista em tinta ampliada para o público em geral
      • Revistas em braille para o público em geral
      • Plano Contingencial do IBC para Enfrentamento da Covid–19
      • IBC no Diário Oficial da União (DOU) - Seções 2 e 3
    • IBC 170 anos
      • Por dentro do IBC
      • Você sabia...
      • Linha do tempo
      • Depoimentos
      • Programação
      • Nova logomarca
    • Redes Sociais
      • Youtube
      • Instagram
      • Facebook
      • Flickr
    • 200 anos do Sistema Braille
      • 200 anos do Sistema Braille
    • Site antigo
  • Composição
    • Competências
    • Gabinete da Direção-Geral
    • Departamentos do IBC
      • Departamento de Administração (DADM)
      • Departamento de Educação (DED)
      • Departamento de Estudos, Pesquisas Médicas e de Reabilitação (DMR)
      • Departamento de Planejamento (DPLAN)
      • Departamento de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE)
      • Departamento Técnico-Especializado (DTE)
      • Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT)
  • Ensino
    • Docentes
    • Educação Básica
      • Educação Básica no IBC (visão geral)
      • Educação Infantil
      • Ensino Fundamental
      • Ensino Médio
    • Educação Superior
      • Pós-Graduação Lato Sensu
      • Pós-Graduação Stricto Sensu
      • Programa de Residência Docente (PRDIBC)
      • Universidade Aberta do Brasil - UAB
  • Extensão
    • Acompanhamento de egressos
    • Certificados
    • Cursos
    • Estágio e emprego
    • Eventos de extensão
    • Política de Extensão do IBC
    • Prestação de serviço voluntário
    • Prestação de serviços vinculados às ações de extensão
    • Programas
    • Projetos
    • Visitas
    • Projetos DEA/DPPE
      • Projeto Apoio a instituições para formação continuada na temática da deficiência visual
      • Cursos de extensão
  • Eventos
    • Eventos institucionais e comemorativos
    • Eventos educativos, tecnológicos e científicos
    • Eventos artísticos, culturais e escolares
  • Formação de turmas
    • Formação de turmas 2026
    • Formação de turmas 2025
    • Formação de turmas 2024
  • Memória
    • Projeto Memória IBC
    • Projeto Memória IBC (site antigo)
  • Núcleos de atendimento especializado
    • Núcleo de Atendimento e Pesquisa em Educação Inclusiva e Arte (NEART)
    • Núcleo de Atendimento Educacional à Pessoa com Surdocegueira (NAEPS)
    • Núcleo de Apoio à Inclusão no Trabalho (NAIT)
  • Pesquisa e Tecnologia
    • Centro de Estudos e Pesquisas do IBC
      • Grupos de pesquisa vinculados ao Centro de Estudos e Pesquisas do IBC
      • Pesquisas cadastradas no Centro de Estudos e Pesquisas do IBC
      • Desenvolvimento de pesquisa no IBC
      • Boletins
    • Materiais especializados
      • Livros falados
      • Livros em braille
      • Livros ampliados
      • Materiais didáticos grafotáteis e ampliados
      • Materiais tridimensionais
      • Referências para produção de materiais em braille
      • Revistas em braille
    • Publicações técnico-científicas
  • Processos Eletrônicos - SUAP/IBC
  • Seleções e Concursos
    • Concursos públicos
      • 2025
      • 2024
      • 2023
      • 2021
      • 2018
      • 2016
      • 2014
      • 2012
    • Processos Seletivos (contratações, cursos, estágios, voluntariado, publicações, apresentações e participações em eventos etc)
      • 2025
      • 2024
      • 2023
      • 2022
      • 2021
      • 2020
      • 2019
      • 2017
      • 2016
  • Serviços
    • Atendimento clínico e cirúrgico em oftalmologia
    • Bibliotecas
      • Acervo Infantojuvenil
      • Biblioteca Especializada José Alvares de Azevedo (BEJAA)
      • Biblioteca Louis Braille
    • Clube do Livro em Braille - CLB
    • Distribuição de material especializado
    • Orientações sobre acessibilidade
  • Sistemas
    • Glpi
    • Gmail (aluno)
    • Gmail (servidor)
    • SUAP
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
Você está aqui: Página Inicial Centrais de conteúdos Publicações Publicações técnico-científicas Livros Obras didáticas Simbologia Básica Aplicada à Língua Portuguesa - coleção Caminhos e saberes (TXT)
Info

Simbologia Básica Aplicada à Língua Portuguesa - coleção Caminhos e saberes (TXT)

Atualizado em 13/04/2022 18h33

text/plain Apostila de Simbologia Basica aplicada a Lingua Portuguesa.txt — 27 KB

Conteúdo do arquivo

<T->
          Apostila de Sistema Braille 
          Simbologia Bsica 
          Aplicada  Lngua Portuguesa

          Professora: Elise de Melo
          Borba Ferreira

          Impresso Braille
          em volume nico

          Servio Pblico Federal 
          Ministrio da Educao
          Instituto Benjamin Constant
          Departamento Tcnico-
          -Especializado
          Diviso de Capacitao de
          Recursos Humanos
          Av. Pasteur, 350-368 -- Urca
          22290-240 Rio de Janeiro
          RJ -- Brasil
          Tel.: (21) 3478-4442
          Fax: (21) 3478-4444
          E-mail: ~,ibc@ibc.gov.br~,
          ~,htt:www.ibc.gov.br~,
          -- 2013 --
<p>
<P>
                               I
<R+>
 "Os pontos braille so sementes de luz levadas ao crebro pelos dedos, para a germinao do saber." 
 
 Helen Keller
<R->

<3>
<P>
<Tsimbologia bsica>
<T+1>
 I- Sistema Braille

   o sistema de escrita e de leitura ttil utilizado por pessoas cegas, criado por Louis Braille.
  Trata-se do arranjo de seis pontos em relevo, dispostos em duas colunas com trs pontos cada uma. 
  O conjunto desses seis pontos, *sinal fundamental*,  tambm conhecido como "cela braille" ou clula braille .
  Os pontos da cela braille so numerados na seguinte forma:
<R+>
  coluna da esquerda (do alto para baixo) pontos 1, 2 e 3
  coluna da direita (do alto para baixo) pontos 4, 5 e 6

 Parte superior: pontos 1 e 4     
 Parte intermediria: pontos 2 e 5                   
 Parte inferior: pontos 3 e 6 	
<R->
<P>       
  As diferentes disposies dos pontos na cela braille permitem a formao de 63 combinaes que constituem os smbolos braille.
<4>
  Conforme apresentado na 
 *Grafia Braille para a Lngua Portuguesa*, (2006, p. 20-22), os 63 sinais simples, distribuem-se por 7 sries, formando uma sequncia denominada *Ordem Braille*.

<R+>
 1 srie: a -- b -- c -- d -- e -- f -- g -- h -- i -- j  
 2 srie: k -- l -- m -- n -- o -- p -- q -- r -- s -- t  
 3 srie: u -- v -- x -- y -- z -- & --  --  --  --  
 4 srie:  --  --  --  --  --  --  --  --  -- w   
 5 srie: , -- ; -- : --  -- ? -- ! -- = -- " -- * -- } 
 6 srie:  --  --  -- # -- ' -- - 
 7 srie: ^ --  -- _ -- ~ -- { -- $ -- 	
<P>
 1 srie :>  constituda por 10 sinais, todos superiores, pelo que  denominada srie superior. Serve de base s 2, 3 e 4 sries, bem como de modelo  5.
 2 srie :> obtm-se juntando a cada um dos sinais da 1 o ponto 3.
 3 srie :> resulta da adio dos pontos 3 e 6 aos sinais da srie superior.
 4 srie :>  formada pela juno do ponto 6 a cada um dos sinais da 1.
 5 srie :>  toda formada por sinais inferiores, pelo que tambm  chamada srie inferior, e reproduz formalmente a 1.
 6 srie :> no deriva da 1 e desenvolve-se pelos pontos 3, 4, 5, 6, e consta apenas de 6 sinais.
<P>
 7 srie :> tambm no se baseia na 1,  formada unicamente pelos 7 sinais da coluna direita. A sua ordem de sucesso determina-se com o auxlio da mnemnica ablakba.
<R->

<5>
  Assim, com os 63 sinais formados pelo sistema pode-se representar as letras do alfabeto, as letras acentuadas, os sinais de pontuao e os numerais, bem como os smbolos utilizados em diferentes reas do conhecimento, como a Msica, a Matemtica, a Qumica e a Informtica.  possvel, at mesmo, elaborar alguns desenhos, tais como grficos, esquemas e tabelas.
  O Sistema Braille  empregado na escrita de diversos idiomas e por sua vasta aplicabilidade, segundo Lemos e Cerqueira (1994, p. 13), imps-se como o melhor meio de leitura e de escrita para as pessoas cegas.
<P>
 II- Contexto Histrico

 Louis Braille -- o jovem 
  inventor

  Louis Braille nasceu no dia 04 de janeiro de 1809, no povoado de *Coupvray*, prximo  cidade de Paris, na Frana. Seu pai chamava-se Simon-Ren Braille e sua me Monique Baron. 
 Simon-Ren tinha a profisso de seleiro; alm de selas para animais, arreios e correias, tambm confeccionava calados. 
  Aos trs anos de idade, o pequeno e curioso Louis Braille, brincava na oficina de seu pai e, acidentalmente, perfurou um dos olhos com um objeto pontiagudo, talvez uma sovela, ferramenta usada para furar couro.
  Aos cinco anos, ele ficou totalmente cego em decorrncia do processo infeccioso que se instalou desde  poca do acidente.
<P>
  Aps ter frequentado por alguns anos uma escola perto de sua casa, como ouvinte, aos 10 anos de idade Louis Braille foi levado a Paris, para prosseguir os estudos em uma instituio especializada, onde foi matriculado como aluno interno. Tratava-se do 
 *Instituto Real dos Jovens 
 Cegos*, criado por Valentin Hay, que atualmente tem o nome de Instituto Nacional dos 
 Jovens Cegos (INJA).

<6>
 A Criao do Sistema

  Em 1819 quando Louis Braille ingressou no Instituto Real dos Jovens Cegos o processo de escrita utilizado na instituio era o que havia sido criado por 
 Valentin Hai. 

<R+>
 As letras do sistema comum de escrita eram impressas em relevo, com tamanho maior, possibilitando sua identificao pelo tato. A leitura era lenta e a escrita no podia ser feita manualmente (Cerqueira p. 7, 2009). 
<R->

  No ano de 1822, foi adotado, na instituio, um sistema de comunicao escrita chamado de escrita noturna, elaborado por Charles Barbier, um capito de artilharia do exrcito francs. A escrita noturna consistia da combinao de pontos em alto relevo que permitia a transmisso de pequenas mensagens, na escurido da noite. Barbier percebeu que aquela forma de comunicao poderia ser utilizada, tambm, por pessoas cegas.
  O sistema Barbier, no entanto, apresentava inmeras dificuldades e limitaes. Louis Braille rapidamente aprendeu a us-lo e logo comeou a pensar em possveis modificaes que eliminassem os problemas encontrados. Aps exaustivos estudos, em 1825, aos 16 anos de idade, ele elaborou a primeira proposta de seu invento e, em 1837, conclui a verso final de seu trabalho, com 63 sinais, resultando na estrutura bsica do sistema, ainda hoje utilizada mundialmente (Lemos e Cerqueira, p. 13, 1994). 
  A aceitao do sistema entre os colegas foi muito boa, no entanto, ele s foi oficialmente adotado na instituio francesa em 1843.
  Louis Braille lecionou vrias disciplinas no Instituto para Jovens Cegos de Paris at o ano de 1850 e faleceu em 1852.
<7>
  Seu sistema representa um marco histrico que impulsionou a educao das pessoas cegas, pois permitiu-lhes o acesso ao universo acadmico e a autonomia para o desenvolvimento de suas capacidades intelectuais.
  O Sistema Braille chegou ao Brasil em meados do sculo XIX, trazido por Jos lvares de 
 Azevedo, jovem cego brasileiro que estudou na Frana.
<P>
  Jos lvares alm de trazer a novidade que abriu os horizontes para a educao da pessoa cega em nosso pas, conseguiu convencer autoridades brasileiras, at mesmo o imperador D. Pedro II, a fundar o Imperial Instituto dos Meninos Cegos, em 1854, hoje denominado Instituto Benjamin Constant (IBC) -- Centro de Referncia Nacional na rea da Deficincia da Viso, do 
 Ministrio da Educao (MEC).

 III- Processos de Leitura e de 
  Escrita

 A Escrita Braille

  A escrita em Braille pode ser produzida com: reglete e puno, mquinas de datilografia braille e impressoras computadorizadas. 
<P>
<R+>
 Reglete :>  uma prancha cujos modelos mais modernos so produzidos em metal ou plstico. Consiste de duas placas unidas por dobradias, em um dos lados, de modo a permitir a colocao de um papel entre elas. Uma das placas contm pequenos retngulos vazados, que correspondem s celas braille; a outra  marcada de modo a acomodar a ponta do puno.
 Puno :>  um instrumento manual, pequeno, composto por duas partes: cabea e ponta. O formato da cabea pode variar (arredondado, anatmico, sextavado etc.) e a outra parte consiste em uma haste metlica pontiaguda.
<R->

<8>
  Com reglete, puno e papel escreve-se o braille, ponto por ponto, *da direita para a esquerda*, na sequncia normal de letras ou smbolos. A leitura  realizada 
<P>
 aps a retirada do papel da reglete e  feita da *esquerda para a direita*.

<R+>
 *Mquina de datilografia ou de teclas* :>  composta por sete teclas para a escrita: 06 (seis) destinam-se aos pontos que compem a cela braille e 01 (uma) funciona como espaador. Existem, ainda, mais duas teclas: uma para mudana de linhas e outra para retrocesso. O papel fica fixo e enrolado na mquina, deslizando, normalmente, conforme a utilizao das teclas. Na mquina de teclas a escrita e a leitura do texto transcrito se fazem no mesmo sentido (da esquerda para direita), igualando-se  mecnica de escrita e leitura no sistema comum. Sendo assim, podendo-se acompanhar, simultaneamente, os dois processos: o de escrever e o de ler. 
<R->

  A mquina de teclas *Perkins Brailler*  uma das mais conhecidas.	

<R+>
 *Impressora Computadorizada* :> a impresso computadorizada inicia-se com a entrada de dados no computador, por digitao (no teclado), por digitalizao (atravs do scanner) ou 
  Internet. Utilizando-se pro-
  gramas especficos, os textos so transmitidos a uma impressora braille que os produz em alta velocidade. Segundo Cerqueira e Ferreira, (1996, p. 28-29).

 Existem hoje no mercado mundial, diferentes tipos de impressoras braille, seja para uso individual (pequeno porte) ou para produo em larga escala (mdio e grande portes). As velocidades de produo so muito variadas. Essas impressoras, geralmente podem imprimir braille interpontado ou no em seis ou oito pontos, bem como produzir desenhos. Algumas impressoras braille podem utilizar folha solta, mas a maioria funciona com formulrio contnuo. 
<R->
<L>
<9>
  As mquinas utilizadas nas imprensas braille e nos centros de produo braille do Brasil so importadas de diversos pases.  

<R+>
 *Papel* :> para uma produo satisfatria de relevo dos pontos dos smbolos Braille, usa-se papel com gramatura igual ou superior a 120 g/m2.
<R->

 A Leitura Braille

  A maioria dos leitores cegos l com a ponta do dedo indicador de uma das mos, esquerda ou direita. Um grande nmero de pessoas, entretanto, l o braille apenas com uma delas.
<P>
  Para leitura ttil corrente, os pontos em relevo devem ser precisos e satisfatoriamente perceptveis ao tato. Os caracteres devem todos possuir a mesma dimenso, obedecendo s medidas padronizadas existentes, que regulamentam as distncias entre pontos, letras e as linhas e, ainda, a altura dos pontos.

 Dimenses da Cela Braille

  Dados extrados da *Notacin U del Sistema Braille*, ONCE, 1978

<R+>
 Medidas em milmetros.
 Pontos: Altura :> 1,5 mm.  
  Dimetro :> 0,5 mm.

 Distncia entre os pontos:
 1 e 3 :> 5 mm
 1 e 4 :> 2,5 mm
 1 e 2 :> 2,5 mm
<P>
 Distncia entre celas:
 4 e 1 :> 3,5 mm (celas consecutivas)
 3 e 1 :> 5 mm (celas na mesma linha vertical, em linhas consecutivas)

<10>
 IV- Sinais Empregados na 
  Lngua Portuguesa
<R->

 1. Alfabeto       

<F->
!::::::::::::::::::::::::::::::
l a  b  c  d  e  f  g  h  i  j _
l k  l  m  n  o  p  q  r  s  t _
l u  v  x  y  z                _
h::::::::::::::::::::::::::::::j
<F+>
 
<R+>
_`[{tabela adaptada em trs 
  colunas_`]
 1 coluna: Letras
 2 coluna: Smbolos
 3 coluna: Pontos
<R->
<P>
 !:::::::::::::::::::::::
 l 1 _ 2 _     3     _
 r:::::w:::::w:::::::::::::w
 l a   _ a   _ 1          _
 r:::::w:::::w:::::::::::::w
 l b   _ b   _ 1 2       _
 r:::::w:::::w:::::::::::::w
 l c   _ c   _ 1 4       _
 r:::::w:::::w:::::::::::::w
 l d   _ d   _ 1 4 5    _
 r:::::w:::::w:::::::::::::w
 l e   _ e   _ 1 5       _
 r:::::w:::::w:::::::::::::w
 l f   _ f   _ 1 2 4    _
 r:::::w:::::w:::::::::::::w
 l g   _ g   _ 1 2 4 5 _
 r:::::w:::::w:::::::::::::w
 l h   _ h   _ 1 2 5    _
 r:::::w:::::w:::::::::::::w
 l i   _ i   _ 2 4       _
 h:::::j:::::j:::::::::::::j
<P>
(continuao da tabela)
 !::::::::::::::::::::::::::
 l 1 _ 2 _      3       _
 r:::::w:::::w::::::::::::::::w
 l j   _ j   _ 2 4 5       _
 r:::::w:::::w::::::::::::::::w
 l k   _ k   _ 1 3          _
 r:::::w:::::w::::::::::::::::w
 l l   _ l   _ 1 2 3       _
 r:::::w:::::w::::::::::::::::w
 l m   _ m   _ 1 3 4       _
 r:::::w:::::w::::::::::::::::w
 l n   _ n   _ 1 3 4 5    _
 r:::::w:::::w::::::::::::::::w
 l o   _ o   _ 1 3 5       _
 r:::::w:::::w::::::::::::::::w
 l p   _ p   _ 1 2 3 4    _
 r:::::w:::::w::::::::::::::::w
 l q   _ q   _ 1 2 3 4 5 _
 r:::::w:::::w::::::::::::::::w
 l r   _ r   _ 1 2 3 5    _
 r:::::w:::::w::::::::::::::::w
 l s   _ s   _ 2 3 4       _
 r:::::w:::::w::::::::::::::::w
 l t   _ t   _ 2 3 4 5    _
 h:::::j:::::j::::::::::::::::j
<P>
(continuao da tabela)
 !::::::::::::::::::::::::::
 l 1 _ 2 _      3       _
 r:::::w:::::w::::::::::::::::w
 l u   _ u   _ 1 3 6       _
 r:::::w:::::w::::::::::::::::w
 l v   _ v   _ 1 2 3 6    _
 r:::::w:::::w::::::::::::::::w
 l x   _ x   _ 1 3 4 6    _
 r:::::w:::::w::::::::::::::::w
 l y   _ y   _ 1 3 4 5 6 _
 r:::::w:::::w::::::::::::::::w
 l z   _ z   _ 1 3 5 6    _
 r:::::w:::::w::::::::::::::::w
 l w   _ w   _ 2 4 5 6    _
 r:::::w:::::w::::::::::::::::w
 l    _    _ 1 2 3 4 6 _
 h:::::j:::::j::::::::::::::::j					

<11>
<R+>
 Exemplos de palavras formadas com: 1 linha do alfabeto.
 *a* a *j*

 aba                 
 jeca     
 bege
 haja              
<P>
 fadiga   
 jade  
       
 Exemplos de palavras formadas com: 1 e 2 linhas do alfabeto.  
 *a* a *j* -- *k* a *t*

 amor                   
 seda     
 pilha
 rosto                
 hoje    
 felicidade
 menino              
 professora
  
 Exemplos de palavras formadas com: 1, 2 e 3 linhas do alfabeto.  
 *a* a *j*  --  *k* a *t*  -- *u* a *z*

 uva          
 giz   
 paz   
 km  
 yogurte
<12>
 boxe             
 xadrez    
 alegria  

 Exemplo de palavras com  -- 3 linha do alfabeto.

 esperana        
 mianga  
 aude
 paoca      
 avanado   
 abrao
   
 Atividades:

 a) Transcreva no sistema comum de escrita as palavras compostas por letras de *a* a *j*.

 aba -- dada -- gaga -- baba -- 
  haja -- feia -- dia -- ideia -- jaca -- baia -- figa -- bica -- acha -- bacia -- faca -- beca -- idade -- cabe -- agia -- bebida
<P>
 b) Transcreva no sistema comum de escrita as frases a seguir: 

 a fada afaga a adaga
 a beca fica feia 
 a bebida cai da bica
 a cadeia fica fechada
 a bacia cai
 a faca afiada cai da bacia
 a chefe da cadeia fecha a bica
 
<13>
 c) Transcreva no sistema comum de escrita as palavras compostas por letras de *a* a *t*.

 balaio -- mala -- cabide -- felino -- leite -- latido -- deleite -- marido -- foca -- canja -- 
  princesa -- frade -- ferida -- tecla -- asa -- liquida -- 
  qualifica -- vida -- verdade -- maquiagem -- xale -- telex -- abacaxi -- luxuoso -- zero -- zumbi -- vassoura -- cachorro -- carrinho -- exame -- azeite -- pescoo -- carroa -- enxergar -- ao -- sistema -- poesia

<14>
 d) Transcreva no sistema comum de escrita as frases a seguir:

 escrevi uma carta em braille
 jogamos uma partida de xadrez
 o professor chegou muito cedo 
 estamos muito tranquilos
 comprei dois kg de batatas

 d) Transcreva em braille:

 acabada -- cabide -- facada -- 
  bacia -- abade -- fadiga -- 
  cajadada -- jeca -- mano -- papo -- rosa -- tato -- calo -- limo -- leite -- paquera -- sapato -- hora -- milho -- trilha -- 
  cachimbo -- impressora -- 
  carrinho -- minhoca -- 
  radiografia -- ventilador -- caixa -- zebra -- beleza -- franqueza -- boxe -- uva -- 
  vestibular -- azeite -- praa -- criana -- cabea -- leno -- pescoo -- beiudo -- endereo -- palhoa  
 
<15>
<P>
 2. Letras Acentuadas

 Acento agudo
			
_`[{tabela adaptada em trs 
  colunas_`]
 1 coluna: Letra acentuada
 2 coluna: Smbolos
 3 coluna: Pontos
<R->

 !:::::::::::::::::::::::::::::
 l 1 _ 2 _        3	      _
 r:::::w:::::w:::::::::::::::::::w
 l 	 _ 	 _ 1 2 3 5 6	  _
 r:::::w:::::w:::::::::::::::::::w
 l    _    _ 1 2 3 4 5 6 _
 r:::::w:::::w:::::::::::::::::::w
 l    _    _ 3 4	           _
 r:::::w:::::w:::::::::::::::::::w
 l    _    _ 3 4 6          _
 r:::::w:::::w:::::::::::::::::::w
 l    _    _ 2 3 4 5 6    _
 h:::::j:::::j:::::::::::::::::::j
<P>
<R+>
 Exemplos:

 m -- mgico -- chul -- caf -- ndio -- mpeto -- fil -- nico -- psiclogo  

 Atividades:

 a) Transcreva no sistema comum de escrita as palavras:

 l -- p -- gua -- fcil -- 
  mquina -- fub -- p -- vu -- mdico -- caf -- chapu -- 
  chal -- qumico -- bartono -- pases -- oxtona -- timo -- rcula -- histria -- av -- culos -- rtulo -- dvida -- mmia -- til -- ba -- rido -- msica -- f -- prximo -- 
  clice -- mnimo -- nmero -- mximo -- prdigo

 b) Transcreva em braille:

 caj -- dlia -- amvel -- mxima -- audcia -- farmcia -- plido -- poca -- tico -- cu -- fil -- mar -- pattico -- imprio -- frentico -- ntimo -- fsico -- mstico -- lngua -- poltico -- smbolo -- dolos -- glria -- txico -- memria -- fsforo -- cdigo -- relgio -- histria -- cime -- mida -- angstia -- nmero -- sava -- minsculo -- nico

<17>
 Acento grave

_`[{tabela adaptada em trs 
  colunas_`]
 1 coluna: Letra acentuada
 2 coluna: Smbolos
 3 coluna: Pontos
<R->

 !:::::::::::::::::::::::
 l 1 _ 2 _     3     _
 r:::::w:::::w:::::::::::::w
 l 	 _ 	 _ 1 2 4 6 _
 h:::::j:::::j:::::::::::::j
<P>
 Exemplo: 

 fui  escola

 Atividade:

<R+>
 a) Transcreva no sistema comum de escrita as expresses:

  toa
  tarde 
  noite 
  brasileira
 s pressas
 s vezes
 quele

 a) Transcreva em braille as expresses e frases:

 s escuras             
 s avessas          
  vontade          
  moda           
 s claras
 s dez horas          
 fui  igreja         
  beira do rio        
  tardinha
  mineira               
 vou  praia          
  zero hora           
  meia noite
 as crianas foram  praa

 Acento circunflexo 

_`[{tabela adaptada em trs 
  colunas_`]
 1 coluna: Letra acentuada
 2 coluna: Smbolos
 3 coluna: Pontos
<R->

 !:::::::::::::::::::::::
 l 1 _ 2 _     3	   _
 r:::::w:::::w:::::::::::::w
 l 	 _ 	 _ 1 6	     _
 r:::::w:::::w:::::::::::::w
 l 	 _ 	 _ 1 2 6	  _
 r:::::w:::::w:::::::::::::w
 l 	 _ 	 _ 1 4 5 6 _
 h:::::j:::::j:::::::::::::j
<P>
<R+>
 Exemplos:
     
 ncora -- pssego -- fenmeno -- cermica -- sinnimo -- txtil  

<19>
 Atividades:

 a) Transcreva no sistema comum de escrita:

 cntico -- botnico -- infncia -- crnio -- importncia -- 
  pirmide -- voc -- pacincia -- frequncia -- inocncia -- 
  nibus -- tnica -- vov -- al -- tric -- flego -- romntica -- excelncia -- av -- pnico -- xodo -- cmico -- relevncia -- xtase -- cmara -- harmnico

 b) Transcreva em braille:

 importncia -- pnico -- dimetro -- tmara -- britnico -- bbado -- txtil -- tnue -- esplndido -- pde -- mantm -- bnus -- flego -- binico -- cronmetro -- barmetro -- piv -- 
  bafmetro -- vm -- tm -- voc -- retngulo -- tringulo -- carbnico -- cnico -- ips -- atnitos -- orgnicos -- ingls -- portugus -- tmaras

<20>
 Acento til

_`[{tabela adaptada em trs 
  colunas_`]
 1 coluna: Letra acentuada
 2 coluna: Smbolos
 3 coluna: Pontos
<R->

 !:::::::::::::::::::::
 l 1 _ 2 _    3	  _
 r:::::w:::::w:::::::::::w
 l    _ 	 _ 3 4 5  _
 r:::::w:::::w:::::::::::w
 l 	 _ 	 _ 2 4 6  _
 h:::::j:::::j:::::::::::j

<R+>
 Exemplos:

 me -- po -- manh -- milhes -- impem -- botes

 Atividades:

 a) Transcreva no sistema comum de escrita:

 l -- r -- ma -- irm -- an -- mo -- po -- no -- sermo -- limo -- paixo -- furaco -- corao -- boto -- anes -- avies -- prope -- naes -- viles -- cordes -- oraes 

<21>
 b) Transcreva em braille: 

 unio -- funo -- bno -- alem -- irm -- talism -- exploso -- campees -- vibraes -- 
  saudaes -- dispe -- lies -- distraes -- folio -- 
  medalhes -- porto -- anci -- ancies -- limes 

 Exerccios de Fixao

 1) Transcreva no sistema comum de escrita:
 a) a escrita em relevo  feita com reglete e puno
 b) a leitura braille  feita atravs do tato  
<22>
 c) o horrio das aulas  de oito s doze horas
 d) espero que todos tenham bom xito no curso
 e) a prtica os levar  
  perfeio
 f) seis pontos compem a cela braille
 g) o prximo curso ser de adaptao
 h) a ltima aula foi ldica
 i) a lmpada do aparelho eletrnico queimou 
 j) no fiz a atividade de ingls

<23>
 2) Transcreva em braille:
 a) procurem informaes sobre os cursos
 b) desejo a todos um timo 
  perodo aqui conosco
 c) procurem a professora para 
  tirar dvidas
 d) amanh haver aula pois no  feriado
<P>
 e) tenham pacincia e mantenham o bom nimo

 3) Sinais de pontuao e sinais acessrios

_`[{tabela adaptada em trs 
  colunas_`]
 1 coluna: Pontuao
 2 coluna: Smbolos
 3 coluna: Pontos
<R->

 !::::::::::::::::::::::::::::::
 l      1      _ 2 _    3   _
 r:::::::::::::::w:::::w::::::::::w
 l ponto         _ .   _ 3       _
 r:::::::::::::::w:::::w::::::::::w
 l vrgula       _ ,   _ 2       _
 r:::::::::::::::w:::::w::::::::::w
 l ponto e       _ ;   _ 2 3    _
 l  virgula      _     _          _
 r:::::::::::::::w:::::w::::::::::w
 l dois pontos   _ :   _ 2 5    _
 r:::::::::::::::w:::::w::::::::::w
 l interrogao  _ ?   _ 2 6    _
 r:::::::::::::::w:::::w::::::::::w
 l exclamao    _ !   _ 2 3 5 _
 h:::::::::::::::j:::::j::::::::::j
<P>
(continuao da tabela)
 !::::::::::::::::::::::::::::::
 l     1     _ 2 _     3    _
 r:::::::::::::w:::::w::::::::::::w
 l reticncia  _ ... _ 3 3 3   _
 r:::::::::::::w:::::w::::::::::::w
 l hfen       _ -   _ 3 6      _
 r:::::::::::::w:::::w::::::::::::w
 l travesso   _ --  _ 3 6 3 6_
 r:::::::::::::w:::::w::::::::::::w
 l apstrofo   _ '   _ 3         _
 r:::::::::::::w:::::w::::::::::::w
 l aspas       _ "   _ 2 3 6   _
 r:::::::::::::w:::::w::::::::::::w
 l abre        _ (  _ 1 2 6 3_
 l  parnteses _     _            _
 r:::::::::::::w:::::w::::::::::::w
 l fecha       _ )  _ 6 3 4 5_
 l  parnteses _     _            _ 
 h:::::::::::::j:::::j::::::::::::j

<R+>
 OBS.: Ver outros sinais na *Grafia Braille para a Lngua Portuguesa*.

<24>
<P>
 Exemplos:

 fomos  cidade e vimos: praias, florestas, montanhas; belas paisagens.
 quantos alunos h no curso?
 que lindo dia!
 e ento...
 quarta-feira
 --  bom dia!
 copo d'gua
 escrita noturna
 braille (escrita em relevo)

<25>
 II- Sinais Exclusivos da 
  Escrita Braille -- os mais usados

_`[{tabela adaptada em trs 
  colunas_`]
 1 coluna: Sinal
 2 coluna: Smbolos
 3 coluna: Pontos
<R->
<P>
 !::::::::::::::::::::::::::::::
 l    1     _ 2 _     3     _
 r::::::::::::w:::::w:::::::::::::w
 l maiscula  _ {   _ 4 6       _
 r::::::::::::w:::::w:::::::::::::w
 l caixa alta _ {{  _ 4 6 4 6 _
 r::::::::::::w:::::w:::::::::::::w
 l grifo,     _ *   _ 3 5       _
 l  itlico   _     _             _
 l  ou        _     _             _
 l  sublinhado_     _             _
 r::::::::::::w:::::w:::::::::::::w
 l nmero     _ #   _ 3 4 5 6 _
 h::::::::::::j:::::j:::::::::::::j

<R+>
  Maiscula :> o smbolo formado pelos pontos (46)  colocado antes da palavra; no h espao entre o smbolo e a primeira letra da palavra. 
 Brasil

  Caixa alta :> o smbolo composto formado pelos pontos (4646)  colocado antes da palavra; no h espao entre o 
<P>
  smbolo e a primeira letra da palavra. 
 BRASIL 

  Grifo, itlico e sublinhado :> smbolo formado pelos pontos (35).
 1 caso: palavra :> o smbolo  colocado antes e tambm no final da palavra; no h espao entre o smbolo e a primeira letra da palavra; no h espao entre a ltima letra da palavra e o smbolo.
<26>
 *brasileiro*  

 2 caso: trechos, frases ou pargrafos :> o smbolo  colocado antes da primeira letra da primeira palavra do trecho em destaque e repetido aps a ltima letra da ltima palavra.

 Exemplo:

 O Sistema Braille representa um *marco histrico na educao* das pessoas cegas.
<P>
 3 caso: em parte de palavras :> no h espaos.
 
 Exemplos: 

 ma** -- *ch*apu        

<27>
 4 caso: destacando um smbolo ou uma letra numa frase :> a letra ou o smbolo em destaque fica entre os sinais.

 Exemplos:

 1- O ponto de exclamao  o *!* 
 2- O aluno marcou a letra *d*                         

 Sinal de Nmero 
<R->

  A representao de nmeros  feita utilizando-se o sinal (3456) seguido dos smbolos que compem a 1 srie da ordem Braille, ou ainda, das letra de *a* a *j*.
<P>
<R+>
 Exemplos:

 #a #b #c #d #e #f #g #h #i #j	
            
<28>
 Outros Exemplos:
     
 #jf #gh #ajc   

 Ponto separador de classes decimais :> ponto (3) 
        
 #d'hig 
 #ac'jba
 #b'hif'cde

 Vrgula decimal  representada pelo ponto (2)

 #j,hd                   
 #ab,eh
        
 Atividades:

 a) Transcreva no sistema comum de escrita:
<L>
 #jh #a'dfe #ie #h,jh #fd.jgc
 #a'jjd #b,ce #j,ej #fhd #jji

 b) Transcreva em Braille:

 01 -- 02 -- 03 -- 04 -- 05 -- 06 -- 07 -- 08 -- 09 -- 10 -- 11 -- 12 -- 13 -- 14 -- 15 -- 20 -- 32 -- 43 -- 44 -- 56 -- 67 -- 78 -- 90 -- 103 -- 204 -- 305 -- 406 -- 507 -- 608 -- #g.ih -- 0,65 -- 3.567 -- 12,45 -- 308 -- 005 -- 483 -- 90.567 -- 210,00 -- 1.589,50
 
 c) Transcreva no sistema comum de escrita:

 A- "O comprometimento do 
  *Instituto Benjamin Constant* (IBC) com a produo, com o ensino, com a divulgao e a valorizao do braille no Brasil , historicamente, incontestvel e procura unir-se, atravs das capacitaes -- cursos -- a todos os profissionais da rea, para buscar os caminhos que favoream, cada vez mais, a disseminao deste valoroso sistema, atravs dos livros."

 B- O Sistema Braille contm #fc sinais? Claro que sim!

 C- A cela braille  formada por #f pontos.

 D- Tenho #ch anos de idade.

 E- Louis Braille nasceu em #d de janeiro de #ahji.

               oooooooooooo
<31>
<P>
 Referncias Bibliogrficas

 -- C
 CERQUEIRA, Jonir Bechara & FERREIRA, Elise de M. B. n.o 5. *Recursos Didticos na Educao Especial. Revista Benjamin Constant*. Rio de Janeiro: Instituto Benjamin Constant/Ministrio da 
  Educao. N.o 05 de 1996.
 CERQUEIRA, Jonir Bechara. Louis Braille -- *Um 
  Benfeitor da Humanidade. 
  Benjamin Constant*. Rio de Janeiro: Instituto Benjamin Constant/Ministrio da 
  Educao. v. 15 edio especial outubro de 2009. p. 5-11.

 -- L
 LEMOS, Edison Ribeiro & 
  CERQUEIRA, Jonir Bechara. *O Sistema Braille no 
  Brasil. Revista Benjamin Constant*. Rio de Janeiro: Instituto Benjamin 
  Constant/Ministrio da 
  Educao. N.o 02 de 1996. 

 -- T
 TELFORD, Charles W. & SAWREY, James M. *O 
  Indivduo Excepcional*. Rio de Janeiro, Zahar, 1988.

 *Grafia Braille para a Lngua Portuguesa*, 2 edio. 
  Ministrio da Educao 
  Secretaria de Educao 
  Especial -- Comisso 
  Brasileira do Braille (CBB). Braslia, 2006
<R->

               xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxo

Fim da Obra
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Apresentação
      • Agenda da Autoridade
      • Documentos importantes
      • Competências
      • Estrutura organizacional
      • Horário de funcionamento
      • Quem é quem
      • Localização
      • Marca Institucional
    • Ações e programas
      • Indicadores de resultado
      • Iniciativas por área finalística
      • Programas financiados pelo FAT
      • Renúncia de receitas
    • Agenda da Autoridade
    • Auditorias
      • Auditorias/ações governamentais e proteção de dados
      • Auditorias anuais
      • Auditorias/Relatórios de Gestão
      • Relatório anual de atividades de auditoria interna (RAINT)
    • Comissão de Ética
    • Convênios e Transferências
    • Dados Abertos do IBC
    • Informações classificadas
    • Licitação e contratos
    • Painel Lei de Acesso à Informação (LAI)
    • Participação Social
      • Carta de Serviços ao Cidadão
      • Consultas públicas / pesquisas de opinião
      • Interação com a sociedade
    • Perguntas Frequentes
    • Receitas e Despesas
    • Relatórios (Documentos Institucionais)
    • Seleções e Concursos
    • Servidores
    • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
  • Assuntos
    • Comunicados
      • Boletins de Serviço
      • Plano Contingencial de Enfrentamento à Covid-19 (confira a 4ª edição, atualizada)
    • Debates Institucional
      • Ações de Debates - Relatórios, Atas e demais documentos discutidos e/ou produzidos
    • Notícias
  • Calendários
    • Calendário acadêmico
      • Educação Básica
      • Mestrado
      • Especialização
    • Calendário da Formação Continuada (fluxo dinâmico)
      • Programação dos cursos de Extensão
    • Calendário das Reuniões Ordinárias do Conselho Diretor
      • Calendário das Reuniões Ordinárias do Conselho Diretor
    • Calendário Institucional
      • Calendário Institucional - 2025
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Fala.BR
  • Centrais de conteúdos
    • Fique por dentro
    • Podcasts
      • Conexão Jovem IBC
      • Fala CEaD-IBC!
      • Muito a contar
      • PODfalar, RBC!
      • PODVER: o podcast da audiodescrição
      • Ser Social /IBC
      • CLB - Entre Pontos
      • Garotas Cientistas do IBC e do IFRJ
    • Projetos
      • Cegueira e Baixa Visão
      • Memória IBC (site antigo)
      • Memória IBC
    • Publicações
      • Documentos institucionais
      • Fluxograma (Licitação e Dispensa)
      • Portarias de Pessoal (designações e contratos temporários)
      • Portarias Normativas
      • Publicações Infantojuvenis acessíveis
      • Publicações técnico-científicas
      • Regimentos das comissões e demais colegiados
      • Revista em tinta ampliada para o público em geral
      • Revistas em braille para o público em geral
      • Plano Contingencial do IBC para Enfrentamento da Covid–19
      • IBC no Diário Oficial da União (DOU) - Seções 2 e 3
    • IBC 170 anos
      • Por dentro do IBC
      • Você sabia...
      • Linha do tempo
      • Depoimentos
      • Programação
      • Nova logomarca
    • Redes Sociais
      • Youtube
      • Instagram
      • Facebook
      • Flickr
    • 200 anos do Sistema Braille
      • 200 anos do Sistema Braille
    • Site antigo
  • Composição
    • Competências
    • Gabinete da Direção-Geral
    • Departamentos do IBC
      • Departamento de Administração (DADM)
      • Departamento de Educação (DED)
      • Departamento de Estudos, Pesquisas Médicas e de Reabilitação (DMR)
      • Departamento de Planejamento (DPLAN)
      • Departamento de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE)
      • Departamento Técnico-Especializado (DTE)
      • Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT)
  • Ensino
    • Docentes
    • Educação Básica
      • Educação Básica no IBC (visão geral)
      • Educação Infantil
      • Ensino Fundamental
      • Ensino Médio
    • Educação Superior
      • Pós-Graduação Lato Sensu
      • Pós-Graduação Stricto Sensu
      • Programa de Residência Docente (PRDIBC)
      • Universidade Aberta do Brasil - UAB
  • Extensão
    • Acompanhamento de egressos
    • Certificados
    • Cursos
    • Estágio e emprego
    • Eventos de extensão
    • Política de Extensão do IBC
    • Prestação de serviço voluntário
    • Prestação de serviços vinculados às ações de extensão
    • Programas
    • Projetos
    • Visitas
    • Projetos DEA/DPPE
      • Projeto Apoio a instituições para formação continuada na temática da deficiência visual
      • Cursos de extensão
  • Eventos
    • Eventos institucionais e comemorativos
    • Eventos educativos, tecnológicos e científicos
    • Eventos artísticos, culturais e escolares
  • Formação de turmas
    • Formação de turmas 2026
    • Formação de turmas 2025
    • Formação de turmas 2024
  • Memória
    • Projeto Memória IBC
    • Projeto Memória IBC (site antigo)
  • Núcleos de atendimento especializado
    • Núcleo de Atendimento e Pesquisa em Educação Inclusiva e Arte (NEART)
    • Núcleo de Atendimento Educacional à Pessoa com Surdocegueira (NAEPS)
    • Núcleo de Apoio à Inclusão no Trabalho (NAIT)
  • Pesquisa e Tecnologia
    • Centro de Estudos e Pesquisas do IBC
      • Grupos de pesquisa vinculados ao Centro de Estudos e Pesquisas do IBC
      • Pesquisas cadastradas no Centro de Estudos e Pesquisas do IBC
      • Desenvolvimento de pesquisa no IBC
      • Boletins
    • Materiais especializados
      • Livros falados
      • Livros em braille
      • Livros ampliados
      • Materiais didáticos grafotáteis e ampliados
      • Materiais tridimensionais
      • Referências para produção de materiais em braille
      • Revistas em braille
    • Publicações técnico-científicas
  • Processos Eletrônicos - SUAP/IBC
  • Seleções e Concursos
    • Concursos públicos
      • 2025
      • 2024
      • 2023
      • 2021
      • 2018
      • 2016
      • 2014
      • 2012
    • Processos Seletivos (contratações, cursos, estágios, voluntariado, publicações, apresentações e participações em eventos etc)
      • 2025
      • 2024
      • 2023
      • 2022
      • 2021
      • 2020
      • 2019
      • 2017
      • 2016
  • Serviços
    • Atendimento clínico e cirúrgico em oftalmologia
    • Bibliotecas
      • Acervo Infantojuvenil
      • Biblioteca Especializada José Alvares de Azevedo (BEJAA)
      • Biblioteca Louis Braille
    • Clube do Livro em Braille - CLB
    • Distribuição de material especializado
    • Orientações sobre acessibilidade
  • Sistemas
    • Glpi
    • Gmail (aluno)
    • Gmail (servidor)
    • SUAP
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca