Notícias
8 DE ABRIL
Dia Nacional do Sistema Braille, uma homenagem ao patrono da educação dos cegos no Brasil
O Dia Nacional do Sistema Braille
Entre os alunos de Azevedo estava a filha do médico da Corte Imperial, Francisco Xavier Sigoud. Foi por intermédio do doutor e seus amigos influentes que o jovem, de apenas 16 anos, demonstrou ao Imperador D. Pedro II como acabar com o analfabetismo entre os cegos. O desenvolvimento da história resultou na criação do Imperial Instituto dos Meninos Cegos, hoje, possuindo o nome de Instituto Benjamin Constant. A filha de Xavier Sigoud, Adélia, tornou-se ilustre professora e ativista na área da educação especializada e dos direitos das mulheres.
José Alvares de Azevedo faleceu sem conseguir vivenciar a tão sonhada escola para cegos em funcionamento, entretanto, o reconhecimento por sua luta e dedicação em ensinar o braille e alfabetizar os cegos conferiu a ele a honra de ser o Patrono da Educação dos Cegos do Brasil e, ao seu aniversário de nascimento, o dia brasileiro de comemorar o importante método de autonomia de leitora e escrita da pessoa cega.
O Dia Mundial do Sistema Braille
Já o Dia Mundial do Sistema Braille é comemorado em 4 de janeiro, data de nascimento do criador do Sistema que leva o seu nome.