Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
IBC
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Apresentação
      • Agenda da Autoridade
      • Documentos importantes
      • Competências
      • Estrutura organizacional
      • Horário de funcionamento
      • Quem é quem
      • Localização
      • Marca Institucional
    • Ações e programas
      • Indicadores de resultado
      • Iniciativas por área finalística
      • Programas financiados pelo FAT
      • Renúncia de receitas
    • Agenda da Autoridade
    • Auditorias
      • Auditorias/ações governamentais e proteção de dados
      • Auditorias anuais
      • Auditorias/Relatórios de Gestão
      • Relatório anual de atividades de auditoria interna (RAINT)
    • Comissão de Ética
    • Convênios e Transferências
    • Dados Abertos do IBC
    • Informações classificadas
    • Licitação e contratos
    • Painel Lei de Acesso à Informação (LAI)
    • Participação Social
      • Carta de Serviços ao Cidadão
      • Consultas públicas / pesquisas de opinião
      • Interação com a sociedade
    • Perguntas Frequentes
    • Receitas e Despesas
    • Relatórios (Documentos Institucionais)
    • Seleções e Concursos
    • Servidores
    • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
  • Assuntos
    • Comunicados
      • Boletins de Serviço
      • Plano Contingencial de Enfrentamento à Covid-19 (confira a 4ª edição, atualizada)
    • Debates Institucional
      • Ações de Debates - Relatórios, Atas e demais documentos discutidos e/ou produzidos
    • Notícias
  • Calendários
    • Calendário acadêmico
      • Educação Básica
      • Mestrado
      • Especialização
    • Calendário da Formação Continuada (fluxo dinâmico)
      • Programação dos cursos de Extensão
    • Calendário das Reuniões Ordinárias do Conselho Diretor
      • Calendário das Reuniões Ordinárias do Conselho Diretor
    • Calendário Institucional
      • Calendário Institucional - 2025
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Fala.BR
  • Centrais de conteúdos
    • Fique por dentro
    • Podcasts
      • Conexão Jovem IBC
      • Fala CEaD-IBC!
      • Muito a contar
      • PODfalar, RBC!
      • PODVER: o podcast da audiodescrição
      • Ser Social /IBC
      • CLB - Entre Pontos
      • Garotas Cientistas do IBC e do IFRJ
    • Projetos
      • Cegueira e Baixa Visão
      • Memória IBC (site antigo)
      • Memória IBC
    • Publicações
      • Documentos institucionais
      • Fluxograma (Licitação e Dispensa)
      • Portarias de Pessoal (designações e contratos temporários)
      • Portarias Normativas
      • Publicações Infantojuvenis acessíveis
      • Publicações técnico-científicas
      • Regimentos das comissões e demais colegiados
      • Revista em tinta ampliada para o público em geral
      • Revistas em braille para o público em geral
      • Plano Contingencial do IBC para Enfrentamento da Covid–19
      • IBC no Diário Oficial da União (DOU) - Seções 2 e 3
    • IBC 170 anos
      • Por dentro do IBC
      • Você sabia...
      • Linha do tempo
      • Depoimentos
      • Programação
      • Nova logomarca
    • Redes Sociais
      • Youtube
      • Instagram
      • Facebook
      • Flickr
    • 200 anos do Sistema Braille
      • 200 anos do Sistema Braille
    • Site antigo
  • Composição
    • Competências
    • Gabinete da Direção-Geral
    • Departamentos do IBC
      • Departamento de Administração (DADM)
      • Departamento de Educação (DED)
      • Departamento de Estudos, Pesquisas Médicas e de Reabilitação (DMR)
      • Departamento de Planejamento (DPLAN)
      • Departamento de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE)
      • Departamento Técnico-Especializado (DTE)
      • Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT)
  • Ensino
    • Docentes
    • Educação Básica
      • Educação Básica no IBC (visão geral)
      • Educação Infantil
      • Ensino Fundamental
      • Ensino Médio
    • Educação Superior
      • Pós-Graduação Lato Sensu
      • Pós-Graduação Stricto Sensu
      • Programa de Residência Docente (PRDIBC)
      • Universidade Aberta do Brasil - UAB
  • Extensão
    • Acompanhamento de egressos
    • Certificados
    • Cursos
    • Estágio e emprego
    • Eventos de extensão
    • Política de Extensão do IBC
    • Prestação de serviço voluntário
    • Prestação de serviços vinculados às ações de extensão
    • Programas
    • Projetos
    • Visitas
    • Projetos DEA/DPPE
      • Projeto Apoio a instituições para formação continuada na temática da deficiência visual
      • Cursos de extensão
  • Eventos
    • Eventos institucionais e comemorativos
    • Eventos educativos, tecnológicos e científicos
    • Eventos artísticos, culturais e escolares
  • Formação de turmas
    • Formação de turmas 2026
    • Formação de turmas 2025
    • Formação de turmas 2024
  • Memória
    • Projeto Memória IBC
    • Projeto Memória IBC (site antigo)
  • Núcleos de atendimento especializado
    • Núcleo de Atendimento e Pesquisa em Educação Inclusiva e Arte (NEART)
    • Núcleo de Atendimento Educacional à Pessoa com Surdocegueira (NAEPS)
    • Núcleo de Apoio à Inclusão no Trabalho (NAIT)
  • Pesquisa e Tecnologia
    • Centro de Estudos e Pesquisas do IBC
      • Grupos de pesquisa vinculados ao Centro de Estudos e Pesquisas do IBC
      • Pesquisas cadastradas no Centro de Estudos e Pesquisas do IBC
      • Desenvolvimento de pesquisa no IBC
      • Boletins
    • Materiais especializados
      • Livros falados
      • Livros em braille
      • Livros ampliados
      • Materiais didáticos grafotáteis e ampliados
      • Materiais tridimensionais
      • Referências para produção de materiais em braille
      • Revistas em braille
    • Publicações técnico-científicas
  • Processos Eletrônicos - SUAP/IBC
  • Seleções e Concursos
    • Concursos públicos
      • 2025
      • 2024
      • 2023
      • 2021
      • 2018
      • 2016
      • 2014
      • 2012
    • Processos Seletivos (contratações, cursos, estágios, voluntariado, publicações, apresentações e participações em eventos etc)
      • 2025
      • 2024
      • 2023
      • 2022
      • 2021
      • 2020
      • 2019
      • 2017
      • 2016
  • Serviços
    • Atendimento clínico e cirúrgico em oftalmologia
    • Bibliotecas
      • Acervo Infantojuvenil
      • Biblioteca Especializada José Alvares de Azevedo (BEJAA)
      • Biblioteca Louis Braille
    • Clube do Livro em Braille - CLB
    • Distribuição de material especializado
    • Orientações sobre acessibilidade
  • Sistemas
    • Glpi
    • Gmail (aluno)
    • Gmail (servidor)
    • SUAP
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
Você está aqui: Página Inicial Acesso à Informação Tabelas / Dados abertos Dados/Departamento de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE) 2023 Grupos de pesquisa vinculados ao Centro de Estudos e Pesquisas do IBC – 2023 Grupos de pesquisa vinculados ao Centro de Estudos e Pesquisas do IBC 2023 (CSV)
Info

Grupos de pesquisa vinculados ao Centro de Estudos e Pesquisas do IBC 2023 (CSV)

Atualizado em 21/02/2024 11h27

text/csv Grupos de pesquisa vinculados ao Centro de Estudos e Pesquisas do IBC_2023_banco de dados abertos.csv — 11 KB

Conteúdo do arquivo

GRUPOS DE PESQUISA VINCULADOS AO CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS DO IBC - 2023,,,,,
CADASTRADOS EM 2023,,Portaria IBC de criação do grupo,Página do grupo no Diretório do CNPq,Descrição do grupo e/ou de suas atividades,Líder do grupo na maior parte do ano
1,O Cotidiano da Baixa Visão,01/06/2023 (data de inserção no Diretório do CNPq),https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/790653,"Investigar a influência da baixa visão na cognição e na linguagem,
observando, por meio do cotidiano escolar do Instituto Benjamin Constant e as
redes de conhecimentos constituídas neste “limbo” entre a cegueira e a vidência.",João Ricardo Melo Figueiredo
2,"Grupo de Estudos e Pesquisas na Habilitação e Reabilitação da Pessoa com
Deficiência Visual",01/06/2023 (data de inserção no Diretório do CNPq),dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/790931,"Analisar questões referentes à habilitação e reabilitação da pessoa com
deficiência visual, surdocegueira, deficiência múltipla sensorial-visual em seus
vários aspectos de vida.",Margareth de Oliveira Olegario Teixeira
3,"Aspectos do desenvolvimento da produção científica em Deficiência Visual 
no Brasil",20/06/2023 (data de inserção no Diretório do CNPq),dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/791608,"Analisar o desenvolvimento da produção científica na área da educação de pessoas com
deficiência visual a partir do ano de 1990, especificamente em aspectos quantitativos e
qualitativos que indiquem ritmos e tendências dessa produção.",Luiz Paulo da Silva Braga
,,,,,
JÁ EXISTENTES EM 2022 E QUE CONTINUARAM EM 2023,,Portaria IBC de criação do grupo,Página do grupo no Diretório do CNPq,Descrição do grupo e/ou de suas atividades,Líder do grupo na maior parte do ano
1,"Alfabetização, Linguagem e Processos de Aprendizagem na Deficiência Visual (GPALPHA-DV) (antigo Alfabetização e Deficiência Visual)","Portaria 554, de 08/10/2019",dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9602410643408128,"Construção e disseminação de conhecimentos acerca de fundamentos, metodologias e práticas de alfabetização em deficiência visual, visando à compreensão de suas especificidades e ao aprimoramento do trabalho pedagógico na sala de aula face à inclusão escolar",Fabiana Alvarenga Rangel
2,"Ciência ao Alcance das Mãos (Anteriormente denominado ""BioQuimMat - Conhecimentos científicos ao alcance das mãos"" - nome alterado pela Portaria 238, de 09/09/20)","Portaria 155, de 21/06/2016",dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5513793291333677,"Desenvolvimento de recursos, materiais e metodologias adequados para o ensino de alunos com DV nas áreas de Química, Biologia e Matemática",Aires da Conceição Silva
3,Computação Aplicada ao Desenvolvimento de Soluções Tecnológicas Acessíveis (COAS),15/12/2021 (data de inserção no Diretório do CNPq),dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9712053159872913,"Realizar pesquisas voltadas para o uso e o desenvolvimento de metodologias, produtos e serviços tecnológicos acessíveis que possibilitem a inclusão e a ampliação das habilidades da pessoa com deficiência, em especial, da pessoa com deficiência visual, visando a garantia da sua autonomia e independência.",Joyce Miranda dos Santos
4,"Cotidianos Escolares e Educação Especial: corpo, currículo e inclusão (GPCECI)","Portaria 261, de 15/8/2017",dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4165511413947898,"Análise de publicações acadêmicas em periódicos científicos que discutam e relacionem em seu bojo as temáticas Currículo, Educação Física e Deficiência visual, buscando mapear e apresentar os pontos e contrapontos do que tem sido discutido e publicado no cenário acadêmico",Arlindo Fernando Paiva de Carvalho Junior
5,GEPOM - Grupo de Estudo e Pesquisa de Orientação e Mobilidade Área da Educação e Saúde (antigo Grupo de Estudos e Pesquisa de Orientação e Mobilidade),"Portaria 622, de 21/11/2019",dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6776279090989900,"Verificação na literatura educacional e da saúde (fisioterapia, educação física e terapia ocupacional) os conteúdos sobre Orientação e Mobilidade de pessoas com deficiência visual no âmbito nacional",Regina Kátia Cerqueira Ribeiro
6,Grupo de Estudos e Pesquisa em Adaptação (GEPA),"Portaria 364, de 22/12/2016",dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1034057166251177,Desenvolvimento de pesquisas relacionadas à adaptação de materiais para o Sistema Braille,Fernando da Costa Ferreira
7,Grupo de Pesquisas Linguísticas e Literárias no Contexto da Deficiência Visual (antigo Língua Portuguesa e Educação Especializada: novas perspectivas para o processo de ensino-aprendizagem para alunos com deficiência visual),"Portaria 85, de 06/04/2016",dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0110326799736606,"O grupo de pesquisa agrega trabalhos sobre o processo de ensino-aprendizagem de língua e literaturas de expressão portuguesa, voltado a pessoas com deficiência visual, com ênfase no desenvolvimento do aluno e na instrumentalização do professor da rede regular de ensino. Desse modo, o grupo tem como foco a produção de materiais didáticos e paradidáticos, métodos, práticas e recursos acessíveis para pessoas cegas e com baixa visão.",Marcia de Oliveira Gomes
8,Grupo de Pesquisa sobre Audiodescrição (GPEAD),Portaria 179 de 11/06/2021,dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8016355376576602,"A audiodescrição é um recurso de acessibilidade comunicacional, que através das palavras, possibilita a construção imagética por pessoas cegas, com baixa visão e surdocegas. O ato de descrever imagens faz parte do trabalho dos professores de escolas especializadas como o Instituto Benjamin Constant tanto no contexto de sala de aula e em atividades externas. A partir do ano de 2020 essa prática cresceu nas mídias sociais com o ensino remoto imposto pela pandemia mundial e o isolamento social.",Nadir Silva Machado
9,Grupo de Pesquisa sobre o Sistema Braille (GPESBRA),Portaria 112 de 15/04/2021,dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3031393214787548," O grupo tem como objetivo principal estudar e pesquisar sobre o uso do braille na educação das pessoas com deficiência visual, deficiência visual associada a outras deficiências e surdocegos. Esse objetivo principal se desmembra e outros objetivos como: relacionar a importância do braille na autonomia do indivíduo cego e do grupo social; refletir a didática do braille no contexto da escola especializada e também da escola que se propõe inclusiva; pesquisar as alterações sofridas pelo sistema braille ao longo dos anos e compreender como está vigorando o uso do braille no contexto atual brasileiro. ",Raffaela de Menezes Lupetina
10,"Grupo de Pesquisa Tecnologia Educacional e Deficiência Visual (GPTec) - Antigo Grupo de Pesquisa em Tecnologias Educacionais e Tecnologia Assistiva na Deficiência Visual, Surdocegueira e Deficiência Múltipla (GPTec) ","Portaria 93, de 31/3/2017",dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1348503884190835,"Avaliação do Impacto do uso de diferentes tecnologias acessíveis nos processos de aprendizagem e inserção social de estudantes com deficiência visual, surdocegueira e deficiência múltipla",Bianca Della Líbera da Silva
11,"História da Deficiência Visual no Brasil: perspectiva (antigo Trajetórias, Histórias e Vidas de Alunos e Alunas do Instituto Benjamin Constant)","Portaria 205, de 20/07/2015",dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8478643769510491,"Investigação de trajetórias, histórias e vidas de alunos e alunas do IBC em toda a sua temporalidade, compreendendo aspectos mais específicos aos mais gerais",Flavio Antonio de Souza França
12,"Inter-relações entre Corpo, Deficiência Visual/Surdocegueira, Expressão e Arte (não informado anteriormente)","Portaria 439, de 27/12/2018",dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1755530123928849,"Investigação das inter-relações entre corpo e deficiência visual, assim como entre corpo e surdocegueira nos âmbitos perceptivos, sensoriais, psicomotores, cognitivos, comportamentais e criativos",Arheta Ferreira de Andrade
13,O ensino e a aprendizagem de Matemática e Ciências para alunos com deficiência visual,Portaria 121 de 22/04/2021,dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4744733263302936,"Desenvolver estudos e pesquisas acerca do uso de recursos e metodologias acessíveis no ensino e a aprendizagem de Ciências e Matemática de pessoas
com deficiência visual (DV). Tendo vista contribuir para a formação de professores mais bem preparados para atuar com alunos com DV, objetiva-se ainda o desenvolvimento e a consolidação de culturas, políticas e práticas inclusivas na Educação Especial, em diálogo e articulação contínua com a Educação Inclusiva. Como campo de pesquisa e atuação, aponta-se o Departamento de Educação, com alunos da Educação Básica e o Departamento de Pós-Graduação, com alunos do Ensino Superior e dos cursos de capacitação ofertados pela Divisão de Extensão e Aperfeiçoamento.",Fábio Garcia Bernardo
14,Práticas Educativas na Deficiência Múltipla Associada a Deficiência Visual ,Portaria 181 de 04/08/20,dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9215931847014659,"Desenvolver investigações de temáticas sobre práticas educativas na área da deficiência múltipla relacionada à deficiência visual. A pesquisa explora a bibliografia já existente ligada à área educacional de modo a selecionar estudos que abordem demandas do cotidiano escolar, separando-as daquelas relacionadas à aspectos clínicos ou que não se referem à deficiência múltipla. A partir disso será possível divulgar o que já existe sobre o tema, além de preencher lacunas existentes com a elaboração de novos trabalhos. A ideia é fornecer subsídios à prática educativa e promover o diálogo entre os agentes que constituem a equipe de trabalho desses alunos.",Bárbara Braga Wepler
15,"Recursos Multissensoriais e Tecnológicos Aplicados nas Ciências da Natureza e suas Tecnologias (informado anteriormente como cancelado em 2018, tendo havido apenas a atualização do nome)",Portaria 221 de 11/08/2016,dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6285457981020151,"Desenvolvimento de recursos pedagógicos que utilizem diferentes canais sensoriais e promova integração das disciplinas Biologia, Física e Química no ensino dos alunos cegos e com baixa visão, criando condições de igualdade de aprendizagem",Vagner Santos da Cruz
16,"Trabalho, Arte, Educação","Portaria 25, de 01/02/2021",dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1183433989384325,"Em consonância com o referencial teórico do materialismo histórico-dialético, dos pressupostos da teoria histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica, teceremos estudos a fim de apreender a educação estética das pessoas com deficiência visual na Educação Básica, Técnica e Tecnológica. Dessa forma, os encontros quinzenais do grupo intencionam estabelecer diálogos com as práticas pedagógicas, almejando considerar as produções estéticas ali engendradas em sua dimensão ontológica tanto para a elaboração de estratégias apropriadas aos educandos com deficiência visual quanto para o desenvolvimento da formação omnilateral rumo à superação dos limites que as relações sociais alienantes da sociabilidade do capital impõem à vida humana.",Luciana Bernadinello
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Apresentação
      • Agenda da Autoridade
      • Documentos importantes
      • Competências
      • Estrutura organizacional
      • Horário de funcionamento
      • Quem é quem
      • Localização
      • Marca Institucional
    • Ações e programas
      • Indicadores de resultado
      • Iniciativas por área finalística
      • Programas financiados pelo FAT
      • Renúncia de receitas
    • Agenda da Autoridade
    • Auditorias
      • Auditorias/ações governamentais e proteção de dados
      • Auditorias anuais
      • Auditorias/Relatórios de Gestão
      • Relatório anual de atividades de auditoria interna (RAINT)
    • Comissão de Ética
    • Convênios e Transferências
    • Dados Abertos do IBC
    • Informações classificadas
    • Licitação e contratos
    • Painel Lei de Acesso à Informação (LAI)
    • Participação Social
      • Carta de Serviços ao Cidadão
      • Consultas públicas / pesquisas de opinião
      • Interação com a sociedade
    • Perguntas Frequentes
    • Receitas e Despesas
    • Relatórios (Documentos Institucionais)
    • Seleções e Concursos
    • Servidores
    • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
  • Assuntos
    • Comunicados
      • Boletins de Serviço
      • Plano Contingencial de Enfrentamento à Covid-19 (confira a 4ª edição, atualizada)
    • Debates Institucional
      • Ações de Debates - Relatórios, Atas e demais documentos discutidos e/ou produzidos
    • Notícias
  • Calendários
    • Calendário acadêmico
      • Educação Básica
      • Mestrado
      • Especialização
    • Calendário da Formação Continuada (fluxo dinâmico)
      • Programação dos cursos de Extensão
    • Calendário das Reuniões Ordinárias do Conselho Diretor
      • Calendário das Reuniões Ordinárias do Conselho Diretor
    • Calendário Institucional
      • Calendário Institucional - 2025
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Fala.BR
  • Centrais de conteúdos
    • Fique por dentro
    • Podcasts
      • Conexão Jovem IBC
      • Fala CEaD-IBC!
      • Muito a contar
      • PODfalar, RBC!
      • PODVER: o podcast da audiodescrição
      • Ser Social /IBC
      • CLB - Entre Pontos
      • Garotas Cientistas do IBC e do IFRJ
    • Projetos
      • Cegueira e Baixa Visão
      • Memória IBC (site antigo)
      • Memória IBC
    • Publicações
      • Documentos institucionais
      • Fluxograma (Licitação e Dispensa)
      • Portarias de Pessoal (designações e contratos temporários)
      • Portarias Normativas
      • Publicações Infantojuvenis acessíveis
      • Publicações técnico-científicas
      • Regimentos das comissões e demais colegiados
      • Revista em tinta ampliada para o público em geral
      • Revistas em braille para o público em geral
      • Plano Contingencial do IBC para Enfrentamento da Covid–19
      • IBC no Diário Oficial da União (DOU) - Seções 2 e 3
    • IBC 170 anos
      • Por dentro do IBC
      • Você sabia...
      • Linha do tempo
      • Depoimentos
      • Programação
      • Nova logomarca
    • Redes Sociais
      • Youtube
      • Instagram
      • Facebook
      • Flickr
    • 200 anos do Sistema Braille
      • 200 anos do Sistema Braille
    • Site antigo
  • Composição
    • Competências
    • Gabinete da Direção-Geral
    • Departamentos do IBC
      • Departamento de Administração (DADM)
      • Departamento de Educação (DED)
      • Departamento de Estudos, Pesquisas Médicas e de Reabilitação (DMR)
      • Departamento de Planejamento (DPLAN)
      • Departamento de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE)
      • Departamento Técnico-Especializado (DTE)
      • Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT)
  • Ensino
    • Docentes
    • Educação Básica
      • Educação Básica no IBC (visão geral)
      • Educação Infantil
      • Ensino Fundamental
      • Ensino Médio
    • Educação Superior
      • Pós-Graduação Lato Sensu
      • Pós-Graduação Stricto Sensu
      • Programa de Residência Docente (PRDIBC)
      • Universidade Aberta do Brasil - UAB
  • Extensão
    • Acompanhamento de egressos
    • Certificados
    • Cursos
    • Estágio e emprego
    • Eventos de extensão
    • Política de Extensão do IBC
    • Prestação de serviço voluntário
    • Prestação de serviços vinculados às ações de extensão
    • Programas
    • Projetos
    • Visitas
    • Projetos DEA/DPPE
      • Projeto Apoio a instituições para formação continuada na temática da deficiência visual
      • Cursos de extensão
  • Eventos
    • Eventos institucionais e comemorativos
    • Eventos educativos, tecnológicos e científicos
    • Eventos artísticos, culturais e escolares
  • Formação de turmas
    • Formação de turmas 2026
    • Formação de turmas 2025
    • Formação de turmas 2024
  • Memória
    • Projeto Memória IBC
    • Projeto Memória IBC (site antigo)
  • Núcleos de atendimento especializado
    • Núcleo de Atendimento e Pesquisa em Educação Inclusiva e Arte (NEART)
    • Núcleo de Atendimento Educacional à Pessoa com Surdocegueira (NAEPS)
    • Núcleo de Apoio à Inclusão no Trabalho (NAIT)
  • Pesquisa e Tecnologia
    • Centro de Estudos e Pesquisas do IBC
      • Grupos de pesquisa vinculados ao Centro de Estudos e Pesquisas do IBC
      • Pesquisas cadastradas no Centro de Estudos e Pesquisas do IBC
      • Desenvolvimento de pesquisa no IBC
      • Boletins
    • Materiais especializados
      • Livros falados
      • Livros em braille
      • Livros ampliados
      • Materiais didáticos grafotáteis e ampliados
      • Materiais tridimensionais
      • Referências para produção de materiais em braille
      • Revistas em braille
    • Publicações técnico-científicas
  • Processos Eletrônicos - SUAP/IBC
  • Seleções e Concursos
    • Concursos públicos
      • 2025
      • 2024
      • 2023
      • 2021
      • 2018
      • 2016
      • 2014
      • 2012
    • Processos Seletivos (contratações, cursos, estágios, voluntariado, publicações, apresentações e participações em eventos etc)
      • 2025
      • 2024
      • 2023
      • 2022
      • 2021
      • 2020
      • 2019
      • 2017
      • 2016
  • Serviços
    • Atendimento clínico e cirúrgico em oftalmologia
    • Bibliotecas
      • Acervo Infantojuvenil
      • Biblioteca Especializada José Alvares de Azevedo (BEJAA)
      • Biblioteca Louis Braille
    • Clube do Livro em Braille - CLB
    • Distribuição de material especializado
    • Orientações sobre acessibilidade
  • Sistemas
    • Glpi
    • Gmail (aluno)
    • Gmail (servidor)
    • SUAP
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca