Processo Seletivo - CPEAC 2025
INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÃO NO CGED 2025
1. PROCESSO SELETIVO
1.1. O processo seletivo terá início com a expedição de convites ao Ministério da Defesa, aos Estados-Maiores das Forças Singulares, às Escolas de Altos Estudos das Forças, aos Ministérios/órgãos governamentais e às Instituições de Ensino Superior (IES).
1.2. As instituições convidadas deverão responder, com a indicação dos candidatos para participarem do Processo Seletivo ao CPEAC 2025, ou informando a indisponibilidade para tal.
1.3. A seleção dos candidatos civis será realizada levando-se em consideração o interesse do Ministério da Defesa, da Escola Superior de Guerra (ESG) e a formação acadêmica do candidato.
1.4. Os candidatos civis deverão possuir no mínimo, o ensino superior completo, e estarem em exercício de cargo de nível superior.
1.5. Os candidatos indicados pelos Programas de Pós-Graduação (PPG) das Instituições de Ensino Superior (IES) serão inscritos no processo seletivo se satisfizerem uma das seguintes condições:
a) ser integrante do Corpo Docente de PPG; ou
b) ser aluno do mestrado/doutorado de PPG; ou
c) ser egresso de PPG.
1.6. Serão recebidas inscrições de militares e civis (Oficiais Superiores ou equiparados) indicados pelo Ministério da Defesa e demais Organizações Militares das Forças Armadas.
1.7. Caso as vagas previstas não sejam completadas, a critério do Comandante da ESG, poderão ser abertas inscrições individuais para integrantes de organizações, instituições, associações e civis ligados às áreas de Segurança, Defesa e Desenvolvimento.
1.8. Inscrições:
As inscrições serão realizadas em duas fases:
1ª Fase das Inscrições:
a) após o recebimento dos convites, as instituições deverão encaminhar as respostas, positiva ou negativa, até a data solicitada. A resposta deve incluir nome completo, cargo/função, endereços de e-mails e contatos telefônicos dos candidatos indicados;
b) a Escola Superior de Guerra (ESG) enviará aos candidatos indicados, por e-mail, o link para acesso ao Formulário de Inscrição Online; e
c) os candidatos deverão preencher o Formulário de Inscrição Online até a data prevista para término das inscrições;
2ª Fase das Inscrições:
a) após finalizar as instruções na ESG, o candidato receberá por e-mail, o link para acesso ao Formulário de Inscrição Online do WJPC; e
b) os candidatos deverão preencher o formulário de inscrição online até a data prevista no e-mail enviado.
1.9. Seleção dos candidatos, realizada pela Escola Superior de Guerra, é homologada pelo:
a) Comandante da ESG, e leva em consideração a seguinte ordem de prioridade descrita abaixo:
I. Militares e civis (Oficiais Superiores ou assemelhados) do Ministério da Defesa, da Escola Superior de Guerra, e da Escola Superior de Defesa.
II. Militares e civis (Oficiais Superiores ou assemelhados) das Forças Armadas e das Escolas de Altos Estudos (EGN, ECEME e ECEMAR/UNIFA);
III. Integrantes de outros Ministérios e Órgãos governamentais (conforme item 1.4);
IV. Professores, alunos e egressos dos Programas de Pós-Graduação (PPG) das Instituições de Ensino Superior (IES);
V. Egressos da Escola Superior de Guerra e da Escola Superior de Defesa; e
VI. Candidatos incluídos no item 1.7, desde que atendido o item 1.4.
1.10. O quantitativo de vagas estará limitado a capacidade física das instalações.
1.11. Os casos não previstos nos itens acima, bem como as excepcionalidades e as dúvidas surgidas na sua aplicação, serão dirimidas pelo Comandante da Escola Superior de Guerra (ESG).
2. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL E CANCELAMENTO DE INSCRIÇÃO
2.1. O resultado final do processo seletivo será disponibilizado na página da ESG até 18 de julho de 2025.
2.2. Eventuais cancelamentos de inscrição, a qualquer tempo, deverão ser informados à ESG pelo e-mail cursos.itc@esg.br
2.3. Os candidatos excedentes farão parte de uma lista de reserva e poderão vir a ser chamados eventualmente.
3. INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Para esclarecimentos adicionais sobre a condução do CPEAC, solicita-se observar as informações disponíveis nesta página ou contatar diretamente a direção:
- Diretor do CPEAC: Prof. Dr. Jacintho Maia Neto - jacintho.neto@esg.br;
- Secretaria do CPEAC: ST Siqueira – leonardo.siqueira@esg.br.