Instituto de Doutrina de Operações Conjuntas
O Instituto de Doutrina de Operações Conjuntas (IDOC), criado em janeiro de 2011, como integrante da estrutura da Escola Superior de Guerra (ESG), tem a incumbência de pesquisar e estudar a doutrina de operações conjuntas, possibilitando a uniformização do ensino da referida doutrina no âmbito das escolas de altos estudos das três Forças e da ESG.
Além disso o IDOC também é responsável por propor a inclusão de conteúdos de assuntos relativos ao ensino da doutrina de operações conjuntas, nos diversos cursos da Escola, a fim de difundir o assunto.
O IDOC realiza uma série de outras atividades, tais como a interação com os diversos cursos da ESG; participação de atividades com o MD (EMCFA); condução de um programa de colóquios; e a coordenação do Grupo de Pesquisa Estudos da Guerra (GPEG).
Atividades do IDOC
- Coordenação da Comissão Interescolar de Doutrina de Operações Conjuntas (CIDOC);
- Condução do programa de Colóquios;
Realização de atividades com o MD (EMCFA);
- Reuniões doutrinárias: ADL/EMCFA
- Seminários de Operações Conjuntas
- Planejamento/Adestramento em Operações Conjuntas: EMCFA
- Exercício Guardião Cibernético (ComDCiber)
- GT diversos do Ministério da Defesa
- Revisão de Manuais; ADL/EMCFA
- Coordenação do Grupo de Pesquisa Estudos da Guerra (GPEG)
- Interação com os diversos cursos da ESG;
O IDOC atualmente interage com os seguintes cursos da ESG:
- CAEPE – Apoio à Realização de um seminário sobre Segurança e Defesa Cibernética;
- CEMC – Condução do exercício CEMC no AZUVER, com a Elaboração de documentos dos níveis político e estratégico: DPED, DMED, DPEM e PEECFA (exame de situação estratégico), culminando com a apresentação dos trabalhos para o EMCFA (CEMCFA, CHOC, SC-3 e CHELOG) e a solução de um Problema Político Simulado (PPS).
- CSSDCiber – Realização de um exercício de planejamento e resolução de problemas nos níveis político e estratégico (CIBERPOL).
Comissão Interescolar de Doutrina de Operações Conjuntas (CIDOC)
A CIDOC foi criada pela Portaria nº 316/MD, de 07 de fevereiro de 2012 com o objetivo de coordenar a uniformização do ensino da Doutrina de Operações Conjuntas nos Estabelecimentos de Ensino de Altos Estudos Militares das Forças Armadas e da ESG.
Atualmente, a CIDOC tem as suas atividades reguladas pela Portaria GM-MD nº 3779, de 08 de julho de 2022.
As atividades anuais da CIDOC são realizadas conforme o calendário abaixo:
Portal da CIDOC
Toda a documentação produzida pela CIDOC (atas das reuniões, relatórios das etapas de nivelamento, notas escolares, gravações das atividades etc.) está disponível para consulta no Portal da CIDOC.
Para acesso a essa documentação basta enviar um e-mail para secretaria da CIDOC (cidoc.secretaria@esg.br) e o acesso será franqueado.

Programa de Colóquios do IDOC
O Programa de Colóquios do IDOC tem por objetivo difundir experiências obtidas por membros da CIDOC ou convidados do IDOC em atividades relevantes para o aperfeiçoamento da doutrina de operações conjuntas, principalmente em missões no exterior.

(Atualizado em 12 de agosto de 2025)
Grupo de Pesquisa Estudos da Guerra (GPEG)
O GPEG foi criado por intermédio da Portaria nº 174 / GAB / ESG, DE 20 de setembro de 2018 com a finalidade de melhorar a compreensão sobre os fenômenos da Guerra e contribuir para o aprimoramento dos conhecimentos sobre Segurança e Defesa.
As atividades do GPEG serão orientadas por três linhas de pesquisa:
- Epistemologia da Guerra;
- Guerra do Futuro;
- Guerras Brasílicas.
O GPEG realiza reuniões mensais conforme o calendário abaixo:

Publicação do livro "Elementos para um pensamento brasileiro sobre a guerra".
- Em 27 de novembro de 2023 foi publicado o livro "Elementos para um pensamento brasileiro sobre a guerra". Consulte-o abaixo:
