CGED - Curso de Governança em Defesa
Programa de Cooperação Acadêmica
A parceria da Escola Superior de Guerra (ESG) com o Centro de Estudos Hemisféricos de Defesa William J. Perry (WJPC) já ocorre há alguns anos. A partir de 2018, quando a ESG recebeu o Prêmio Perry Center de Excelência em Educação de Segurança e Defesa [1], sendo a primeira instituição brasileira agraciada com essa honraria; os acordos, intercâmbios e cursos entre as duas instituições, se intensificaram. Em junho de 2019, a oficialização dessa parceria materializou-se no “Programa de Cooperação Acadêmica” que tem contemplado um portfólio de cursos, seminários e outras atividades, com o propósito de incrementar o intercâmbio acadêmico e cultural nas áreas de interesse mútuo, em especial nas de Segurança e Defesa.
O Curso de Extensão de Governança em Defesa faz parte deste portfólio de atividades, sendo realizado, anualmente, nas dependências da Escola Superior de Guerra (Rio de Janeiro-RJ), com um Corpo Docente constituído de professores das duas instituições.
Objetivo Geral
Estimular civis e militares do Brasil e das Nações Amigas a fazerem reflexões críticas sobre uma das áreas mais significativas para a Defesa Nacional, a área de Governança, que engloba desafios complexos oriundos de demandas que surgem do mundo mais interconectado, das novas dimensões dos conflitos e, em especial, da sociedade, sugerindo instituições cada vez mais fortes, bem governadas e transparentes. Assim, produzir boa governança em instituições de defesa e segurança - tarefa complexa por si só - deve ser prioridade do Estado. Em outras palavras, cabe aos gestores buscar respostas adequadas que possam levar a uma melhor segurança e defesa de seus países e, consequentemente, do seu entorno estratégico.
Organização do Curso
A estrutura curricular do Curso de Governança em Defesa será desenvolvida ao longo de 2 (duas) semanas, com uma fase a distância de 1 (uma) semana e uma fase presencial de 1 (uma) semana, preenchendo uma carga horária total em torno de 50 (cinquenta) horas, destinadas às atividades de estudo e trabalhos complementares. Sua estrutura curricular é organizada de modo a integrar os conhecimentos necessários que permitam a melhoria da capacidade de governança institucional do setor de defesa e com isso possam produzir contribuições mais efetivas e sustentáveis para o setor e para a sociedade.
Abordagem Metodológica
Os participantes utilizarão uma plataforma digital (Blackboard), do sistema de ensino a distância da Universidade Nacional de Defesa dos EUA (NDU, sigla em inglês), para baixar o material de leitura, receber tarefas e participar de discussões virtuais. Na 1ª Fase (EAD) será feita uma familiarização com essa plataforma e apresentação de conteúdo que apoie às atividades da 2ª Fase (Presencial), realizando uma combinação de estudo individual, leituras necessárias e discussões temáticas em pequenos grupos, conferências, painéis e exercícios.
Na 1ª Fase a dinâmica será da discussão dirigida e na 2ª Fase, teremos palestras, debates e um trabalho final em grupo.
Trabalho Final: os participantes serão divididos em Grupos de Trabalho (GT), onde cada GT deverá apresentar um trabalho final escrito sobre o tema que será distribuído no final da 1ª Fase.
Público-alvo
Militares e civis (Oficiais Superiores ou equiparados) do Ministério da Defesa, das Forças Singulares e das Escolas de Altos Estudos (ESG, ESD, EGN, ECEME e ECEMAR/UNIFA), e professores, alunos e egressos de mestrado e doutorado dos Programas de Pós-Graduação (PPG) de Instituições de Ensino Superior (IES) parceiras da ESG.
Integrantes das Forças Estaduais, de outros ministérios/órgãos públicos que interagem com os assuntos de segurança e defesa, incluindo os poderes legislativo e judiciário, relações exteriores, componentes de planejamento orçamentário e órgãos de fiscalização, convidados pela Escola.
Profissionais das instituições privadas relacionadas às áreas de Segurança e Defesa.
Indicação e Seleção
Os militares e civis (Oficiais Superiores ou equiparados) do Ministério da Defesa e das Forças Armadas são indicados diretamente pelo Ministério da Defesa e pelas respectivas Forças Singulares.
Os militares e civis (Oficiais Superiores ou equiparados) das Escolas de Altos Estudos (ESG, ESD, EGN, ECEME e ECEMAR/UNIFA) são indicados diretamente por estas escolas.
Os integrantes de outros ministérios/órgãos públicos e das Forças Estaduais devem ser indicados por suas instituições diretamente à Escola, que conduzirá o processo seletivo.
Os professores, alunos e egressos dos Programas de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) se inscreverão individualmente e a ESG conduzirá o processo seletivo.
Os profissionais das instituições privadas relacionados às áreas de Segurança e Defesa devem ser indicados por suas instituições diretamente à Escola, que conduzirá o processo seletivo.
Os demais critérios para indicação e seleção aos cursos da ESG são publicados, anualmente, na Diretriz para o Planejamento e Processo Seletivo dos Cursos da Escola, no Diário Oficial da União e disponível na página eletrônica da ESG.
O processo seletivo terá início com a expedição de convites ao Ministério da Defesa, aos Estados-Maiores das Forças Singulares, às Escolas de Altos Estudos das Forças, às Nações Amigas, aos Ministérios/Órgãos Públicos, às Forças Estaduais, Instituições Privadas e às Instituições de Ensino Superior (IES).
O período de inscrição será informado diretamente no convite encaminhado às instituições.
Em relação às inscrições individuais (professores, alunos e egressos de mestrado e doutorado), acesse o formulário [ aqui ], até o dia 09/11/25.
Informações gerais sobre o curso e, em especial, as medidas administrativas poderão ser esclarecidas aqui.
Cronograma de Atividades 2026

[1]Prêmio criado em 2007 com o objetivo de reconhecer indivíduos e organizações que tenham contribuído de maneira significativa e sustentável por meio da educação, pesquisa, extensão e liderança acadêmica, para a base de conhecimento dos profissionais de defesa e segurança, estimulado um ambiente cooperativo de segurança internacional e promovido a capacidade institucional sustentada nas Américas.