Conheça o Instituto
O ITC foi criado em 4 de dezembro de 2023, tendo por missão, realizar atividades acadêmicas voltadas ao ensino, pesquisa, extensão e difusão nos temas relacionados à área da Segurança Internacional e Defesa.
A história do ITC começa em 2017, quando a ESG propôs à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) a criação de um mestrado acadêmico em Segurança Internacional e Defesa, com ênfase em Ciência Política e Relações Internacionais.
Em 2018, a CAPES aprovou o Programa de Pós-Graduação em Segurança Internacional e Defesa (PPGSID), que iniciou suas atividades em março de 2019. O programa é estruturado com uma área de concentração em Segurança Internacional e Defesa e duas linhas de pesquisa: Geopolítica e Segurança Internacional e Políticas, Estratégias e Planejamento de Defesa.
Nesse contexto, foi criado o Instituto Cordeiro de Farias para centralizar as atividades de pesquisa e de pós-graduação stricto sensu na ESG, sendo renomeado em 2020 como Centro dos Programas de Pós-Graduação (CPPG) e, posteriormente, como Centro de Pesquisa e Pós Graduação em 2022.
Além do Mestrado, o Instituto oferece um curso de especialização em Gestão, Logística e Apoio à Decisão (CGLAD) e cursos de extensão na área de Segurança Internacional e Defesa.
Alguns cursos de extensão são em parceria com outras instituições, como por exemplo os cursos de “Governança em Defesa” (CGED) e o de “Políticas e Estratégias frente às Ameaças Complexas” (CPEAC), que são realizados conjuntamente com o Centro de Estudos Hemisféricos de Defesa William J. Perry (WJPC).
Com a atualização do Regimento Interno da ESG em 2024, o Instituto Therezinha de Castro (ITC) reuniu o ensino (nível pós-graduação), a pesquisa científica e a extensão na área da Segurança Internacional e Defesa, em uma única estrutura da ESG.
Professora Therezinha de Castro
O Instituto Therezinha de Castro recebeu esta denominação em homenagem à Professora Therezinha de Castro, nascida no Rio de Janeiro, em 22 de dezembro de 1930. Diplomada em Geografia e História pela Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil (atual UFRJ), em 1954, dedicou-se ao serviço público e à docência por toda a vida.
Atuou por 27 anos no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), além de lecionar no Colégio Pedro II e na Faculdade de Humanidades Pedro II. Foi conferencista nas principais instituições de ensino militar do país, incluindo a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), o Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR), a Escola de Guerra Naval, a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica e do Exército, a Escola Superior de Guerra (ESG) e a Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG), com atuação em todo o território nacional.
Autora de diversos livros publicados no Brasil e no exterior, destacou-se como defensora da presença brasileira no Continente Antártico, por meio da formulação da “Teoria da Defrontação”, tese na qual sustentava que o Brasil deveria reivindicar o seu espaço naquela região estratégica.
A Professora Therezinha de Castro faleceu em 16 de fevereiro de 2000, em Lisboa, Portugal, durante missão oficial na qual representava o Brasil em simpósio internacional promovido pelo Instituto da Defesa Nacional daquele país.
Ao atribuir seu nome ao Instituto, a Escola Superior de Guerra reafirma seu compromisso com a valorização do pensamento geopolítico nacional, perpetuando a memória de uma mulher cujo legado permanece como referência para as gerações presentes e futuras.
O Instituto Therezinha de Castro simboliza tradição e inovação: um espaço de produção e debate acadêmico, no qual o exemplo de excelência intelectual e patriotismo de sua patrona continua a inspirar a construção do pensamento estratégico de que o Brasil necessita.
